Aprender JAVA ou Dot Net

[quote=adriano_si]fabioEM

Relendo o Post, reparei que cai em um erro… Em momento algum você citou que um arquiteto não deve saber programar… Desculpe-me…

Porém ainda não concordo com a comparação com a Engenharia Civil…

Um Engenheiro civil nunca vai lá quebrar as pedras, um Arquiteto sim, pode e deve “sujar” (vide aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquiteto_de_software buscar Torre de Marfim) suas mãos com o código…

Inclusive o melhor arquiteto que já conhecí, sempre que dava o start inicial da Arquitetura do Software, sentava na baia com os Programadores pra fazer 3 coisas:

1 - Tirar dúvidas;

2 - Ensinar e disseminar a Arquitetura da App;

3 - botar a mão na massa;

Abs []
[/quote]

Beleza,
Concordo com você nesse ponto também! Infelizmente já conheci arquitetos que nem sequer sabiam fazer um “if”. Triste mas é a realidade.

[quote=fabioEM][quote=adriano_si]fabioEM

Relendo o Post, reparei que cai em um erro… Em momento algum você citou que um arquiteto não deve saber programar… Desculpe-me…

Porém ainda não concordo com a comparação com a Engenharia Civil…

Um Engenheiro civil nunca vai lá quebrar as pedras, um Arquiteto sim, pode e deve “sujar” (vide aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquiteto_de_software buscar Torre de Marfim) suas mãos com o código…

Inclusive o melhor arquiteto que já conhecí, sempre que dava o start inicial da Arquitetura do Software, sentava na baia com os Programadores pra fazer 3 coisas:

1 - Tirar dúvidas;

2 - Ensinar e disseminar a Arquitetura da App;

3 - botar a mão na massa;

Abs []
[/quote]

Beleza,
Concordo com você nesse ponto também! Infelizmente já conheci arquitetos que nem sequer sabiam fazer um “if”. Triste mas é a realidade.
[/quote]

eu sempre achei que a evolução do Desenvolvedor Senior era Arquiteto…

Desculpa cara, mas não concordo com a sua opinião. Corremos alguns riscos quando comparamos o Desenvolvimento de Software com outras áreas e esse é um deles, fazer uma comparação que não combina.

Um Engenheiro Civil é um cara puramente matemático, que é preparado pra resolver problemas referente ao Projeto de uma construção, enquanto que um Pedreiro é um cara que tem a força física para fazer trabalhos braçais.

Embora a comparação de Programador = Pedreiro seja tentadora, ela passa longe do ideal. Vivemos a era do conhecimento, onde o antigo Programador Pedreiro (mero digitador) está ficando obsoleto.

Você dizer que um arquiteto de Software Programar é um absurdo, eu “desconcordo” sumariamente. Não existe Pensadores de Soluções de Software sem que o profissional entenda a Essência de Software e essência de um Software é seu código-fonte.

As vezes me preocupo com alguns profissionais que não são capazes de correr atrás de coisas novas e acharem que o modelo que temos hoje está tudo Ok, ou seja, evolução 0.

Aconselho a você algumas leituras que creio que sejam essenciais para melhor entendimento. Antes que digam que não é o que o [MERCADO] está pedindo, restrinjam essa frase a [MERCADO ARCAICO BRASILEIRO AO QUAL ESTAMOS ACOSTUMADOS A VER] pois os grandes players mesmo já praticam tais conceitos.

http://blog.feliperibeiro.com/2011/08/o-programador-poliglota.html

http://fernandofranzini.wordpress.com/category/arquiteto/

Você não é obrigado a concordar comigo, pois lembro-lhe que é somente a minha opinião… Mas simplesmente ignorar o que os grandes players do mercado estão fazendo e trazendo de experiência, com base nas empresa chulés que temos visto Brasil afora… Sei não…

O Brasil ainda precisa entender o que é desenvolvimento de Software, certo e errado é relativo, mas estagnar no tempo e não buscar imitar o que está dando certo, com certeza é um erro.

Abs [][/quote]

Gostaria de acrescentar um artigo do Peter Norvig nessa lista “Teach Yourself Programming in Ten Years”. É um texto de 2001 que também aborda um pouco a questão de aprender várias linguagens diferentes e tem me guiado bastante, assim como o artigo do Eric Raymond, “How to Become a Hacker”.

