Árvore Binária em Java

Pessoal,

Estava lendo o artigo http://www.dbazine.com/burleson18.shtml sobre os mecanismos de indexação do Oracle e fiquei com algumas dúvidas.

Como eu utilizo uma árvore binária em Java?

Utilizo a TreeMap que é uma Red-Black Tree ??? Há outras b-trees mais eficientes para indexação ou estou bem servido com a TreeMap?

Pra que serve a função binarySearch da classe Collections ???

No artigo é comentado que o padrão do Oracle para indexação é B-Tree. Basicamente quero utilizar essa mesma estratégia em Java, mas como estrutura de dados não é o meu forte fiquei com as dúvidas acima.

Já agradeço antecipadamente pela ajuda !!!

Sergio Oliveira

Você tem duas opções para usar árvores binárias em Java: utilizar um TreeMap ou um TreeSet.

O TreeSet utiliza no seu interior um TreeMap, e um TreeMap é como você perguntou uma Red-Black Tree, seja lá o que for isso… tá na documentação (nem sabia que essas árvores tinham cores :-p).

Outra sigla de árvore que conheço é a BSP tree (Árvore de Particionamento Espacial Binário), muito usada em jogos, mas na verdade não sei se a implementação em si é diferente das outras…

Mais informações e um demo do que é bsp tree aqui: http://symbolcraft.com/graphics/bsp/bsptreedemo_portugese.html

Falou :slight_smile:

[quote]Pra que serve a função binarySearch da classe Collections ???
[/quote]
Faz uma pesquisa binária num dado array.detalhe:esse array deve estar ordenado,senão dará erro.(não terá um valor de retorno definido).Se o valor não for localizado,retornará um número negativo.Caso o valor passado a binarySearch seja encontrado,será retornado a localização do índice em que o valor passado foi localizado.Ex.:1,2,3,10 se pesquisar por 10,será retornado 3(a posição q 10 está contido no array).

Red-Black são é o melhor algoritmos de BST’s em memoria, o custo de cada operação é muito menos que das outras opções (AVL e 3-4 trees).

B-Trees são ineficientes quando usadas em memoria, nota: RB Trees são um caso particular de B-Trees, é estrutura de dados para ser usada com disco.

O Oracle utiliza b-trees provavelmente em disco.

Qual o melhor mecanismo para eu fazer uma indexação em disco utilizando uma b-tree ???

Tenho que ir lendo node a node ??? Em Java isso não vai ficar super lento ???

Sergio

Segue algumas implementacoes de BTrees:

http://www.virtualmachinery.com/btreeprod.htm

http://www.sleepycat.com/products/je.shtml

Antes de ficar se debatendo por causa de estruturas de dados como arvores assim, vale a pena dar uma lida nisso aqui:

http://madbean.com/blog/66/

:wink:

Fiz mais uma pesquisa desesperada na net e dessa vez consegui me situar.

Primeiro: B-Tree não é uma Árvore Binária. Uma B-Tree ao invés de NODES possui PÁGINAS DE NODES. Pra que ??? Pra vc ter que acessar menos o disco !!! Se vc lê uma página com 10 NODES, vc está cortando por dez a sua procura e não por dois como seria o caso de uma árvore binária. Então a regra é: Em memória utilize uma árvore binária. Já em disco utilize um B-Tree!

Segundo: Acredito que Java não tem uma implementação padrão de B-Tree. Então estou fazendo uma na mão. Não é muito simples, mas estou me guiando por um livro de estrutura de dados.

Terceiro: Como eu quero essa B-Tree para fazer indexação de tabelas, como num banco de dados, estou querendo sugar até a última gota de performance. Logo não estou usando collections, o que poderia simplificar bastante o código MAS ME OBRIGARIA A FAZER MILHÕES DE CASTS. Começo a entender e a gostar dos Generics !!!

Quarto: Tb não quero trabalhar com objetos, e me deparei com um problema em Java: Uma função em Java não tem como retornar um int e um Objeto sem me obrigar a colocar o int num Integer e retornar tudo num Object []. Mas isso é custoso pra caramba. Primeiro porque tenho que ficar criando um Integer toda a hora e segundo porque vou ter que fazer dois casts depois, para o meu objeto e para o Integer. Isso ocorre porque nao temos como passar a referencia pra dentro de uma função Java como podemos em C com o operador &. É claro que eu poderia retornar um Object com esses dois atributos, mas aí eu teria que ficar dando new para retornar esses objetos toda a hora. Também se eu não quiser criar nenhum objeto em Java fica difícil. É que como eu falei estou tentando sugar até a última gota de performance e criação de objeto tem overhead como a gente sabe.

Qualquer comentário será bem-vindo.

[]'s

Sergio

Um abraço,

Sergio

Ênfase minha:

Tem certeza que eh “custoso pra caramba”? O que os seus benchmarks mostraram?

[quote=“cv”]Ênfase minha:

Tem certeza que eh “custoso pra caramba”? O que os seus benchmarks mostraram?[/quote]

Como eu falei, estou exagerando na necessidade por performance.

Não é muito custoso, mas tem o seu overhead. E se vc considerar que esse código vai estar sendo executado algumas milhares de vezes por segundo, faz sentigo.

Para confirmar:

De 0 a 10, quanto um Cast é custoso em Java ???

De 0 a 10, quando um new é custoso em Java ???

Se tivesse que chutar, chutaria que um cast é bem mais custoso que um new.

Abraço,

Sergio

Pois é, mas vc nao precisa chutar. Mexa esse traseiro gordo e TESTE! Voce vai ver que está errado :wink:

…e, como eu sou um cara bonzinho, aqui vai o código que prova que a sua afirmação (chute, como queira) de que um cast é mais lento que um new, está errada.

