Arquitetura de custom fields

Bom dia pessoal.

Estou começando um novo projeto que tem um requisito desafiador: custom fields (ou campos definidos pelo usuário).
Basicamente, o usuário poderá (através de API) registrar eventos, com propriedades definidas por ele e depois gerar relatórios e gráficos em um interface web. Pois bem, vem a questão: como armazenar essas propriedades, visto que, é impossível saber de antemão qual são as propriedades e os tipos das mesmas. Algumas propriedades são fixas para controle interno da aplicação.
A idéia é ter muitos usuários e consequentemente muitas “tabelas” de eventos totalmente distintas.

Encontrei diversas formas:

1. Usar um banco NoSQL de documento (MongoDB por exemplo): simplesmente inserir os documentos (as propriedades fixas + as definidas pelos usuários) em uma única coleção de documentos.
  2. Usar um banco NoSQL de documento (MongoDB por exemplo): inserir os dados gerais em uma coleção e ter uma coleção para cada “tabela” de eventos definida pelo usuário. Dessa forma, faria sentido usar uma solução dessas pela facilidade de adicionar novas propriedades.
  3. BD relacional, uma tabela no banco para cada “tabela” definida pelo usuário. Similar à opção 2.
  4. BD relacional, com uma tabela com dados gerais e com uma tabela chave / valor (/tipo?) para as propriedades. Seriam então (basicamente) duas tabelas compartilhadas entre todos os usuários.
  5. NoSQL ou BD relacional: um banco por usuário.
  6. BD relacional: uma tabela com colunas extras (string1, string2, string3, stringN, inteiro1, inteiro2, inteiroN, etc)