Cara, eu não acho legal ficar limitado às aplicações desktop, mas se você curte mais, saiba que o WPF dá um pau gigantesco em qualquer plataforma desktop no mercado. Tanto pela facilidade, quanto pelo design final que é possível alcançar.
Teve um cara aí que disse que não achou respostas para as perguntas na internet. Bom, a documentação oficial do .net é infinitamente melhor do que a documentação oficial do java, mas o java tem uma comunidade maior pelo fato de ser open-source. De qualquer maneira, apesar de não ter uma comunidade tão grande, o portal de desenvolvedores da microsoft (msdn) tem um forum animal com muita gente qualificada pra responder suas perguntas.
A microsoft também tem um portal de soluções opensource (codeplex) e muitas das soluções de lá são feitas por funcionários da microsoft mesmo, apesar de eles não darem suporte.
Vale lembrar que muita coisa que muita gente usa hoje em dia a microsoft investe bastante. jQuery, jQuery templates, knockoutjs e outros projetos opensource tem grana da microsoft por trás.

[quote=luisrudge]Cara, eu não acho legal ficar limitado às aplicações desktop, mas se você curte mais, saiba que o WPF dá um pau gigantesco em qualquer plataforma desktop no mercado. Tanto pela facilidade, quanto pelo design final que é possível alcançar.
Teve um cara aí que disse que não achou respostas para as perguntas na internet. Bom, a documentação oficial do .net é infinitamente melhor do que a documentação oficial do java, mas o java tem uma comunidade maior pelo fato de ser open-source. De qualquer maneira, apesar de não ter uma comunidade tão grande, o portal de desenvolvedores da microsoft (msdn) tem um forum animal com muita gente qualificada pra responder suas perguntas.
A microsoft também tem um portal de soluções opensource (codeplex) e muitas das soluções de lá são feitas por funcionários da microsoft mesmo, apesar de eles não darem suporte.
Vale lembrar que muita coisa que muita gente usa hoje em dia a microsoft investe bastante. jQuery, jQuery templates, knockoutjs e outros projetos opensource tem grana da microsoft por trás.[/quote]

Obrigado Luis pela dica, você atualmente trabalha com .NET?

Opa, acho que deixei muito na cara que trabalho com .net né? hahaha.
Já trabalhei 1 ano com java (estágio na faculdade), e agora trabalho com .net há 1 ano e meio.
É claro que tudo é bem relativo ao lugar que você trabalha, inclusive as condições, mas estou bem mais satisfeito trabalhando com .net do que com java.
A curva de aprendizado é menor, existem poucos mas ótimos frameworks e você não precisa aprender 75 frameworks pra conseguir começar a trabalhar na área.
Mas respeito o java.

[quote=luisrudge]Opa, acho que deixei muito na cara que trabalho com .net né? hahaha.
Já trabalhei 1 ano com java (estágio na faculdade), e agora trabalho com .net há 1 ano e meio.
É claro que tudo é bem relativo ao lugar que você trabalha, inclusive as condições, mas estou bem mais satisfeito trabalhando com .net do que com java.
A curva de aprendizado é menor, existem poucos mas ótimos frameworks e você não precisa aprender 75 frameworks pra conseguir começar a trabalhar na área.
Mas respeito o java.[/quote]

trabalho com as duas. ainda prefiro java pela versatilidade.

você no .net não aprende x fw… mas tem de fazer o serviço deles da mesma forma.

isso de ter que aprender fw é desculpa, foi mal, minha opnião.

[quote=Elizeu_Santos][quote=luisrudge]Opa, acho que deixei muito na cara que trabalho com .net né? hahaha.

isso de ter que aprender fw é desculpa, foi mal, minha opnião.[/quote]

Nesse ponto sou obrigado a concordar com nosso amigo .NET, quando comecei a estudar Java me venderam como um beneficio que tem um monte de frameworks no mercado, não estou dizendo que não seja, mas as vagas de emprego normalmente pedem vários frameworks que uma pessoa que está começando não vai saber mesmo. É difícil até direcionar os estudos nesse ponto, pelo menos essa é uma dificuldade que eu sinto. Por isso eu acho que o mercado pra quem está começando em Java é bem mais difícil do que pra quem está começando em .NET.

[quote=luisrudge]Opa, acho que deixei muito na cara que trabalho com .net né? hahaha.

Desculpe desviar um pouco o assunto, mas vou aproveitar do seu conhecimento e dos demais, apenas pra eu ficar informado,
Luis como posso adquirir um Visual Studio sem ter que pagar? Apenas piratiando? Antes deixa eu explicar rs… Já pesquisei, e tem a versão pra estudante, porém minha faculdade não tem parceria com a microsoft, também vi que há a versão express, qual o problema de utilizar a versão express? É possível começar e terminar uma aplicação com express?

