Pessoal, estou estudando o assunto de segurança em java.
Se eu assinar um documento com o java (realizando todos aqueles processos, gerar os pares de chaves (public/private), eu preciso de um certificado??
Qual a diferença entre assinatura digital e os certificados digitais?
Como trabalham estas empresas que emitem estes certificados?
Grato.
Leia as FAQs sobre certificação digital neste endereço:
http://www.iti.br/twiki/bin/view/Main/IndiceDasFaqs
Por incrível que pareça (já que é um site do governo…) está razoavelmente bem explicado.
Bah cara, eh dificil de explicah assim por forum. Vamos lá:
Assinatura Digital
O próprio nome jah diz, voce esta assinando aquele documento criptografando ele com a chave privada. Qualquer um pode abrir o seu documento com a chave pública que voce gerou em par com a chave privada.
Certificado digital é a propria chave pública, que voce utiliza para trocar informações com a pessoa que detem a chave privada daquela chave pública.
No conceito de criptografia de Assinatura digital, tudo que voce criptografa com a chave privada soh pode ser lida com a chave pública correspondente.
Tudo que eh criptografado com a chave pública só pode ser lida pela chave privada.
Como só voce possui a chave privada, tudo que eh lido pela chave pública só pode ter sido gerado por voce ;). E ao mesmo tempo, tudo que eh gerado pela chave pública só pode ser lido por voce (aih que entra o certificado digital).
Meio confuso, talvez eu tenha me equivocado em alguma coisa, mas segue aqui um link pra voce estudar um pouco sobre criptografia em geral:
que eu saiba no processo de assinatura digital não necessariamente voce precisa criptografar o documento assinado Ei Noodlez, voce estuda na ufsc?
Na verdade criptografar o hash gerado pelo documento. Que não deixa de ser o espelho da criptografia do próprio documento, já que o mesmo é gerado pelo documento e é único para cada documento (salvo algumas malandragens ).
Como eu disse anteriormente, eu naum so pessoa mas correta pra comentar sobre o assunto, posso ter me equivocado em alguns pontos dos meus comentários, por isso passei o link das apostilas da cadeira de segurança q eu tive na UFSC.
Estudei na UFSC Eduardo to me formando aih daqui a uns 6 meses (só falta o TCC memo)
hehehe, eu estudo na ufsc, to fazendo cco e estagiando no labsec