Assuntos de Revistas - Java Magazine e Mundo Java

Pessoal, analisando alguns posts aqui no GUJ percebi que em alguns casos existe um descontentamento com parte do conteúdo das revistas, referente a assuntos repetidos, analisados muitos superficialmente, etc, (não generalizando, existem excelentes assuntos), mas, partindo desta visão, que assuntos vocês gostariam de ver nestas revistas? O que vocês sugerem?

Gostaria de ver artigos científicos na Java Magazine.

“Não seja um Programador de Schrödinger: Como fazer testes unitários do zero”

Que tal coisas do Mercado de Trabalho como B.I como pentaho jpalo … NF-e nota fiscal eletronica assuntos academicos com exemplos de projetos opensource ja implementados

Ah … e até mesmo artigos com exemplos do que um profissional java enfrentara no dia a dia no mercado de trabalho, por exemplo como funciona um fabrica de software … quais profissionais são exigidos … quais seus papeis … quais requisitos para se consequir estes papeis … imagina só o monte de artigos que podem render estes requisitos

sinceramente, acho que a Java Magazine foca muito em artigos técnicos, passo-a-passo e sem muito foco teórico… (vamos colocar os artigos do oswaldo como exceção)

falo como crítica construtiva já que tenho quase todas as edições

a Mundo Java de vez em qdo aparece com bons temas, como uma edição sobre arquiteto de software, outra com UML (MDA,Agile) … mas as vezes também cai na mesmice… infelizmente.

mas revista é isso mesmo… é para atrair o grande público… não dá pra criticar o pq de se criar um artigo EJB X Spring… é o que a maioria quer ler… todo mundo gosta de comparações, de ter argumentos para defender uma ou outra tecnologia…

e de vez em qdo aparecem artigos mto úteis como um do FErnando Lozanno sobre o JBoss há alguns anos atrás … me ajudou bastante.

++

Acho até que seria legal um livro sobre isso.

Na minha opinião, a melhor edição da MundoJava é aquela com capa azul e preto, sobre o Futuro do Java Coorporativo. Eu ainda leio algumas partes das matérias do Yoshima sobe FIT, do Márcio Varchavskuasyu, sobre Maven, do Sergio Lopes, sobre DDD e do Eduardo Guerra, sobre testes unitários com JMock.

Acho que teria que ter mais coisas relacionadas às práticas ágeis.

Abraço.

Com certeza. Mas acredito que deveria ser melhor dividida em áreas. Todos os artigos desta revista são iguais, na minha opinião.

O Consultor Java Corporativo o que cabe a ele em sua responsabilidade, e como ele deve ter um melhor relacionamento entre consultoria e o cliente.

Penso o contrário de muitos. Pra que artigos extremamente técnicos se nunca atingirão realmente seu ponto crucial, que é explicar com boa base a tecnologia envolvida?
Infelizmente, são poucos os artigos técnicos que conseguem atingir um objetivo razoável, uma vez que qualquer coisa do nível, é um livro (então, prefiro comprar um).
Eu gosto das revistas com informações práticas, mesmo porque, de técnico é o que mais achamos na net. Teoria em uma boa prática é muito complicado (não exemplos esdrúxulos de como criar uma aplicação com tecnologias X, Y e Z que já deu nos nervos).
Porém, tem que ver o foco da revista, se é mais iniciante ou não. Infelizmente ou felizmente, quando atingimos um bom nível técnico, é mais raro comprarmos revistas. Raras as vezes que podemos olhar e dizer: hum, interessante, preciso aprender isso ou deixa eu ver para entender esse assunto. E geralmente uma teoria na prática nestes casos vai bem.

Falando um pouco pelo lado de quem escreveu para a Java Magazine [ http://www.milfont.org/tech/published/ ]

Eu gostaria de ler e escrever sobre assuntos densos [como Full Search Text, linguagens, etc] mas enfrentamos alguns problemas:

1 - Para quem escreve os artigos, leva um tempo considerável para maturar, escrever e revisar. Como o trabalho é não-remunerável, não dá para publicar com frequência já que não podemos trocar o tempo nas atividades remuneráveis por uma que não dá dinheiro diretamente;
2 - Quando eu escrevi o primeiro artigo, foi pedido para mudar a forma de explicar [tanto que levou 8 revisões], cortar algumas coisas que eram complexas e deixar de uma forma que todos os leitores pudessem entender, do básico ao avançado. Isso é um pouco frustrante mas é compreensível de se entender [explico o porquê mais a frente]. Só que esse tipo de revisão esgota e acaba provocando defeitos no texto que teve de se adequar durante o processo de escrita. É, não adotei uma metodologia ágil para escrever, foi estilo cascata :slight_smile:
3 - Para quem lê, o grande publico que compra a revista é de novatos que procuram matérias passo-a-passo, é a realidade e como não dá para sobreviver sem leitores, as revistas buscam atender ao desejo do consumidor;
4 - Precisamos demonstrar que há demanda reprimida para material de qualidade mais avançado, mas para isso a propria comunidade precisa mostrar que tem interesse. Podiam escrever por exemplo, para os editores sobre o que estamos discutindo e exigirem como clientes, terem melhores materias.