[quote=Elizeu_Santos][quote=luisrudge]Opa, acho que deixei muito na cara que trabalho com .net né? hahaha.

Opa, não precisa pedir desculpa não, até porque você está bem errado.
Eu gosto bastante de estudar os frameworks, só acho idiota ter que aprender frameworks que fazem a mesma coisa. Isso pra mim é perda de tempo.

Outra coisa, eu não disse que você não tem que aprender framework e tem que fazer tudo na mão. Só disse que não existem 75 frameworks pra COMEÇAR a trabalhar.
O .NET tem um ótimo framework de persistência de dados (entity framework, mas confesso que o Hibernate, por enquanto, é melhor), ótimo framework de MVC (com a sintaxe Razor, que dá um pau no Struts) e outros. Poderia listar mais, mas fui pesquisar os frameworks de java e fiquei perdido, porque é muita coisa. O que importa é que, enquanto java tem 5, 6 frameworks que fazem a mesma coisa, o .NET tem o framework oficial que supre 97% das necessidades e mais 3,4 frameworks de terceiros que suprem os 3% restantes.

Nem vou começar a falar de expressões lambda e linQ porque daí perde a graça.

Já vi o Framework MVC do .Net!!

Já viu JSF 2 + PrimeFaces 3.1?

http://www.primefaces.org/showcase/ui/home.jsf

Para mim não vejo vantagem alguma do .net

realmente lambda e linQ são um excelente recurso

Mais o Java8 está ai amigo
http://jcp.org/en/jsr/detail?id=335

Realmente o Java tem mais frameworks do que o .net mais se compararmos e termos de especialidades não são tantos assim.

Ex:

Persistencia : Hibernate ou JPA, ou os dois?
Negocio : EJB ou Spring , ou os dois
Apresentação : JSF , SpringMVC , VRaptor , // aqui tem um pouco mais…

Tambem podemos manter o padrão oficial igual o .net ,no caso usar (JPA ,EJB,JSF) …os framework de terceiros tão bom quanto os oficiais…

Assim temos a vantagens de escolher o que for melhor para tal necessidade … apesar de que se escolhermos os oficiais tambem supre mais de 97% do necessário para o desenvolvimento

[quote=alansystem][quote=luisrudge]Opa, acho que deixei muito na cara que trabalho com .net né? hahaha.

Desculpe desviar um pouco o assunto, mas vou aproveitar do seu conhecimento e dos demais, apenas pra eu ficar informado,
Luis como posso adquirir um Visual Studio sem ter que pagar? Apenas piratiando? Antes deixa eu explicar rs… Já pesquisei, e tem a versão pra estudante, porém minha faculdade não tem parceria com a microsoft, também vi que há a versão express, qual o problema de utilizar a versão express? É possível começar e terminar uma aplicação com express?[/quote]

É possível sim. Inclusive, no site da microsoft, tem uma grande quantidade de tutoriais que é feito somente no express.
Algumas desvantagens:
Se você quiser praticar aplicações desktop e aplicações web, terá que baixar dois express diferentes.
Desktop: Visual C# 2010 Express
Web: Visual Web Developer 2010 Express
Outra desvantagem é que as funcionalidades mais avançadas como teste unitário, ferramentas avançadas de debug, criar projetos de banco de dados, comparação de estrutura/dados de banco dados e outras coisas que não me lembro, você só tem nas versões mais avançadas.
Aqui você pode se informar melhor: http://www.microsoft.com/visualstudio/en-us/products

Bom, para adquirir você pode comprar a versão professional que não é tão cara assim (R$2.700). Se for pra aprender, pega o express mesmo que já é muito bom.
Outra maneira seria através de parceria da sua faculdade com a microsoft, que você disse que não tem, mas não custa nada você investir um tempo e falar com o coordenador do curso sobre os benefícios pra tentar ir atrás disso.
Outra maneira, e essa pouca gente sabe, é o WebSaprk.

Vale a pena conferir. Tenho certeza que o Steve Ballmer não vai ficar chateado se você baixar o visual studio pra aprender a usar, mas depois que você aprender, acho que vale a pena comprar. Até porque qualquer projeto pequeno que você pegue, custeia a versão professional.

[quote=erickfm8]Já vi o Framework MVC do .Net!!

