Arquitetura de um projeto usando o GWT(Google Web ToolKit) - Opiniões e Discussões

Ainda estou estudando o GWT e estou pesquisando qual a melhor maneira de se fazer um CRUD com ele.

Pro pessoal que já usa o GWT, queria saber qual a melhor maneira de se trabalhar com ele.

1)Vocês usam algum outro Framework além do GWT para ajudar a fazer o MVC?

Pelo que eu vi até agora o GWT cuida muito da view, mas no controller acabamos por usar servlets normais.
Vi um livro que aborda o GWT junto com o Spring-MVC e isso me pareceu um tanto quanto complexo, já que ouvi dizer que o Spring-MVC apesar de ser muito poderoso é muito difícil de ser usado.

Conforme for me aparecendo novas dúvidas eu vou postando aqui.

GWT é view e controller (ou pelo menos parte deles). A maneira de usá-lo é mais parecida com Swing do que web, então eu sugiro esquecer um pouco o conceito de MVC. Se você não tem experiência com desenvolvimento desktop eu sugiro fugir de GWT, porque grandes são as chances de você criar um monstro. Já vi isso acontecer mais de uma vez.

Quanto a outra dúvida: você pode usar tanto Servlets quanto Controllers do SpringMVC (expostos com GWTHandler) para expor métodos da sua camada de negócios que são chamados via GWT-RPC. Com Spring é um pouco mais chato de configurar pela primeira vez, mas depois é bem mais fácil para desenvolver. Além disso você pode usar a parte de inversão de controle, que deixa seu sistema muito simples e fácil de se testar.

[quote=s4nchez]A maneira de usá-lo é mais parecida com Swing do que web, então eu sugiro esquecer um pouco o conceito de MVC. Se você não tem experiência com desenvolvimento desktop eu sugiro fugir de GWT, porque grandes são as chances de você criar um monstro. Já vi isso acontecer mais de uma vez.
[/quote]