Arquitetura baseada em componentes

Boa tarde a todos,

Em primeiro lugar, me desculpem se coloquei o tópico em um local indevido!

Gostaria de saber dos amigos sobre arquitetura baseada em componentes, uma idéia macro do que se trata, e se possível que me passem um material (tópico) com mais detalhes específicos. Se não for pedir demais, falem sobre EJB, CORBA, etc.

Encontrei aqui no GUJ uma apostila introdutória ao Demoiselle, gostaria de saber se é o caminho certo, ou não?

por favor!

[]'s

Cara, o que tu consideras como caminho certo ???

Eu por exemplo quando vou no Oceano, gosto de ver Tubarões, algumas pessoas preferem corais ??? Qual é o certo ???

Bom. perca-se nesse Oceano chamado Java…

Qaunto ao restante do tópico… Poutz cara, tem uma porrada de material aqui no GUJ mesmo e uma outra pancada no Google… na boa, uma pesquisada não faz mal…

Eu considero caminho certo a opinião dos demais, daí a iniciativa de se abrir um novo tópico, eu sei onde fica o Google, achei o GUJ, as apostilas da caelum, muito material para eu chegar ao 4º ano de Bacharel pela FATEC (faculdade não quer dizer nada), através dele.

Se alguém fizesse a gentileza de compartilhar suas experiências, eu agradeço!

Fica com deus, irmão!

Poutz cara, desculpe se pareceu Rude… mas o que eu quis te dizer é o seguinte… nada do que eu disser pra você pode ser levado como caminho certo…

Por exemplo, estou usando JEE6 puro, EJB + JSF com PrimeFaces… Um amigo meu usa Spring + JSF com RichFaces, trabalhei em um projeto com EE5 + JSF 1.2 + JBoss Seam…

Tem uma galera trabalhando com Demoiselle que conheço do SERPRO… Eles gostam, apesar de reclamar com algumas coisinhas… Atualmente presto consultoria para uma empresa que usa Srping 2.5 + Hibernate 3.2.5 + Framework próprio da empresa… Não sou muito fã, mas pra época que o Frame foi desenvolvido, ele responde bacana e não é de todo ruim… é Servlets + JSP puro… Enfim…

Mesmo as experiências da galera daqui não são bem “O caminho certo”, eu te aconselho a montares uma arquitetura tua e ir testando e aprimorando, faz pequenos Sistemas com Ns arquiteturas e vê qual mais se adequa a você…

Opniões aqui vais ouvir aos montes, tem gente que adora Anotações e odeia XML e vice-versa, tem gente que prefere Config. Programática, tem gente que odeia JSF, tem gente que odeia a Oracle, etc… Foi nesse sentido que eu quis dizer… Usas alguma coisa e aprende com isso… não espera te dizerem o caminho que vais acabar odiando a Tecnologia, assim como odiei no começo…

Mas pra compartilhar minha experiência, eu vou te dar uma dica:

Usa o que há de mais novo no mercado, usa EE6, pega a Documentação da mesma e começa um projeto de teste com essa arquitetura… Depois se não gostares, faz um com Struts, Spring, JBoss Seam, usa JPA pura, usa JPA + Hibernate… Usa Servlets e JSP na unha (vais aprender pra caramba com isso), etc…

Espero ter sido mais claro agora… Ah e esqueça esse status de “FORMADO” isso em nosso meio é mal visto pra KCTI, faça seus conhecimentos e sua carreira, maiores que seu diploma…

Abs []

E a Arquitetura baseada em componentes? Você quiz dizer que JSF e EJB são baseados em arquitetura de componentes?

E relaxa quanto ao resto, o importante aqui é a discusão, acho eu. A proposito, citei o exemplo da faculdade pra exemplificar quando disse: “pesquisar não faz mal”. Ninguem quer paga de nada não!
[]'s

[quote=getAdicted]E a Arquitetura baseada em componentes? Você quiz dizer que STRUTS, JSF, EJB, são baseados em arquitetura de componentes?..
[]'s[/quote]

Não disse isso, to te dando exemplo da questão de não ter “O Caminho certo” entendeste ??

O que eu quiz dizer com caminho certo foi, o que se baseia em arquitetura de componentes.