Fora o fato que só existem duas revistas de Java, nenhuma mantem colunistas profissionais. Quando falo em colunistas profissionais, é contratar o cara para escrever e não esperar materias “voluntárias” apenas.
A maioria dos colunistas são voluntarios, poucos são realmente pagos para aquilo.
A Java Magazine tem os Osvaldo e já teve materia do Vinicius Manhaes sobre varias coisas como integração continua, programação em par, TDD, etc… A Mundo Java ja teve materias dos principais profissionais brasileiros que ja trabalharam em java como o Phillip Calçado, Rodrigo Kumpera, Paulo Silveira, etc…
Com certeza uma revista que conseguisse uma regularidade desse pessoal seria não só a principal do Brasil como estaria competindo de igual com as melhores do mundo.
Basta acompanhar a qualidade do material nos blogs desses profissionais para saber que uma matéria deles é de extrema importância.

Mas as duas revistas são amadoras nesse sentido. É apenas uma opinião, mas é a opinião de quem está dos dois lados, tanto lendo [tenho dezenas de JM e muitas MJ] quando escrevendo.

[quote=cmilfont]Falando um pouco pelo lado de quem escreveu para a Java Magazine [ http://www.milfont.org/tech/published/ ]

Eu gostaria de ler e escrever sobre assuntos densos [como Full Search Text, linguagens, etc] mas enfrentamos alguns problemas:

1 - Para quem escreve os artigos, leva um tempo considerável para maturar, escrever e revisar. Como o trabalho é não-remunerável, não dá para publicar com frequência já que não podemos trocar o tempo nas atividades remuneráveis por uma que não dá dinheiro diretamente;
2 - Quando eu escrevi o primeiro artigo, foi pedido para mudar a forma de explicar [tanto que levou 8 revisões], cortar algumas coisas que eram complexas e deixar de uma forma que todos os leitores pudessem entender, do básico ao avançado. Isso é um pouco frustrante mas é compreensível de se entender [explico o porquê mais a frente]. Só que esse tipo de revisão esgota e acaba provocando defeitos no texto que teve de se adequar durante o processo de escrita. É, não adotei uma metodologia ágil para escrever, foi estilo cascata :slight_smile:
3 - Para quem lê, o grande publico que compra a revista é de novatos que procuram matérias passo-a-passo, é a realidade e como não dá para sobreviver sem leitores, as revistas buscam atender ao desejo do consumidor;
4 - Precisamos demonstrar que há demanda reprimida para material de qualidade mais avançado, mas para isso a propria comunidade precisa mostrar que tem interesse. Podiam escrever por exemplo, para os editores sobre o que estamos discutindo e exigirem como clientes, terem melhores materias.

Fora o fato que só existem duas revistas de Java, nenhuma mantem colunistas profissionais. Quando falo em colunistas profissionais, é contratar o cara para escrever e não esperar materias “voluntárias” apenas.
A maioria dos colunistas são voluntarios, poucos são realmente pagos para aquilo.
A Java Magazine tem os Osvaldo e já teve materia do Vinicius Manhaes sobre varias coisas como integração continua, programação em par, TDD, etc… A Mundo Java ja teve materias dos principais profissionais brasileiros que ja trabalharam em java como o Phillip Calçado, Rodrigo Kumpera, Paulo Silveira, etc…
Com certeza uma revista que conseguisse uma regularidade desse pessoal seria não só a principal do Brasil como estaria competindo de igual com as melhores do mundo.
Basta acompanhar a qualidade do material nos blogs desses profissionais para saber que uma matéria deles é de extrema importância.

Mas as duas revistas são amadoras nesse sentido. É apenas uma opinião, mas é a opinião de quem está dos dois lados, tanto lendo [tenho dezenas de JM e muitas MJ] quando escrevendo.[/quote]

é compreensível seu texto… e claro, não dá para agradar a todos…

mas acho que, pelo menos poderia remunerar quem escreve os artigos, de acordo com o grau de relevancia.

em outro topico, o proprio guerra afirmou que nao achou alguem competente o suficiente pra escrever sobre rails/grails… pq será? cara consagrado ficar 2 semanas escrevendo texto pra depois receber um obrigado por email?

acho dificil…

cases!!! cases reais nas empresas e afins (e opnião de gente que tá usando).

valeu.