Primeiro, vamos definir alguns objetos bobinhos só pra gente ter o que fazer:

[code]interface X { }
interface Y { }
interface Z { }

class A implements X {}
class B extends A implements Y { }
class C extends B implements Z { }[/code]

E, depois, vamos instanciar e fazer casts deles até a VM cansar (note que estou rodando os testes 3 vezes, para dar tempo ao hotspot):

[code]public class CastVersusNew {

public static void main(String[] args) {
    for (int i = 1; i <= 3; i++) {

System.out.println("Run " + i);
        testNew();
        testCast();
    }
}

private static void testCast() {
    A a = new C();

long start = System.currentTimeMillis();
    for (int i = 0; i < 1000000000; i++) {
        B b = (B) a;
    }

System.out.println("Cast: " + (System.currentTimeMillis() - start));
}

private static void testNew() {
    long start = System.currentTimeMillis();

for (int i = 0; i < 1000000000; i++) {
        C c = new C();
    }

System.out.println("New: " + (System.currentTimeMillis() - start));
}

}[/code]

Não testei no desktop, mas no notebook (P4, 512mb, JVM Sun 1.4.2-b28 com HotSpot Client), os resultados sao:

Run 1 New: 14616 Cast: 4648 Run 2 New: 16759 Cast: 5049 Run 3 New: 18652 Cast: 5299

Editado: usando -server, o resultado eh mais aparente ainda:

Run 1 New: 15557 Cast: 10 Run 2 New: 15306 Cast: 0 Run 3 New: 15207 Cast: 0

Traseiro gordo !!!??? :x :x :x

Mas eu não peso nem 60Kg !!!??? Acho que foi o meu avatar que me traiu, então estou trocando ele por uma foto real minha. 8)

Quanto ao cast x new, eu chutei errado !!! Nunca mais irei me perdoar por isso !!! :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile:

Agora isso não muda minha afirmação inicial:

B-Trees são muito chatas de serem implementadas de forma eficiente, falo por experiencia própria.

Ahh, se voce quer chupar ate a útlima gota de performance, pense em usar coisas como memoria mapeada, page clustering e por ai vai.

Mas se voce quer esse nível de performance vc não deveria usar um filesystem e sim um raw disk como o Oracle faz.

Fala Louds !!!

Estou me baseando num livro de estrutura de dados para fazer o algoritmo. A tática que eles recomendam é utilizar um stack para gravar o transverse da árvore, assim se tiver que dar marcha ré é tranquilo.

O que vc quer dizer com page clustering ??? A vantagem do B-Tree é que vc pode fazer o fetch página por página do HD, economizando acesso a disco. É isso que vc se refere?

Que parada é essa de raw disk ??? Boiei ??? Onde eu pesquiso sobre isso ??? Como eu descubro esse e outros pulos do gato que o Oracle utiliza ??? Existe algum livro Oracle Internals ou Oracle Secrets ??? É claro que os caras não vão entregar todos os pulos de gato, mas algumas coisas devem ser do conhecimento geral.

Cria uma classe e chame ela por um nome bonitinho, como MeuRetornoDoMetodo, sei lá… nela você coloca dois atributos, um int e um Object.

Na classe que tem o método, defina um atributo que seja dessa classe aí, talvez static seja até melhor não sei, e dá um new nele lá no construtor da classe que tem o tal método. Aí, quando executar o método, coloca os valores nessa classe e retorna ela. Pronto! Lembre-se de copiar os valores pra outro lugar antes de chamar o método de novo…

Falou :slight_smile:

Cria uma classe e chame ela por um nome bonitinho, como MeuRetornoDoMetodo, sei lá… nela você coloca dois atributos, um int e um Object.

Na classe que tem o método, defina um atributo que seja dessa classe aí, talvez static seja até melhor não sei, e dá um new nele lá no construtor da classe que tem o tal método. Aí, quando executar o método, coloca os valores nessa classe e retorna ela. Pronto! Lembre-se de copiar os valores pra outro lugar antes de chamar o método de novo…

Falou ^__^[/quote]

Acho que vc tem toda razão. Dessa maneira eu não preciso ficar dando new toda hora. Esse objeto vai ser mutátvel e vai servir só como um burro de carga !!! Se a classe for thread-safe (meu caso) vai funcionar bonito !!!

Obrigado !!!

Sergio

Olá

red-black tree[list](data structure)

Definition: A nearly-balanced tree which uses an extra bit per node to maintain balance. No leaf is more than twice as far from the root as any other.

Formal Definition: A red-black tree with n internal nodes has height at most 2 log2(n+1).

Also known as symmetric binary B-tree. [/list]Fonte:
Dictionary of Algorithms and Data Structures

[]s
Luca

Olá, povo,

Sobre Raw Disk, trabalhar com ele indica que sua aplicação vai ter acesso direto ao disco, sem passar pelo SO nem filesystem, logo sem seus buffers [e eventuais benefícios].

Oracle, DB2, MySQL, etc. implementam isto como uma boa solução, você pode colocar sua database num arquivo ou em uma partição [ou um disco, ou um array de dsicos, ou…] que a aplicação [neste caso, o banco de dados] lê diretamente, em modo caracter.

Isto significa que você não vai precisar ficar trocando blocos com o disco, pdoe trabalhar com uma unidade muito menor, o que geralmente te garante alguma performance. Hoje em dia, não é tããããão significativo assim, mas se você quer correr atrás de cada ciclo e bytezinho, pode tentar.

[]s

Antes que alguem pergunte: nao, nao eh possivel trabalhar com o disco desse jeito em Java sem usar uma quantidade absurda de JNI. :wink: