Arquitetura de um projeto usando o GWT(Google Web ToolKit) - Opiniões e Discussões

Ainda estou estudando o GWT e estou pesquisando qual a melhor maneira de se fazer um CRUD com ele.

Pro pessoal que já usa o GWT, queria saber qual a melhor maneira de se trabalhar com ele.

1)Vocês usam algum outro Framework além do GWT para ajudar a fazer o MVC?

Pelo que eu vi até agora o GWT cuida muito da view, mas no controller acabamos por usar servlets normais.
Vi um livro que aborda o GWT junto com o Spring-MVC e isso me pareceu um tanto quanto complexo, já que ouvi dizer que o Spring-MVC apesar de ser muito poderoso é muito difícil de ser usado.

Conforme for me aparecendo novas dúvidas eu vou postando aqui.

GWT é view e controller (ou pelo menos parte deles). A maneira de usá-lo é mais parecida com Swing do que web, então eu sugiro esquecer um pouco o conceito de MVC. Se você não tem experiência com desenvolvimento desktop eu sugiro fugir de GWT, porque grandes são as chances de você criar um monstro. Já vi isso acontecer mais de uma vez.

Quanto a outra dúvida: você pode usar tanto Servlets quanto Controllers do SpringMVC (expostos com GWTHandler) para expor métodos da sua camada de negócios que são chamados via GWT-RPC. Com Spring é um pouco mais chato de configurar pela primeira vez, mas depois é bem mais fácil para desenvolver. Além disso você pode usar a parte de inversão de controle, que deixa seu sistema muito simples e fácil de se testar.

[quote=s4nchez]A maneira de usá-lo é mais parecida com Swing do que web, então eu sugiro esquecer um pouco o conceito de MVC. Se você não tem experiência com desenvolvimento desktop eu sugiro fugir de GWT, porque grandes são as chances de você criar um monstro. Já vi isso acontecer mais de uma vez.
[/quote]

A questão é que eu gostei muito da maneira como ele trabalha, passando o java para javascript e também gostei dos componentes do GWT-EXT que deixam a sua aplicação web bastante rica. Agora é fato que eu não tenho experiência com Swing, e há essa possibilidade de eu criar um monstro.

Posso estudar o Spring se for o caso, com a inteção de deixar minha aplicação mais fácil de manter e testar como você falou. O problema é a complexidade dessas coisas e o tempo que eu devo levar para obter tal conhecimento.

O que me leva a seguir em frente com o GWT é o intuito de deixar as minhas aplicações ricas e de fácil interação com o usuário e a fácil integração que ele tem com novos componentes que você queira adicionar ou criar, coisa que eu não vejo tão bem em outros frameworks.

Têm um livro que se chama GWT in practice, e acho que ele deve me ajudar bastante a criar a minha arquitetura.

O que você acha?

BOA TARDE !!

Senhores sou finalista do curso de sistemas de informação do Centro Universitário Luterano de Manaus da ULBRA.

Estou terminando de escrever meu TCC 1, Trabalho de Conclusao de Curso 1, Estamos porpondo o desenvolvimento de um aplicativo Web, que seja gerador da Grade de horário dos curós que a instituição Oferece, deta maneira queremos Utilizar GWT/AJAX, para o desenvolvimento.

Tenho que entregar este documento completo coma proposta, até segunda feira dia 15 de junho de 2009.

Só que tenho algumas duvidas.

Quando Falamos que o Gwt utiliza Java, estamos nos referendi a apenas JSP, ou alguma plataforma especifica ?

Qual a arquitetura do GWT, Li em alguns fórum que é similar a do SUwig, mas também li que ele é parte do MVC, Estou muito confuso, gostaria de uma ajuda principalmente neste aspecto.

Tenho que fazer um capitulo do meu trabalho que vai falar da arquitetura do software com uma ilustração que o explique.

Gostaria realmente se vcs poderiam me explicar me ajudar a escrever este capitulo, lembrando só irei comecara programar semestre que vem.

Então qual arquitetura dô GWT ? alguma figura que represente.

NÃO SEI SE ISSO se refere especificamente da arquitetura:
? ?client?, que contém o código Java do cliente (esse código precisa estar em conformidade com as restrições mencionadas anteriormente)
? ?server?, que contém o código Java do servidor (você pode usar a API J2SE/J2EE integral aqui)
? ?public?, que contém as páginas HTML, o CSS e as imagens do aplicativo
Obrigado… muito agradecido.

vini.svp@gmail.com

procura-se um crud exemplo no gwt ? quem encontrar por favor : web2ajax@gmail.com

grato !

E ae juniorsatannas teve sucesso com o vraptor + gwt… to iniciando com esse modelo agora… disponibilizou algum material a respeito?

gwt + ext = fIZ UM SISTEMNA
vRAPTOR + sPRINGSECURITY + HIBERNATE = FIZ OUTRO
GWT <> vRAPTOR

ABRAÇO.

Q pena… o plano até que tava fluindo… vou ver outro ria similar… (se ser jquery) vlw!

da uma olhada em vraptor com extJs