Arquivo PROPERTIES

OLA Carissimos
meu problema é o seguinte: desenvolvi um sistema e nele faço uso de um arquivo properties. Nesse arquivo estao armazenas as principais informações que podem
interferir na minha logica de negocios. Portanto preferi adicionar essas informacoes no properties para evitar que, quando ocorrer mudancas nessas informacoes, eu tenha
que alterar o codigo java. Criei um arquivo chamado configuracao.properties e o nome desse arquivo esta hard-coded, ou seja, ele esta inserido no codigo como uma constante. Portanto caso o nome desse arquivo porperties mude eu posso ter problemas futuramente. Tem alguma forma de eu manter o nome do arquivo em algum outro lugar ou algum outro recurso que eu possa fazer para evitar esse tipo de situacao.
Obrigado

Não entendo por que você iria mudar o nome do arquivo no futuro.

Mas uma coisa que poderia fazer ao invés de fixar o nome no arquivo no código, era criar uma rotina que leia o diretório que contém o arquivo .properties e então essa rotina vai pegar o nome configuracao.properties e retorna esse nome para seu método de leitura de arquivo.

Voce teria algo do tipo:

String arquivo = "";
File file = new File("/diretorio/do/arquivo/);
for (String s : file.list()) {
    arquivo = s;
}

E então você tem o nome do arquivo na váriavel arquivo.

Me parece ser uma solução legal…
Na verdade quero fazer dessa forma porque, sei la, vai que alguem vai la e muda mesmo acidentalmente o nome do arquivo entao dessa forma vai ser necessario se precaver…

casilvamg tu já cogitou a possibilidade desse ser arquivo ser removido? Já que o teu sistema depende dele
se o mesmo for deletado tua app não funcionara .
Acho que seria interessante você manter uma cópia de segurança desse arquivo em outro diretorio, caso o original não for encontrado
o sistema lêe as configurações da cópia, e recria o original.

Nao tinha pensado nessa questao do backup que comcerteza pode me ajudar muito…

casilvamg aproveitando seu tópico, queria tirar uma dúvida com vc que ta trabalhando com arquivo .properties, eu estou apredendo JMF e percebi que o JMF também tem um arquivo .properties, nesse arquivo tem informações sobre os codecs que o JMF pode suportar e também é possivel adicionar mais codecs nesse arquivo, mas em fim minha dúvida é a seguinte como minha aplicação que no caso estou fazendo em netbeans, como ela le esse arquivo .properties.

Pelo que eu entendi vc usa uma variavel dentro do seu código, mais o seu arquivo .properties ele fica onde?
junto com o codigo fonte? ou vc adiciona ele ao classpath da sua aplicação?

O arquivo properteis fica num diretorio criado no servidor…No meu codigo eu guardo o path de onde o arquivo
está, hard-coded.

humm intendi.

Bom mas agora vamos ao seu problema, ocultar seria uma solução.

Mas se isso não basta tem formas de forma estar mudando as propriedades do arquvio já fiz isso a algum tempo atrás não lembro como faz, mais eu tinha um arquivo texto que eu não queria que fosse excluido eu mudei umas propriedades usando um programinha, que impedia esse arquivo de ser excluido, nao dava para alterar o nome dele e também não dava pra ver nem o conteudo dele, mais esse ultimo acho que não é util pra vc, mais resumindo é possivel vc impedir o usuario de modificar o arquivo.

Vinny, valew vou ver na web se acho alguma coisa sobre isso…

Vinny nao encontrei nada a respeito, sabe onde encontro informacoes??