São enorme as tendências e já são imensas as demandas tecnológicas entre novas adoções de metodologias e de desenvolvimento.A revista Mundo Java Publicou Futuro e Tendências da Plataforma Java eu ainda não tive a oportunidade de ler a revista mas pelo tema já me faz pensar em novas features estão ai e já são realidade, em foco disso Grovvy vem ai com uma proposta script para dar ar de meta-programação OO em JAVA; - Bom o que eu realmente gostaria de saber é se os projetos Apache Jakarta que se baseiam em J2EE/JEE vão resistir em vista de uma nova tendência de desenvolvimento full-stack ao desenvolvimento Ruby pois digo isso justamente pela a facilidade de desenvolvimento o novo FrameWork Rails já traz embutido um design MVC de grande avanço e otimizado.
:arrow: [size=18]Respondido (Anonimo)[/size]
Ruby eh uma linguagem anterior a Java, e nunca teve o suporte corporativo que Java teve.
O framework Rails eh que deu popularidade ao Ruby, e ja existem varios frameworks
semelhantes em Java, como Grails (em Groovy) e Seams (JEE). Alem disso, a maquina
virtual Java, atraves do JRuby, eh capaz de executar aplicacoes Ruby 4 a 5 vezes mais
rapido do que o runtime Ruby normal.
Por outro lado, a linguagem Ruby tem varias facilidades interessantes. Por conta disso,
vale a pena conhece-la e utiliza-la, em especial em combinacao com a tecnologia Java.
A combinacao de Java com Ruby facilita o desenvolvimento de aplicacoes, e combina
as vantagens de Ruby/Rails, com o ambiente corporativo de Java.
"No fim das contas, polarizacoes como “Ruby ira substituir Java” ou vice versa sao prejudiciais
aos desenvolvedores de software "