As 10 tecnologias emergentes em 2008

A Technology Review Magazine (publicada pelo MIT), publicou uma reportagem sobre as 10 tecnologias emergentes em 2008.

Segundo eles:

Muito interessante.

oq vcs acham disso?

Eu também concordo,pois vai se valer de todo conhecimento de uma comunidade imensa de desenvolvedores web juntamente com o poder que uma aplicação desktop pode prover.
Acredito que tais aplicações também tendem a ser mais “leves” podendo inclusive ser utilizadas em outros dispositivos,tais como celulares.
:slight_smile:

Quando vi o tópico, achei que fosse daqueles tipo InfoExame. Realmente excelente !! :slight_smile: O que está mais perto da gente, é Web Offline, até porque a maior parte aqui trabalha com aplicações Web e conseguem enxergar onde esta tecnologia poderia ser utilizada pelos usuários.

O Air da adobe promete bastante nessa direção.

nao consegui entender ainda esse Web Offline… seria aplicativos desktop com as ferramentas web?

jopss :stuck_out_tongue:

Para entender a web offline, voce pode comecar dando uma olhada no google gears e no dojo offline

http://gears.google.com/ - ele eh usado para, por exemplo, no google reader para fazer com que ele possa ser usado offline.

http://dojotoolkit.org/offline

Como sempre o google ta de olho em tudo…

Abracos,
Alan

[quote=jopss]nao consegui entender ainda esse Web Offline… seria aplicativos desktop com as ferramentas web?

jopss :stuck_out_tongue: [/quote]
Isso é fundamental para o sucesso de uma aplicação Web.

Por exemplo, eu uso o Remember the milk para organizar toda minha vida.

Eles tem o recurso de Web Offiline. Que usa o Google Gears para armazenar todos os dados, elem de nos servidores da empresa, no meu computador.

Dessa forma, eu consigo acessar o Remember the Milk, mesmo não estando conectado a Internet. Mesmo se cair a Net, a Brasil Telecom, a Embratel e o Google, eu ainda vou conseguir ver as minhas listas.

Simples assim.

O delicious tb se encaixa nessa categoria certo? Pois consigo acessar meus favoritos em qqer computador…

abraco!

Bom, não entendi muito, então a aplicação baixou os dados na sua máquina né, e vc pode acessá-los. Mas isso só funfa em caso de vc ser unico usuario da sua aplicacao nao?

jopss :stuck_out_tongue:

Não andrerios, não é exatamente isso.

Web Offline quer dizer que você pode utilizar uma aplicação web sem a necessidade de estar conetado na Internet. Quando voce se conetar, os dados iram ser sincronizados.

Imagina o Thunderbird, você pode escrever um monte de emails e deixar eles na caixa de saída. Quando você se conetar na Internet, você consegue enviar eles. Agora imagina isso com o GMail.

Um tempo atrás escrevi um tutorial sobre como criar aplicações web offline utilizando Dojo Offline Toolkit e Google Gears. No tutorial crio uma funcionalidade similar a dos scraps no Orkut. Você escreve os scraps offline e quando se conetar na Internet eles são enviados automáticamente.

Para os interessados, o link e o seguinte:

http://www.mouseoverstudio.com/blog/?p=22

Então Java Web Start seria considerado Web Offline?

A Web OffLIne é uma boa no Brasil, a internet tá sempre caindo… hehehe

Digamos que uma aplicacao web pode ser construida para ser “Web Offline” independente de como é disponibilizada, seja Browser, Java Web Start ou .NET ClickOnce.

Digamos que uma aplicacao web pode ser construida para ser “Web Offline” independente de como é disponibilizada, seja Browser, Java Web Start ou .NET ClickOnce.[/quote]

Bom pq eu (diferente de muita gente ae) acho o JWS utilizado em uma aplicação grande.
Pq pode usufruir tudo que um apicativo desktop permite e ainda ganha umas vantagens da web.