As mentiras mais contadas no currículo! show

Realmente existem muitas mentiras nos curriculos.

Mas fala sério, como já foi dito antes (com outras palavras), boa parte das empresas “pedem” por isto. Colocam regras ridiculas, a certificação é uma delas. Se vc é bom de código, arquitetura e etc… importa se você tem certificação ou não? Será que a pessoa aprendeu tudo o que sabe dormindo?

O ser humano gosta da mentira, isto é fato. Vivemos rodeados delas ou você realmente acredita que o céu é azul? Para muitos quando a verdade não é triste ela é chata; o maluco logo pensa, se eu contar a verdade não vai causar impacto vou dar uma incrementada nisso aqui para quando eu falar todos vão prestar atenção e pronto.

“A mentira é uma verdade que esqueceu de acontecer!”, não sei de quem é a frase mas achei engraçada.

flws

[quote=peczenyj]ja tentamos parear com o candidato por 1/2 dia mas tb é dificil.

estamos cogitando fazer um DOJO entre os candidatos e observar… :twisted: [/quote]

que tal bota um tanto de candidato em uma sala com computadores e falar faça isso fecha a porta e eles tem que se virar no google, odeio quando vo fazer entrevista e tem aquelas perguntas, o que é uma classe, o que é polimorfismo, o que é herança ou senão faça uma redação penso logo que saco.

[quote=guialeixo][quote=peczenyj]ja tentamos parear com o candidato por 1/2 dia mas tb é dificil.

estamos cogitando fazer um DOJO entre os candidatos e observar… :twisted: [/quote]

que tal bota um tanto de candidato em uma sala com computadores e falar faça isso fecha a porta e eles tem que se virar no google, odeio quando vo fazer entrevista e tem aquelas perguntas, o que é uma classe, o que é polimorfismo, o que é herança ou senão faça uma redação penso logo que saco.[/quote]

Eu acho muito mais interessante fazer testes de raciocinio, ou seja, tentar saber o que o cara faz quando pega uma “bucha” na mão, do que ficar fazendo testes técnicos toscos:

O que é classe ?

O que é um Objeto ?

Para. :?

[quote=bestlinux]Eu acho muito mais interessante fazer testes de raciocinio, ou seja, tentar saber o que o cara faz quando pega uma “bucha” na mão, do que ficar fazendo testes técnicos toscos:

O que é classe ?

O que é um Objeto ?

Para. :? [/quote]

Acho o mais foda é quando você passa no primeiro dia que são os testes de raciocinio e no segundo dia é entrevista e teste psicologicos que você não passa, sempre assim, em vez de fazer no primeiro dia o psicologico e ja te exclui da seleção, mas não te faz perder 2 dias.

[quote=bestlinux][quote=guialeixo][quote=peczenyj]ja tentamos parear com o candidato por 1/2 dia mas tb é dificil.

estamos cogitando fazer um DOJO entre os candidatos e observar… :twisted: [/quote]

que tal bota um tanto de candidato em uma sala com computadores e falar faça isso fecha a porta e eles tem que se virar no google, odeio quando vo fazer entrevista e tem aquelas perguntas, o que é uma classe, o que é polimorfismo, o que é herança ou senão faça uma redação penso logo que saco.[/quote]

Eu acho muito mais interessante fazer testes de raciocinio, ou seja, tentar saber o que o cara faz quando pega uma “bucha” na mão, do que ficar fazendo testes técnicos toscos:

O que é classe ?

O que é um Objeto ?

Para. :? [/quote]

Se vc soubesse a quantidade de programadores que se declaram “Srs”, que não acertam essas perguntas que você citou no teste que temos aqui na empresa, não falaria isso.

Problemas lógicos também são legais, mas é importante cobrar tb os fundamentos básicos.

Eu sei que para um cara que manja e tem +5 anos de experiência no mercado, deve ser um saco fazer uma prova aonde ele tem que responder o que é uma classe, mas acreditem, já veio mais de 10 desenvolvedores Srs aqui com +5 anos de experiência que escreveram absurdos pra definir uma classe. Infelizmente tem muito picareta no mercado, e uma prova ainda é melhor coisa pra filtrar eles e evitar perder tempo em outras etapas como entrevistas com area técnias, pareamento, etc.

[quote=lavh]Se vc soubesse a quantidade de programadores que se declaram “Srs”, que não acertam essas perguntas que você citou no teste que temos aqui na empresa, não falaria isso.

Problemas lógicos também são legais, mas é importante cobrar tb os fundamentos básicos.

