Prezados, boa tarde.
Estou começando a estudar java para desenvolver um sistema distribuído, porém, não tenho experiência com java, estou na busca de quebrar meus laços com o Delphi.
Pretendo buscar/ estudar java de acordo com a arquitetura do sistema que pretendo desenvolver.
O que preciso é uma arquitetura para resolver o seguinte problema:
Digamos que eu tenha 10 aviões, cada avião terá um sistema android onde o piloto irá informar sua matrícula e a atividade que ele está exercendo (exemplo: voando, abastecendo). O avião possui gps, logo o sistema android irá disponibilizar a posição (longitude e latitude) e velocidade do avião também.
Uma aplicação cliente poderá consultar as atividades que os aviões estão e suas posições atuais. Essa aplicação cliente (controlador de voo) irá gerar os locais de onde os aviões iram sair e para onde estão indo (saiu de SP está indo para RJ). Será possível consultar a origem e destino do voo tanto da aplicação cliente quanto de dentro do avião.
Por motivo de falha e comunicação cada sistema android terá um bando de dados (sqlite) interno e enviará as mensagens de forma assíncrona, um servidor de aplicação será responsável por receber essas informações e enviar para as aplicações clientes (controle de voo) e para os outros aviões (todos aviões devem saber as posições de todos).
Resumindo: Os aviões geram, enviam e recebem informações do servidor de aplicações.
As aplicações clientes geram, enviam e recebem informações do servidor de aplicações.
O servidor de aplicações, recebe e envia informações para os aviões e aplicações cliente (controle de voo).
O que já pensei:
- Aplicação cliente tanto faz a tecnologia ( talvez javafx)
- O servidor de aplicação pensei em algo como Active MQ (JMS) e bd postgres.
- E o sistema dos aviões em android e bd sqlite;
Espero que tenha sido claro e caso alguém possa me ajudar nas tecnologias que preciso estudar para alcançar esse objetivo fico grato.
Att,