Arco de Circunferência

Olá pessoal,

É uma dúvida simples:
preciso de uma classe com um método que traça um arco de circunferência, algo como:

circ (xcentro, ycentro, raio, ângulo inicial (graus), ângulo final (graus));

Parece que Arc2D não está ajudando, o esquema dele é diferente…

Agradeço se puderem ajudar.

Ora, amigo, você já tem quase tudo mastigado com Arc2D ou Graphics.drawArc. O esquema dele é quase igual ao que você precisa.
Desenhe esse arco e veja que é só fazer umas contas bobas de adição e/ou subtração; você nem precisa calcular senos ou co-senos.

obrigado thingol, vou testá-los.

Pena que não é nem um pouco intuitivo :frowning:

Intuitivo pra mim seria falar: quero um arco de uma circunferência centrada em (x,y) com raio r que vai do ângulo x ao ângulo y, ou um arco centrado em (x,y) que vai do ponto(x1,y1) a (x2,y2).

No Graphics.drawArc vi você especifica um x,y do canto superior esquerdo do quadrado no qual esse círculo está inscrito. Mas tudo bem.

Se não me engano, a API do Windows para desenhar arcos requer que você calcule senos e co-senos porque você não dá os ângulos, e sim pontos onde os ângulos têm de começar e terminar.
Então você precisa pegar um quadrado que circunscreve esse círculo, e calcular os senos ou co-senos para achar pontos nesse quadrado onde os ângulos começam.
É por isso que acho que a API do Java é mais de acordo com o que você precisa, porque usa ângulos em vez de pontos.