Eu sei que para um cara que manja e tem +5 anos de experiência no mercado, deve ser um saco fazer uma prova aonde ele tem que responder o que é uma classe, mas acreditem, já veio mais de 10 desenvolvedores Srs aqui com +5 anos de experiência que escreveram absurdos pra definir uma classe. Infelizmente tem muito picareta no mercado, e uma prova ainda é melhor coisa pra filtrar eles e evitar perder tempo em outras etapas como entrevistas com area técnias, pareamento, etc. [/quote]

Antes eu pensava assim tambem, mas percebi que na linguagem java o caboclo consegue programar de forma linear, ou seja, o cara tem 10 anos de praia em Cobol, VB ou PHP e começa programar em Java da MESMA MANEIRA e não está nem ai com a POO (principalmente padrões). Muitas vezes eles chamam uma classe de PROGRAMA. O que é pior, muitas vezes se acham o máximo. Os bugs que estes caras geram são infernais, muitas vezes você tem que refazer quase toda a funcionalidade.

Por conta do que eu escrevi acima também acho interessante perguntar o que é uma classe e o que é um objeto.

flws

sim, é um saco. mas tem que fazer.

Eu pedia pros caras fazerem um diagrama de sequência de um cadastro com msg de confirmação e não saia de jeito nenhum. Imagina se pedir algo mais complexo.

Também concordo. É por essas e outras que nosso país não vai pra frente…[/quote]

Agora o povao vai voltar no PT novamente, maravilha!!! :smiley:

Pessoal, vamos nos manter no assunto, por favor.

[quote=mario.fts]sim, é um saco. mas tem que fazer.

Eu pedia pros caras fazerem um diagrama de sequência de um cadastro com msg de confirmação e não saia de jeito nenhum. Imagina se pedir algo mais complexo.
[/quote]

poh cara isso que é coisas simples que nem vc citou, o “complexo” o cara nem ia fazer ele ia mandar alguem fazer pra ele,contudo pra tirar a duvida se ele fez !!!

Manda ele explicar o comando todo o que faz cada um !!! ai quero ver se vai saber explicar diretinhu.

Pode ser uma farsa que ele pode ter descrito no curriculum e tendo nenhum conhecimento na area…

Obs: Por Favor, não mude de assunto !!! valeu

A idéia não era nem saber se o cara sabia uml, as notações e etc. Eu só queria saber se ele conseguia organizar as idéias de modo sequencial. Eu gosto desse tipo de pergunta pq mata um monte de coisas de uma vez só, se o cara sabe uml, se ele tem pensamento lógico, se ele sabe como funciona um request, e por ai vai.

[quote=mario.fts]sim, é um saco. mas tem que fazer.

Eu pedia pros caras fazerem um diagrama de sequência de um cadastro com msg de confirmação e não saia de jeito nenhum. Imagina se pedir algo mais complexo.
[/quote]

pelo jeito tem gente que fala que sabe mas qq manda fazer , avacalha e Help na certa ou só copia as coisas na net que pra Uml vai ser dificil pra ele!!! :roll:

Valeu!

[quote=bestlinux][quote=guialeixo][quote=peczenyj]ja tentamos parear com o candidato por 1/2 dia mas tb é dificil.

estamos cogitando fazer um DOJO entre os candidatos e observar… :twisted: [/quote]

que tal bota um tanto de candidato em uma sala com computadores e falar faça isso fecha a porta e eles tem que se virar no google, odeio quando vo fazer entrevista e tem aquelas perguntas, o que é uma classe, o que é polimorfismo, o que é herança ou senão faça uma redação penso logo que saco.[/quote]

Eu acho muito mais interessante fazer testes de raciocinio, ou seja, tentar saber o que o cara faz quando pega uma “bucha” na mão, do que ficar fazendo testes técnicos toscos:

O que é classe ?

O que é um Objeto ?

Para. :? [/quote]

Depende do testes… ja vi muito teste logicos sem nexo nenhum… do tipo: pq a tampa do buero é redonda? aonde devo cortar um bolo para dividi-lo em x partes?
e ainda chamam isto de teste de logica… francamente… testes assim não servem para avaliar ninguem servem apenas pra ver se o cara sabe um pouco de matematica… testes bons são testes que deveriam perguntar conceitos e pedir para o cara explicar um determinado algoritimo ou estrutura de dados como por exemplo: descreva um algoritimo para ordenar um array em tempo O(log2) ou descreva como seria um algoritimo que faz sincronizmo de threads produtor - consumidor ou ainda descreva um algoritimo que mostre o melhor caminho a ser percorrido de uma cidade tal para outra cidade(obviamente pondo o mapa das cidades)
e perguntas teoricas para ver se o cara domina estrutura de dados como: arvores, hash, listas encadeadas, duplamente encadeada, arvores binarias, arvores patricias,
busca em arvores(amplitude,top down, etc), noções de GLC(Gramatica de Livre Contexto), Automatos, e problemas de orientação a objetos dando um cenario e perguntando quais os melhores desing patterns e maneiras de resolver determinado problema…

