Arquitetura de um Site de Leilões

Como todos devem saber, os sites de Leilões Virtuais, ou Leilões à Centavos, viraram moda. Não quero debater aqui o Negócio, e sim a Tecnologia por trás desse tipo de sistema.

Inicialmente, questiono o que vem a ser condição sine qua non para que este tipo de sistema “aguente o tranco”. Penso ser largura de banda. Alguém discorda?

Tenho pensado também, tecnicamente falando, no tipo de “sobrecarga” que o “excesso de cliques” pode gerar… Alguém tem noção disso? Tipo: como lidar com milares de cliques em determinado link a cada 30 segundos? O “gargalo” fica por conta do processador ou da banda?

Agora a pergunta mais intrigante: como lidar com “cliques simultâneos” em determinado link? Tipo: com o cronômetro regressivo em 2s, eu e você clicamos ao mesmo tempo para dar nosso respectivo lance. Que clique é computado primeiro: o meu ou o seu?

Alguém já desenvolveu algo neste sentido? Mesmo que não tenha desenvolvido sistema para Leilão Virtual/de Centavos, mas já desenvolveu sistema com requisitos parecidos?

Provavelmente, devido às diferentes condições de rede, os requests dos usuários não virão exatamente “no mesmo instante”. Um exemplo bobo: digamos que você, no Maranhão, usando uma conexão discada da Oi, e a Dilma, em Brasília, usando uma conexão pela TV a cabo (digamos pela Net Virtua), estejam acessando o mesmo site hospedado em São Paulo e cliquem ao mesmo tempo. Quem será atendido primeiro? Hein?

Faz sentido.

Agora, e num caso hipotético de mesma largura de banda, mesmas condições tecnológicas, por assim, dizer? vale lembrar que em sistemas como este, um segundo e um click fazem toda a diferença!

E será que um host compartilhado guenta altos tráfegos? Alguém tem algum benchmark pessoal, do tipo, sistema em host compartilhado aguenta x mil acessos/hora etc?

Com certeza o cálculo de “chegada” não é feito em segundos, pois é um tempo exageradamente grande para esse tipo de situação… o vencedor no caso deve sair nos milésimos.

[]s

pode me explicar melhor?

Ola!

Primeiro que todo o site de leilão tem boots que ficam dando lances para aumentar o preco do produto. Segundo que vc numca irá comprar um produto abaixo do preco minimo que o site espera receber pelo produto (a nao ser que eles queiram faze-lo, seria basicamente uma promocao disfarcada)

Como desenvolvedor eh facil pensar que no ultimo segundo ( ou no ultimo lance) pode-se fazer uma verificacao que o valor minimo nao foi alcancado e simplesmente fazer com que o boot dê um lance maior, e no boot claro, vc pode colocar “a data que quiser”, ou seja, um milionésimo de segundo após o seu lance.

Site de leilões sao muito mais sobre psicologia do que sobre leilão efetivamente, e detalhe, ter boots dando lances não é contra a lei.

acho desleal criar/permitir bots [e não boots :wink: ]. se eu for criar um sistema deste tipo, não criarei/permitirei isso.

penso que seria honesto de minha parte definir um valor inicial/mínimo para o leilão começar. bot, não.

aliás, existe esse negócio de ‘bot remoto’? ou ‘bot não cadastrado no sistema’ entrar e fazer uma arruaça no meu site?

e esse lance da ‘concorrência’ em termos de ‘milisegundos’? como é isso?

Pra quem disse que isso não é ilegal, há um engano: dá pra considerar ilegal sim, pelo crime de estelionato
(Art 171, Titulo II Cap VI) : “obter para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento.”

Claro que isso vai depender da visão do magistrado. Mas em suma, é crime sim, mesmo sem PL84/99 no ar. Mas daí até eles não criarem, é outra história…

Eu tava pensando numa coisa: como será que funciona a arquitetura de push deles? Digo, se vc entrar lá aparece o último lance de X em X segundos, e atualiza na hora. Como será que fazem aquilo?

[quote=AUser]Pra quem disse que isso não é ilegal, há um engano: dá pra considerar ilegal sim, pelo crime de estelionato
(Art 171, Titulo II Cap VI) : “obter para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento.”

