As mentiras mais contadas no currículo! show

[quote=douglaskd]vocês que costumam ser os entrevistadores…

o que acham que há de errado com meu curriculo, minhas experiências são apenas de suporte:

CONHECIMENTOS

  • Java OO, php.
  • Linux(Ubuntu),Windows Server 2003.
  • Consultas SQL usando Mysql.
  • HTML, CSS, javascript e suas bibliotecas.

ULTIMAS LEITURAS

  • Desenvolvendo Websites com PHP (Juliano Niederauer) (completo)
  • Java FJ-11 Java orientado a objetos (CAELUM) (completo)
  • Java CS-14 Estrutura de dados em java(CAELUM) (Em andamento)

para uma vaga de estagio, ta tão ruim assim?[/quote]

Cara, por esse currículo te chamaria tanto pra uma vaga de estágio ou até pra treinee ou programador.

Claro, que se na sua frente tiver outros com currículo mais avançado, as chances de você ser chamado seriam menores, mas não pense que seu currículo esteja ruim não, o conhecimento suficiente é esse mesmo. Você mostrou que não fica só no mundo Windows, tem noção de OO, Java, SQL e Web. E ainda mostrou que é autodidata lendo materiais extra.

Não daria pra te avaliar sem uma entrevista profissional nem sem conhecer o mercado que você está, mas seu currículo não ficou ruim.

muito obrigado marcosalex

talvez por eu estar no 2º ano da faculdade não seja interessante pra empresa…

por causa do tempo de estagio etc…

valeu pela opinião

Uma dica: ao iniciar a leitura de qualquer livro, se o mesmo tiver exercícios para compreenção dos capítulos é tremendamente recomendável e útil fazê-los até para pegar um pouco de prática de programação na tecnologia abordada pela obra.
Nunca passe de um capítulo para o próximo sem compreender todos os conceitos abordados no capítulo anterior, faça os exercícios propostos no capítulo em questão.

[quote=douglaskd]vocês que costumam ser os entrevistadores…

o que acham que há de errado com meu curriculo, minhas experiências são apenas de suporte:

CONHECIMENTOS

  • Java OO, php.
  • Linux(Ubuntu),Windows Server 2003.
  • Consultas SQL usando Mysql.
  • HTML, CSS, javascript e suas bibliotecas.

ULTIMAS LEITURAS

  • Desenvolvendo Websites com PHP (Juliano Niederauer) (completo)
  • Java FJ-11 Java orientado a objetos (CAELUM) (completo)
  • Java CS-14 Estrutura de dados em java(CAELUM) (Em andamento)

para uma vaga de estagio, ta tão ruim assim?[/quote]

Eu achei legal o seu curriculo, mas uma coisa, “Java”, java por si soh nao diz muita coisa, conhecimento de OO eh ok, mas que tipo de conhecimento, web? desktop? Se for web quais frameworks ??
Linux ubuntu, ok porem, tem conhecimento como usuario, administrador de sistema e ou rede??
Outra coisa Javascript e suas bibliotecas, se vc se refere aos frameworks?? quais? JQuery, ExtJS, Dojo, etc etc.

Fora isso ta legal!!! Achei legal que vc colocou o que vc anda estudando tb, um cuidado que vc deve tomar eh que a lista pode se tornar grande ai eh melhor colocar somente livros mais importantes.

Para uma vaga de estagio eu acho que o curriculo esta bom, uma coisa que vc poderia acrescentar (se ja nao fez) seria acrescentar areas de interesse.

//Daniel

obrigado pelas dicas,

só a opinião dos outros pra abrir os olhos hehe

então: meu conhecimento em java é apenas OO, modelagem, acesso a banco, estruturas de dados simples, ArrayList, HashMap, LinkedList, Arrays… ou seja itens da certificação

framework java não conheço nenhum.

acho que só vou conseguir estágio se conseguir tirar a certificação e estudar JSF e Hibernate

[quote=douglaskd]obrigado pelas dicas,

só a opinião dos outros pra abrir os olhos hehe

então: meu conhecimento em java é apenas OO, modelagem, acesso a banco, estruturas de dados simples, ArrayList, HashMap, LinkedList, Arrays… ou seja itens da certificação

framework java não conheço nenhum.

acho que só vou conseguir estágio se conseguir tirar a certificação e estudar JSF e Hibernate
[/quote]

Quando a pessoa sita Java e OO no currículo, considero subentendido que é conhecimento na linguagem, da mesma forma que você falou.

E como você colocou HTML e CSS, também fica subentendio que tem algum conhecimento em web. Se não colocou frameworks, é porque não chegou a trabalhar com algum. Como é estágio ou programador iniciante, não acho um crime, mas é claro que se aparecer alguém pra concorrer com você que já tenha contato com JSF e Hibernate, vai sair na vantagem. Pelo menos até a entrevista, onde você pode virar o jogo.