[color=red][/color]Projeto de lei quer punir quem coloca informações falsas nesse documento corporativo. Profissional que é desonesto pode passar de dois meses a dois anos na prisão

http://www.diariosp.com.br/_conteudo/2010/08/5521-curriculo+falso+da+cadeia.html

Humm… fico pasmo de ver tanta gente criticando os mentirosos. Quem nunca enviou um currículo para trabalhar na paulista e quando entrevistado era uma oportunidade em alphaville? Quem nunca foi desclassificado em uma entrevista pq não conhecia struts mas dominava webwork, jsf e vraptor? Em muitos casos os recrutadores são ruins e oportunistas. Não acho correto cobrar bons modos apenas dos entrevistados!

obs: olhe que lindo, o povo achando bonito mandar um cara pro xadrez pq mentiu no currículo. Isso é um absurdo! É moralismo demais pra minha cabeça.

Eu já sai prejudicado, eu coloquei no curriculum 5 anos de experiência como Tecnico em Informática, e realmente tinha os 5 anos, mas como eu era novo, ninguém acreditava e achava que eu estava mentindo…

E aquilo se você lê e começa cedo, sem ter carteira assinada, depois quando você coloca no curriculum, nem e chamado…

E triste…

[quote=Thiago Senna]Humm… fico pasmo de ver tanta gente criticando os mentirosos. Quem nunca enviou um currículo para trabalhar na paulista e quando entrevistado era uma oportunidade em alphaville? Quem nunca foi desclassificado em uma entrevista pq não conhecia struts mas dominava webwork, jsf e vraptor? Em muitos casos os recrutadores são ruins e oportunistas. Não acho correto cobrar bons modos apenas dos entrevistados!

obs: olhe que lindo, o povo achando bonito mandar um cara pro xadrez pq mentiu no currículo. Isso é um absurdo! É moralismo demais pra minha cabeça.[/quote]

PQP. Como eu odeio isso !! No telefone fala que é na Zona Norte. Ai chega la a infeliz fala: "Não, a EMPRESA fica na Zona Norte, mas a vaga é para um cliente na Zona Sul " :evil: :evil: :evil:

Eu vejo muita importância na redação. Muitas pessoas não sabem expressar suas idéias, e quando é preciso que escrevam alguma documentação, ou mesmo um email, não sabem como fazê-lo, ou fazem da pior forma possível. A redação é a forma para avaliar isso.

Aliás, não é difícil ver aqui mesmo no fórum gente que escreve como se estivesse no orkut. E olha que não me refiro a esquecer um acento, inverter letras ou escrever “pra”. Nesse post mesmo, vi que muitas pessoas não possuem noção de pontuação.

Antes, quando via um post mal escrito, eu até respondia falando que não dava pra entender, pra pessoa tentar ser mais clara. Hoje eu simplesmente ignoro.

[quote=luistiagos]testes bons são testes que deveriam perguntar conceitos e pedir para o cara explicar um determinado algoritimo ou estrutura de dados como por exemplo: descreva um algoritimo para ordenar um array em tempo O(log2) ou descreva como seria um algoritimo que faz sincronizmo de threads produtor - consumidor ou ainda descreva um algoritimo que mostre o melhor caminho a ser percorrido de uma cidade tal para outra cidade(obviamente pondo o mapa das cidades)
e perguntas teoricas para ver se o cara domina estrutura de dados como: arvores, hash, listas encadeadas, duplamente encadeada, arvores binarias, arvores patricias,
busca em arvores(amplitude,top down, etc), noções de GLC(Gramatica de Livre Contexto), Automatos, e problemas de orientação a objetos dando um cenario e perguntando quais os melhores desing patterns e maneiras de resolver determinado problema…[/quote]
Você realmente sabe de cabeça fazer um algoritmo para ordenar um array em tempo O(log2)? Ou um algoritmo de menor caminho em um grafo? Ou sobre linguagens livres de contexto? Eu aprendi tudo isso, mas sem olhar em um livro não vou me saber explicar de cabeça de cabeça, o que não quer dizer que eu não tenha conhecimento sobre esses assuntos, mas talvez precise dar uma lida novamente pra refrescar a memória. Só se o cara estiver saindo da faculdade, pra ter isso em mente ainda. :?

Sobre as perguntas teoricas sobre estruturas de dados eu concordo! :smiley:

Flw! :thumbup:

foi malz escrevi nada ver kkkkk

http://www.acidezmental.xpg.com.br/top_7_mentiras_curriculum.html

só pra ter um base de conhecimento!