Claro que isso vai depender da visão do magistrado. Mas em suma, é crime sim, mesmo sem PL84/99 no ar. Mas daí até eles não criarem, é outra história…

Eu tava pensando numa coisa: como será que funciona a arquitetura de push deles? Digo, se vc entrar lá aparece o último lance de X em X segundos, e atualiza na hora. Como será que fazem aquilo?[/quote]

Opa, com certeza existe um engano. Releia o que a lei diz:

Ao dar um lance com o boot, vc não está causando prejuízo a ninguém, se o usuário quer cobrir o lance, azar o dele. Foi exatamente o que a justica determinou, já que uma meia dúzia de pessoas entraram com um processo contra um determinado site de leilão no ano passado e acabaram perdendo. A atividade não é ilegal, por mais que pareca desonesta.

[quote=deniswsrosa][quote=AUser]Pra quem disse que isso não é ilegal, há um engano: dá pra considerar ilegal sim, pelo crime de estelionato

Eu tava pensando numa coisa: como será que funciona a arquitetura de push deles? Digo, se vc entrar lá aparece o último lance de X em X segundos, e atualiza na hora. Como será que fazem aquilo?[/quote]

Ao dar um lance com o boot, vc não está causando prejuízo a ninguém, se o usuário quer cobrir o lance, azar o dele. Foi exatamente o que a justica determinou, já que uma meia dúzia de pessoas entraram com um processo contra um determinado site de leilão no ano passado e acabaram perdendo. A atividade não é ilegal, por mais que pareca desonesta.[/quote]

1. O certo é “bot”, não boot.

2. Não é azar o dele não sr., leia novamente: “induzindo ou mantendo alguém em erro”. Você acha que alguém por acaso tinha consciência disso? No mais, dê o número do processo por favor para que consulte em que instância foi e onde foi. Não achei nenhuma jurisprudência sobre isso aqui. Além do quê, olha o Art. 6º, §4 do CDC:

“… a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços;…” Vai me dizer que o magistrado considera de igual proporção a relação homem x máquina?

Outro: CDC Art. 31: …". A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores."

Bom, me diga o número do processo ou me dê detalhes sobre ele, com certeza o juiz não entendeu dessa forma e nem os fatos foram apresentados dessa forma. E de todo jeito, mesmo que houvesse essa relação explícita em contrato, esse contrato poderia não ser celebrado visto que a relação homem x máquina é sempre considerada desigual. Isso pq não vamos entrar na parte de práticas abusivas, expressas do Art. 39 em diante.

São vários os mecanismos do direito em vigor para lidar com isso… Mas enfim, me mostre o processo, que vou dar uma lida. Será bom.

Alguém mais aqui é estudante de direito e tem algo a comentar? xD

Vou procurar a notícia e atualizo aqui. Concordo que o juiz pode ter decidido a favor do site de leilão no caso dos bots por desconhecer o assunto, é uma probabilidade.

Mas se são realmente ilegais, eu diria que muitos estão estranhamente sobrevivendo tempo demais. Acredito que eles se enquadrem em alguma espécie de “jogo” e usam algum truque para não serem considerados um jogo de azar.

pessoal, legal essas informações, mas acho que a gente tá fugindo de debater questões técnicas/arquiteturais… :roll:

Você tem razão.

Bom, eu pesquisei aqui e vi que todos os grandes sites de leilão online do Brasil são do mesmo cidadão. Acredita? rs. Todos hospedados fora do Brasil tb.

Eu realmente quero entender como diabos eles fazem essa arquitetura de push deles…

[]'s

sobre o quê?

quem é o cabra?

onde, basicamente?

falando sério ou zoando?

sobre o quê?

quem é o cabra?

onde, basicamente?

falando sério ou zoando?[/quote]

Aí, o dono de todos estes é: 09.419.212/0001-82 - Web Lance Comércio Eletrônico.

Hospedados em: Amazon.com, Inc. Amazon Web Services, Elastic Compute Cloud, EC2 1200 12th Avenue South Seattle WA US 98144

eu tô falando sério, gostaria de conhecer essa arquitetura de push deles. Pra mim e muito estranho isso… Lidar com tudo, o que acho que acontece é que o contador é no cliente, local, e aí, o server dá o push de acordo com os dados novos, e o contador reseta. Se houver algum outro lance anterior ao seu, ele valida. Só isso. Agora como diabos ele faz esse push? Duvido que tenha um timer buscando de X em X milisegs, rs… Alguém tem alguma boa implementação disso?

