Ola, estou estudando herança e polimorfismo então tenho que fazer um programa que simule uma seguradora. Fiz uma superclasse SEGURO e as subsclasses seguro vida seguro carro. Meu professor deu a dica de usar arraylist ja que não determinou um array com tamanho X para armazenar os dados de cada seguro. Procurei na internet mas não entendi bem os conceitos. Alguem poderia exemplificar para mim como eu criaria um vetor que funcione mais ou menos como alocação dinamica de memoria
tipo em uma superclasse pessoa que tenha nome e idade e outra de matricula extends pessoa que tenha matricula
List<Seguro> listaSeguro = new ArrayList<>();
usando polimorfismo vc pode colocar qualquer seguro,
[]s
SeguraVida e SeguroCarro herdam de Seguro portanto podemos dizer que um SeguroCarro É um Seguro.
Seguro seg = new SeguroCarro();
O código acima funciona (assumindo que a classe SeguroCarro tenha um construtor sem argumentos).
Para se criar um ArrayList do tipo Seguro:
List<Seguro> lista = new ArrayList<Seguro>();
Você poderá colocar qualquer instancia de Seguro e instancias de subclasses de Seguro.
Para adicionar a lista:
List<Seguro> lista = new ArrayList<Seguro>();
Seguro seg = new SeguroCarro();
lista.add(seg);
Para pegar algum objeto da lista:
lista.get(indice);
Onde indice é a posição do objeto que você quer pegar (exatamente igual a um array normal).
Gustavo, bom dia!
Primeiro vc inicializa um arraylist da seguinte forma:
ArrayList<String> NomeDoArray = new ArrayList<String>();
Lembrando que o tipo do array pode alterado.
para inserir um registro no array é da seguinte forma:
NomeDoArray.add("Dado"); //neste caso foi uma String
e para percorrer o array é interessante o uso do foreach, da seguinte forma:
int cont = 0;
for(String array : NomeDoArray ){
array.get(cont); //buscando os valores
cont++;
}
Se não entender com esse post, não entende mais:
Entendi como funciona. No meu caso é uma super classe, uma subclasse eo main