Podem me chamar de burro, mas não entendi porrissssssima nenhuma dessa metodologia:
[quote=http://simplus.com.br/artigos/a-nova-metodologia/#N276]
Jim Highsmith passou diversos anos trabalhando com metodologias predeterministas. Ele desenvolveu, instalou, ensinou e concluiu que tais metodologias são profundamente falhas: particularmente para empresas modernas.
Seu livro mais recente foca na natureza adaptativa de novas metodologias, com uma ênfase particular em aplicar idéias originantes do mundo dos sistemas complexos adaptativos (comumente conhecidos como teoria do caos). A metodologia não provê práticas detalhadas como o XP faz, mas traz o fundamento do porquê o desenvolvimento adaptativo é importante, e as conseqüências nos níveis organizacionais e administrativos mais profundos.
No coração do ASD (Adaptative Software Development) estão três fases não-lineares e sobrepostas: especulação, colaboração e aprendizado.
Highsmith vê o planejamento como um paradoxo em um ambiente adaptativo, uma vez que os produtos são naturalmente imprevisíveis. No planejamento tradicional, desvios dos planos são enganos e devem ser corrigidos. Em um ambiente adaptativo, entretanto, desvios nos guiam à solução correta.
Neste ambiente imprevisível você precisa de pessoas colaborando de forma rica pra lidar com a incerteza. A atenção da administração é menor a respeito de dizer às pessoas o que fazer, e maior a respeito de estimular a comunicação, para que as pessoas possam criar soluções criativas por conta própria.
Em ambientes predeterministas, o aprendizado normalmente é desestimulado. As coisas são planejadas de antemão e depois seguem o design estipulado.
Em um ambiente adaptativo, o aprendizado desafia todos os envolvidos no projeto - desenvolvedores e seus clientes - a examinar suas premissas e a utilizar os resultados de cada ciclo de desenvolvimento para adaptar o seguinte.
– [Highsmith]
Dessa forma, o aprendizado é uma característica contínua e importante, que assume que os planos e designs devem mudar à medida que o desenvolvimento avança.
O benefício principal, poderoso, indivisível, e predominante do ciclo de vida do Desenvolvimento Adaptativo é que ele nos força a confrontar nossos modelos mentais, que estão na raiz de nossas próprias ilusões. Ele nos força a estimar nossa habilidade de forma mais realista.
– [Highsmith]
Com esta ênfase, o trabalho de Highsmith foca diretamente em abordar as partes difíceis do desenvolvimento adaptativo, em particular em como lidar com a colaboração e o aprendizado dentro do projeto. Desta forma, seu livro ajuda a prover idéias para explorar essas áreas “soft”, o que faz que seja um bom complemento para as abordagens baseadas em práticas fundamentadas, tais como XP, FDD e Crystal.[/quote]
Alguém poderia explicar melhor que diabos é isso :?: :?: :?: :?: