Ola amigos do forum, eu tenho uma duvida a respeito da arquitetura que estou desenvolvendo para meu estagio da faculdade, na arquitetura mvc, o modelo trata da representação do dominio da minha aplicação, controller é responsavel por tratar eventos da view, acessar o modelo e a view renderiza o modelo de forma especifica para uma interaçao. Minha duvida é a seguinte meu controller esta modificando a largura de coluna da tabela, isso está correto ou é a view que deveria fazer isso, porque minha tabela esta sendo gerada dinamicamente, desculpe-me a ignorancia, sei que parece uma duvida meio boba, estou procurando fazer da maneira certa, eu gostaria que voces comentassem sobre isso por favor.
Existem vários textos falando sobre isso no site da Oracle:
http://www.oracle.com/technetwork/java/architecture-142923.html
http://www.oracle.com/technetwork/articles/javase/index-142890.html
Eles explicam que o Swing não implementa um MVC completo, mas sim, um degenerado.
vou da uma lida nesse assunto, obrigado viny
pessoal,sou novo na linguagem!
Trabalho com delphi, estou com dificuldade para entender sobre como desenvolver a cara da aplicação utilizando swing. Mais a dúvida é sobre reaproveitamento. Por exemplo:
eu tenho uma tela de cadastro padrão no meu sistema em delphi , nessa tela implemento todas as regras de validações basicas, isso em delphi. Como poderia fazer isso utilizando swing, levando em condideração uma abordagem mvc?
[quote=jeankbn]pessoal,sou novo na linguagem!
Trabalho com delphi, estou com dificuldade para entender sobre como desenvolver a cara da aplicação utilizando swing. Mais a dúvida é sobre reaproveitamento. Por exemplo:
eu tenho uma tela de cadastro padrão no meu sistema em delphi , nessa tela implemento todas as regras de validações basicas, isso em delphi. Como poderia fazer isso utilizando swing, levando em condideração uma abordagem mvc?[/quote]
Fala cara, também trabalhei com Delphi muuitos anos atrás, não trabalho com Swing, mas você realmente vê a necessidade da sua aplicação continuar sendo desktop e não web? Swing obvio que é mais fácil, mas talvez seu cliente prefira que seja web/intranet alguns módulos pelo menos.
Sobre o que você quer seria herança visual? https://www.google.com.br/search?q=swing+"herança+visual"+java
esse é exatamente o ponto!
herança visual , ja que você trabalhou com delphi um certo tempo poderia me dizer, se comparado ao delphi java poderia “trabalhando com desktop” fornecer uma interface mais agradavel ? se sim , o que poderiamos estar utilizando ?
Talvez por ser um pouco novo em java não conheça, mais pelo que eu vi ate agora o swing propriamente dito não ganha em relação a “interface agradavel” desktop, do delphi. Não estou falando que delphi tem uma interface mais agradavel e melhor do mundo , estou dizendo que so não conheço outras, sem falar da plataforma .net. Vocês conheceriam ?
[quote=jeankbn]esse é exatamente o ponto!
herança visual , ja que você trabalhou com delphi um certo tempo poderia me dizer, se comparado ao delphi java poderia “trabalhando com desktop” fornecer uma interface mais agradavel ? se sim , o que poderiamos estar utilizando ?
Talvez por ser um pouco novo em java não conheça, mais pelo que eu vi ate agora o swing propriamente dito não ganha em relação a “interface agradavel” desktop, do delphi. Não estou falando que delphi tem uma interface mais agradavel e melhor do mundo , estou dizendo que so não conheço outras, sem falar da plataforma .net. Vocês conheceriam ? [/quote]
Sim eu trabalho atualmente com .NET, mais especificamente ASP.NET MVC, necessidades desktop não tenho recebido mais. Swing é pesado e tosco mesmo, mas tem umas maquiagens que chamam de look and feel que tenta deixar bonitinho a coisa. Se sua necessidade for aplicação desktop realmente bonita, tente avaliar o JavaFX. No .NET aplicações desktop são feitas com Windows Forms (cópia da VCL do Delphi, só que Windows Forms a renderização é lenta) e WPF que é o mais indicado atualmente pela Microsoft, frontend do Visual Studio 2010 e 2012 são feitos em WPF.
Como você define uma “interface agradável”? É pela aparência dos componentes? Se for, dê uma olhada no NimbusLook&Feel:
http://docs.oracle.com/javase/tutorial/uiswing/lookandfeel/nimbus.html
Existem vários outros look&feels que você pode baixar para sua interface.
Ou é pela usabilidade? Nesse caso, que aspectos você está comparando?
Eu já trabalhei com Desktop em .Net. A aparência continua sendo a padrão do Windows.
Vale lembrar que a aparência do Swing é consistente em todos os sistemas operacionais que você for utilizar. Não é limitada ao Windows, como geralmente ocorre com o Delphi e com o .Net.
Sim Windows Forms segue aparência padrão Windows, já WPF não. Mas também nunca trabalhei com WPF.
Isso é verdade, vai depender do cliente, mas eu nunca trabalhei em empresa que usasse Linux como client, única vez que usei Linux na vida foi num curso da Caelum, imagina minha expressão com a surpresa.
Independente disso avalie se é necessário mesmo ser aplicação desktop.
Eu trabalhei com clientes Linux e Mac. E aí sim, faz realmente toda a diferença ter um toolkit gráfico preparado.
É só ver o fracasso que foi o Kylix…
Mas, de todos, ainda sou mais fã do QT.
É o único que une Poder + performance + facilidade e ainda é altamente portável.
[quote=ViniGodoy]Eu trabalhei com clientes Linux e Mac. E aí sim, faz realmente toda a diferença ter um toolkit gráfico preparado.
É só ver o fracasso que foi o Kylix…
Mas, de todos, ainda sou mais fã do QT.
É o único que une Poder + performance + facilidade e ainda é altamente portável.[/quote]
Muito interessante esse QT com C++, nao conhecia, tai uma solução multiplataforma sem gorduras e sem aparência forçada como se fosse maquiagem. Kylix nasceu morto pois a Borland deveria ter tornado ele open source desde o inicio, nem lembro se ela fez isso depois. A finada CLX seria como QT, só não lembro se tinha C++ Builder para CLX.
vou dar uma olhada no Ninbus, me pareceu um tanto quanto mais agradavel do que o usual. Obrigado!