De qualquer forma, nem Hibernate nem JSF são difíceis de aprender, é uma diferença que você consegue tirar com mais algum estudo.

Eu acho que pra estagio um grande diferencial é se mostrar bastante interessado, gostar de estar sempre aprendendo e sempre topar novos desafios.

Eu sou excessivamente sincero em entrevistas. Um “entrevistador” me falou…

[quote=Christian_BHZ]
Marcos…como vc disse lá em cima que pede uma redação e o povo assassina o português e nesse tópico vc escreve cita com s.
rsrsrsrsrs - brincadeira hein… leva a mal não!!![/quote]
:oops:
Mas é isso mesmo, imagina esse tipo de erro em um documento. :lol:

[quote=marcosalex][quote=Christian_BHZ]
Marcos…como vc disse lá em cima que pede uma redação e o povo assassina o português e nesse tópico vc escreve cita com s.
rsrsrsrsrs - brincadeira hein… leva a mal não!!![/quote]
:oops:
Mas é isso mesmo, imagina esse tipo de erro em um documento. :lol:
[/quote]

O pior é que aqui mesmo no forum é comum encontrarmos erros grotescos.
Um dos mais imperdoáveis, na minha opinião, é trocar “am” por "ão’, pqp, esse eu não admito.

Agora eu me lembrei de uma professora da quarta série do fundamental (tem tempo eim!) esgoelando um colega que tinha cometido esse erro hahaha

Aff aqui no fórum não vejo problema nenhum em erros ortográficos, desde que todos entendam o que a pessoa quis dizer, visto que aqui não é um ambiente formal, mas um local para trocar idéias e talz… exigir que todos escrevam segundo a norma culta é muito exageiro… :stuck_out_tongue:

Update: Em ambientes formais como empresas, ou em documentos, concordo que é imprescindível o uso da norma culta, bem como a corretude ortográfica.

eu odeio português, o pessoal tenta criar novas normas e só pioram!.

é tão ruim que tudo quanto é norma tem throw new PortugueseException

quem se vai contratar ??? Um Gerente, um Analista de Requisitos / Negócios, um Tester ??

Ou um cara que mete o seu fone de ouvido e desenvolve código ?

Mesmo “Aquele” desenvolvedor mais atual, que não é apenas um Code Monkey, que entende do negócio e atua diretamente na tomada de decisões de Projeto, dificilmente será o canal de acesso com o cliente mais “formal”. Se esse cara conseguir se comunicar bem, o que é diferente do Português culto, eu o contrataria somente pelo perfil técnico…

O difícil é encontrar um profissional com esse perfil que não tenha o mínimo da boa escrita e fala… hauahauahua

Pra refletir Code Monkeys…

Abs []

[quote=drigo.angelo]Aff aqui no fórum não vejo problema nenhum em erros ortográficos, desde que todos entendam o que a pessoa quis dizer, visto que aqui não é um ambiente formal, mas um local para trocar idéias e talz… exigir que todos escrevam segundo a norma culta é muito exageiro… :stuck_out_tongue:

Update: Em ambientes formais como empresas, ou em documentos, concordo que é imprescindível o uso da norma culta, bem como a corretude ortográfica.[/quote]

É que existe uma grande diferença entre escrever na forma coloquial a escrever grotescamente errado.

Todo mundo sabe que é errado mentir ou exagerar na hora de elaborar o currículo, mas na prática esta atitude não é assim tão incomum.

Não adianta colocar experiências que você não possui no currículo, pois o entrevistador irá perguntar sobre os projetos que vc participou, quais frameworks utilizou, etc.
Quem opta por esta prática está literalmente ferrado, pois é descoberto na mesma hora. :wink:

Isto é verdade pra que mentir no curriculum quando chegar na hora e não saber nada…

att

Mas é assim mesmo que a coisa funciona…

Faculdades fingem que formam profissionais…
Professores fingem que ensinam…
Empresas fingem que são maduras, eficientes, pontuais, honestas…
Políticos fingem que trabalham…

Pessoas fingem que são profissionais!

Nada de errado no ciclo.

Pessoalmente não minto em CV porque não gostaria de ter que explicar uma mentira, mas…

Não coloque checientos e exeriênias que não pssui, não seja burro a esse ponto. :wink:

Aqui temos entrevista com RH, entrevista com pessoal técnico e prova.

Acontece um fato interessante…
Muita gente manda CV prometendo ser “o escorpião rei do desenvolvimento em Java”, quando chega na prova… miséricordia…

Mas adivinha: quando chega alguém que manda bem, sabe o que faz, não mente no CV e pede, a justa medida, um salário mais alto.
Acho que não preciso explicar o que a empresa faz…