Agora, a linguagem VB ainda existe, na versão .Net. É um dos carros chefes da MS, uma versão simplificada dele (o VBA) está presente em praticamente todos os aplicativos (Excel, Word, etc). Acho difícil que o VB, como linguagem, seja descontinuado também.[/quote]
[quote=ViniGodoy][quote=camachojr]Com relação aos compromissos de manutenção, o interessante no caso da Oracle é que eles mantém públicas as datas de descontinuação de um release (EOL). Por exemplo, já sabemos que o JAVA 7 vai ser descontinuado em Julho de 2014! Sendo então substituído pelo próximo release.
[/quote]
Confesso que em dezembro do ano passado pesquisei sobre o término do suporte do Visual Studio 2010 Professional e não consegui encontrar a informação.
Através das URLs citadas foi fácil:
Término do suporte base: 14/7/2015; Término do suporte estendido: 8/9/2020; Término do suporte de service pack: 10/4/2012
[quote=camachojr]Com relação aos compromissos de manutenção, o interessante no caso da Oracle é que eles mantém públicas as datas de descontinuação de um release (EOL).
Por exemplo, já sabemos que o JAVA 7 vai ser descontinuado em Julho de 2014! Sendo então substituído pelo próximo release.
[/quote]
Essas datas são para as versões gratuitas. Acho que a Oracle tem opção de assinatura, onde empresas podem pegar atualizações para versões antigas. Acho que tem novas versões até para a Java 1.4 .
Agora, a linguagem VB ainda existe, na versão .Net. É um dos carros chefes da MS, uma versão simplificada dele (o VBA) está presente em praticamente todos os aplicativos (Excel, Word, etc). Acho difícil que o VB, como linguagem, seja descontinuado também.[/quote]
Acho que era VB6 mesmo.[/quote]
A empresa poderia então estar usando VB6 muito tarde após 2003, pois ela é uma ferramenta de 1998 e em 2003 eu ainda recebia suporde deles num projeto com COM+.
[quote=Longino][quote=camachojr]Com relação aos compromissos de manutenção, o interessante no caso da Oracle é que eles mantém públicas as datas de descontinuação de um release (EOL).
Por exemplo, já sabemos que o JAVA 7 vai ser descontinuado em Julho de 2014! Sendo então substituído pelo próximo release.
[/quote]
Essas datas são para as versões gratuitas. Acho que a Oracle tem opção de assinatura, onde empresas podem pegar atualizações para versões antigas. Acho que tem novas versões até para a Java 1.4 .[/quote]
É isso aí, suporte pago até o jurásssico Java 1.4 recebe atualizações. Gratuito, a política da Oracle manteve a mesma da Sun.
VB pode ser considerado descontinuado, o VB ‘simplificado’ nada é mais que uma gambiarra sem tamanho. E é muito difícil um programa antigo funcionar 100% nas versões novas. O foco da MS é C#, não tem jeito. A estorinha de que .NET você programa em qualquer linguagem que quiser, na prática não vingou.
Java no desktop, acho que é mais o que o vini falou mesmo. Tinha o jBuilder, Power J, jDeveloper, que tudo eram RAD, mas sempre foi pesadão. E muita coisa que você fazia simples no VB e no Delphi, no Java desktop dava mais trabalho. A Borland até conseguiu fazer um framework visual intuitivo, mas além de pesado, os desenvolvedores não aceitaram muito, porque era fechado e dava a impressão de que você seria um programador jBuilder e não Java.