[]'s

pelo que as 3 primeiras páginas do google me mostraram, alguns sites [1] fizeram parceria com a empresa supra citada porém outros [2], dizem ser administrador pela web lance… fiquei confuso agora… c sabe dizer que outros sites são dessa empresa?

vendo pelo lado técnico isso é bom… maior performance do que site hospedado em host compartilhado, claro. agora, será que eles usam todo o potencial da nuvem?

tb quero saber! :wink:

acabei de descobrir mais um site dos caras… #tenso :shock:

Acho difícil considerar bots de leilões ilegais. Toda a indústria de High Frequency Trading nas bolsas de valores mundiais é baseada nesses bots. E a BM&FBOVESPA tá aí trabalhando para ter transações financeiras abaixo de 1 milissegundo.

E sobre esses milissegundos serem vantagem, isso é normal. Eu jogo em servidores em Los Angeles com latência ao redor de 200ms. Numa arena player vs player contra um jogador daquela mesma região do servidor, latência menor que 20ms, com certeza ele vai ter mais vantagens no tempo de resposta, e provavelmente ganhar de mim.

[quote=Bruno Laturner]Acho difícil considerar bots de leilões ilegais. Toda a indústria de High Frequency Trading nas bolsas de valores mundiais é baseada nesses bots. E a BM&FBOVESPA tá aí trabalhando para ter transações financeiras abaixo de 1 milissegundo.

E sobre esses milissegundos serem vantagem, isso é normal. Eu jogo em servidores em Los Angeles com latência ao redor de 200ms. Numa arena player vs player contra um jogador daquela mesma região do servidor, latência menor que 20ms, com certeza ele vai ter mais vantagens no tempo de resposta, e provavelmente ganhar de mim.[/quote]

Bom, enquanto ninguém aparece pra esclarecer as dúvidas de arquitetura…

Eu continuo discordando, “indústria de high frequency trading” baseada em bots que aumentam os valores? Bom, é uma ótica muito diferente do mercado onde estamos lidando com pessoas físicas que estão adquirindo produtos para uso pessoal e sem intenção de gerar novas receitas com isso. Talvez esses bots sirvam para regular os valores e controlar o mercado (sei lá, falo com opinião de leigo sobre o assunto que nunca ouviu o termo high frequency trading), mas nesse caso não estão regulando nada, estão regulando para ofertar o mínimo de lucro requerido aos donos do site… E outra, eu não sei quem vai ser o legislador nesse caso, mas com certeza esses sites são regulados no Brasil mesmo, e estao sujeitos a todas as ações do CDC, etc. Eu acredito que você está comparando coisas completamente distintas…

Outra coisa que qualquer um pode alegar é que isso faz parte do ônus comercial dele. Que é uma parte e consequência natural do negócio que algumas mercadorias saiam com o preço bem abaixo (como ocorre normalmente em qualquer leilão). Vc encontrou o processo que se referiu anteriormente?

Mas uma coisa sobre essa questão do tempo de resposta, não existe um negócio lá no HTTP que eu tenho como saber o tempo que demorou, etc? Ou não usam isso por ser inseguro? Eu me lembro que tem uns negócios em MMO que calculam as ações, só que do lado cliente, e depois enviam ao servidor, embora aconteça ainda assim no lado cliente.

[quote=deniswsrosa][quote=AUser]Pra quem disse que isso não é ilegal, há um engano: dá pra considerar ilegal sim, pelo crime de estelionato

Ao dar um lance com o boot, vc não está causando prejuízo a ninguém, se o usuário quer cobrir o lance, azar o dele. Foi exatamente o que a justica determinou, já que uma meia dúzia de pessoas entraram com um processo contra um determinado site de leilão no ano passado e acabaram perdendo. A atividade não é ilegal, por mais que pareca desonesta.[/quote]

releia a lei: “obter para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento.”

um boot não é um usuário é um meio de impedir que o usuário ganhe… ou seja é uma forma de se obter vantagem ilícita ao que custa prejuizo para os usuários, se o boot não é um usuário e sim um mecanismo ele é uma fraude… isto é sim ilegal… e quem faz isto tem que ir é pro xadrez. E uma tatica parecida a usada em caça-nickel onde a vantagem e sempre da maquina…