Aproveitando o gancho aqui na minha empresa, onde escrevi uma artigo bem simples sobre Scrum, para ser publicado no site da mesma, resolvi disponibilizar o texto no meu blog (que é novo, ta limpinho ainda rs), pra quem se itneressar, não tem nada de novo ai, apenas uma visão mais conceitual e de uma maneira não tão “científica”, fica como mais uma referência dentre tantas outras de consulta.
Eu sugiro que você coloque uma foto de pessoas para representar a equipe. Parece que só tem dois seres humanos no projeto e o resto são bonequinhos intercambiáveis.
Faltou falar da reunião de planejamento da iteração, onde o Product Owner seleciona os itens do backlog do produto que serão implementados durante a iteração.
A intenção foi deixar a coisa não tão formal, aqui onde trabalho o pessoal joga Wii (na emrpesa mesmo) e cada um tem seu bonequinho lá no video-game, então caiu como uma luva essa imagem ai
Sim, falou né, eu fiquei em dúvida em falar desse tema nesse artigo, para não ficar muito grande, ou se falaria no próximo, que será sobre o Scrum na prática, ai falarei com mais detalhes de toda essa fase de planejamento, talves depois que falar no próximo artigo eu acrescente nesse tbm, como um complemento.
[quote=Luiz Aguiar][quote=albertongai]Poxa gostei da sua introdução! Eu já havia lido o XP e Scrum from the Trenches! E gostei da irreverência ficou engraçado! hahaha…
PS: ótima escolha escolha na ilustração do scrum master! hahahaha…[/quote]
Opa… obrigado pelo comentário Alberto![/quote]
De nada Luiz! rs…
Aliás após ler um pouco sobre o assunto eu tenho uma consideração sobre o Scrum. Como convencer o Product Owner que no começo da adoção do Scrum, as primeiras “stories”/interações da equipe provavelmente não irão sair conforme o planejado, até o Scrum Master ter um backlog e ter uma base de conhecimento pra conseguir mesurar mais ou menos o ritmo da equipe de de cada membro para assim conseguir pelo menos conseguir cumprir o que foi acordado no planejamento do Sprint mesmo que haja mudanças durante o mesmo.E se o famoso Product Owner estiver acostumado aos processos Waterfall da vida que ele tem toda uma estimativa de entrega dos requisitos, por mais que seja furada e tosca?
Díficil não? Ou será que eu entendi errado? Pelo menos é o que diz o autor do XP e Scrum from the Trenches em relação ao startup do uso do Scrum no desenvolvimento de software que é ou usar um “fator” pré-definido ou fazer uma estimativa sem se preocupar se vai acertar ou não de primeira…
Acho que a seção “Product Backlog” não deixa muito clara a diferença entre Product Backlog e Sprint Backlog. Quando terminei de lê-la, achei que ambas fossem a mesma coisa. Só me dei conta de que não são após ler a seção “O Time (team)”, particularmente a parte que diz: “O Time é responsável por transformar itens do Product Backlog em itens do Sprint Backlog (…)”.
Desculpe-me se o que eu falei não tem sentido. Abraços.
Acho que a seção “Product Backlog” não deixa muito clara a diferença entre Product Backlog e Sprint Backlog. Quando terminei de lê-la, achei que ambas fossem a mesma coisa. Só me dei conta de que não são após ler a seção “O Time (team)”, particularmente a parte que diz: “O Time é responsável por transformar itens do Product Backlog em itens do Sprint Backlog (…)”.
Desculpe-me se o que eu falei não tem sentido. Abraços.[/quote]
Valeu Tarso, vou dar uma verificada se ficou meio mal explicado isso mesmo, obrigado pelo toque.
[quote]Escrevi antes, até passei pro pessoal dar uma olhada pra nao ficar totalmente viajando quando o Magno viesse aqui falar de Scrum pra galera. [/quote]Luiz, muito legal o artigo. Seria interessante se a medida que fosse aplicando Scrum ai na tua empresa vc. fosse dando um parecer pessoal sobre a aceitação e a implantação.
Parabéns.
sds.
[quote=WilliamSilva][quote]Escrevi antes, até passei pro pessoal dar uma olhada pra nao ficar totalmente viajando quando o Magno viesse aqui falar de Scrum pra galera. [/quote]Luiz, muito legal o artigo. Seria interessante se a medida que fosse aplicando Scrum ai na tua empresa vc. fosse dando um parecer pessoal sobre a aceitação e a implantação.
Parabéns.
sds.
[/quote]
A intenção é fazer um day-by-day mesmo de todo o processo aqui e mostras a experiência, acertos e erros.
Para mim, que estou conhecendo mais esse mundo de agilidades foi de grande ajuda, tanto a satisfação de quem lê e de quem escreve para as massas é muito gratificante, continue assim.