Mas é isso que to falando… não importa o assunto… Mas só pra não sair sem contribuir, dá uma olhada em EJB e suas vertentes… Não usa Framework por enquanto…

Então…

Struts 1, 2, VRaptor, Hibernate, Servlet, Model 2x, configurar as JSP com as tags do Struts 1: html, bean + displaytag, e de olho no paradigma MVC, implementar a segurança no securityfilter com XML, no Struts 1… Beleza, minha duvida não é saber o que utilizar em termos de Framework, etc… É saber a respeito da Arquitetura Baseada em Componentes, como se aplica e sua utilidade em reuso de código, por exemplo…

Eu mexo com Java para web a um ano aprox…

Então, também tenho interesse em aprimorar meus conhecimentos e aprender mais sobre arquitetura baseada em componentes.
O que noto é que muito se fala de frameworks de view quando o assunto cai em arquitetura de componentes, mas não é nada disso que pocuro.

O que quero dizer é uma arquitetura do model baseada em componentes, independente da view (se é que haverá view).
Isso tudo pensando em escalabilidade e blablabla…

Onde eu possa desplugar uma funcionalidade específica e plugar uma variante dela facilmente, sem que os outros pedaços (componentes) sequer fiquem sabendo dessa alteração, como se fosse um quebra cabeças e a interface de comunicação aquelas silhuetas das peças, porém cada um com um desenho interno diferente. Compreendem? Daí se a silhueta for diferente a peça não se encaixa.

É essa a visão que tenho de arquitetura baseada em componentes, estou errado?

Claro que no meio disso tudo tem muita gente com miss-concepts, por exemplo, o padrão MVC que é tão conhecido por todo mundo, mas é erradamente implementado por 90% desse povo. O mesmo ocorre com Agile, DDD e o escambal…

Pesquisem sobre OSGi…considero esta como a tecnologia mais adiantada nesta questão.

flws

Hmmmmmmm
Certo dia alguém que não trabalha comigo estava falando sobre OSGi e elogiando a tecnologia.

Alguma sugestão? Se de repente você conhecer algum artigo (lê-se artigo, não tutorial).

vlw!!!

Oi!

Tenho visto poucos artigos sobre o tema. E quando se encontra algum o dito está mais pra explicar o que é do que dizer sobre o posicionamento do mercado em relação a tecnologia. Ainda acho que o ideal é conseguir um livro ou tutorial e dar uma lida nos embasamentos para formar uma idéia.

A idéia (OSGi) é boa, mas parece que vai ser difícil do mercado assimiliar isto no momento. Tem um impacto forte em como arquitetar as aplicações.

flws

Valeu mesmo, rapaziada, ajudaram bastante!

Eu pretendo continuar pesquisando, qualquer novidade, eu postarei aqui no GUJ.

Obrigado mais uma vez, boa semana a todos!

[]'s

Exatamente.
O pouco que sei me indicou que haverá profundas mudanças na arquitetura, daí a dificuldade de adoção.
Fora que entraria só em projetos novos, quiçá em pilotos pra botar a prova a capacidade do bicho, o que talvez fosse mais adequado.

Abraços!

Dê uma olhada também no Fractal, que parece oferecer uma estrutura mais sofisticada do que o OSGI.

Em uma das revistas (Java Magazine ou MundoJ, não lembro qual agora) tem saído alguns artigos sobre OSGI.

Sem contar que tem material excelente sobre isso aqui e aqui.

[]´s

Olá,

Primeiramente gostaria de desejar um prospero Ano Novo a todos.

Fiquei feliz por terem relembrado deste tópico, tenho a seguinte dúvida, por gentileza:
Na faculdade eu tive Engenharia de Software e a ementa da disciplina contemplava a Arquitetura Baseada em Componentes, era um assunto da matéria. Um dos alvos prediletos do professor, com o intuito de exemplificar esse paradigma, era EJB, até então, tudo bem, mas ele sempre se perdia quando eu falava sobre JSF:

… afinal, JSF pode ser considerada uma tecnologia baseada em arquitetura de componentes? :oops:

Obrigado pela atenção!

[]'s

Segue os artigos da Java Magazine sobre OSGI no java

O primeiro artigo é bem legal, da pra tirar todas as duvidas sobre como programar aplicacoes modulares
com usando o Spring Dynamic Modules. O problema é que o segundo artigo mostra como construir uma aplicacao
modular WEB(o primeiro é DESKTOP), porem ao criar uma aplicacao web no eclicpe escolhendo o perfil de projeto
"Dynamic Web Project" e setar no arquivo MANIFEST.MF no diretorio WebContent/META-INF as dependencias dos
"bundles" criados no primeiro artigo, o classpath nao os reconhece impedindo de continuar a conclusao do segundo artigo
ate o final…aff…

Sei que o topico nao eh sobre isso mas se alguem tiver uma dica sobre como faço o classpath do projeto reconhecer as
dependencias de discrimino nele fico grato…estou desenvolvendo uma aplicacao modular usando FLEX e precisava de resolver
esse problema…