Já viu JSF 2 + PrimeFaces 3.1?

http://www.primefaces.org/showcase/ui/home.jsf

Para mim não vejo vantagem alguma do .net

realmente lambda e linQ são um bom recurso

Mais o Java8 está ai amigo
http://jcp.org/en/jsr/detail?id=335

Também não são tantos frameworks assim

a vantagem é que agente pode escolher qual é melhor para aquele situação

Ex:

Persistencia : Hibernate ou JPA, ou os dois?
Negocio : EJB ou Spring , ou os dois
Apresentação : JSF , SpringMVC , VRaptor , // aqui tem um pouco mais…

Tambem podemos manter o padrão oficial igual o .net ,no caso (JPA ,EJB,JSF) …!! sacou a vantagem aqui é que temos framework de terceiros tão bom como os oficiais… assim temos uma vasta quantidade de soluções de alta qualidade para escolhermos…
[/quote]

Essa combinação de JSF 2 + PrimeFaces 3.1 tá me parecendo abstração do jQuery heim. Coisa de quem não quer estudar.
Claro que pode ser que eu tenha entendido errado.

Bom, se você curte usar um framework em cada projeto e depois ter que ficar se preocupando com versões, compatibilidade e suporte, daí é bem legal mesmo poder escolher entre às suas opções.

Ah, só um adendo.

Se você precisa de um framework externo pra ter essas funcionalidades… Bom, então tá bom né. Tem gente que curte mesmo :smiley:

KKKK essa foi boa…
pelo jeito é a primeira vez que vc viu JSF e fala isto? que não precisa estudar? ahuhauhau
tenta usar JSF sem estudar e depois me fala…

bom resumidamente
JSF é uma especificação do JAVA
a produtividade é muito alta …
qualidade excelente…
vasta quantidade de componentes…

acho que você não intendeu… rsrs

como eu disse , vc pode usar framework da especificação (JAVAEE(JPA,EJB) , JSF) e não precisa usar mais nada…

Eu utilizo o SharpDevelop para C#. É free.

Para java o netbeans e o eclipse são IDEs que tem me desanimado pela lentidão de alguns processos.
Dá uma lida nesse post falando sobre o MonoDevelop:
http://vitorpamplona.com/wiki/Davi%20vs%20Golias,%20Estagiários%20vs%20Experientes

Quantos aqui trabalham com programação a mais de 8 anos e conheçem bem menos de 3 linguagens?

[quote=Luiz Augusto Prado]Eu utilizo o SharpDevelop para C#. É free.

Para java o netbeans e o eclipse são IDEs que tem me desanimado pela lentidão de alguns processos.
http://vitorpamplona.com/wiki/Davi%20vs%20Golias,%20Estagiários%20vs%20Experientes

Quantos aqui trabalham com programação a mais de 8 anos e conheçem bem menos de 3 linguagens? [/quote]

Luiz Augusto, obrigado pela preciosa dica,
vocês acham que terei problemas em aprender C# com uma IDE diferente do VS? Pergunto isso, por causa dos materiais de estudo que derepente eu encontrar na net com VS.

[quote=alansystem][quote=Luiz Augusto Prado]Eu utilizo o SharpDevelop para C#. É free.

Quantos aqui trabalham com programação a mais de 8 anos e conheçem bem menos de 3 linguagens? [/quote]

Luiz Augusto, obrigado pela preciosa dica,
vocês acham que terei problemas em aprender C# com uma IDE diferente do VS? Pergunto isso, por causa dos materiais de estudo que derepente eu encontrar na net com VS.[/quote]

Seu tivesse dinheiro sobrando, com certeza eu investiria no VS.
Acredito que o aprendizado da linguagem seja independente da IDE.
Talvez vc possa ter alguma dificuldade com algum plugin ou framework diante de uma IDE fora do padrão, mas para contornar isso, só lendo as documentações destes programas.

[quote=renatomedeiros_][quote=Elizeu_Santos][quote=luisrudge]Opa, acho que deixei muito na cara que trabalho com .net né? hahaha.

Nesse ponto sou obrigado a concordar com nosso amigo .NET, quando comecei a estudar Java me venderam como um beneficio que tem um monte de frameworks no mercado, não estou dizendo que não seja, mas as vagas de emprego normalmente pedem vários frameworks que uma pessoa que está começando não vai saber mesmo. É difícil até direcionar os estudos nesse ponto, pelo menos essa é uma dificuldade que eu sinto. Por isso eu acho que o mercado pra quem está começando em Java é bem mais difícil do que pra quem está começando em .NET.[/quote]

Seria correto dizer para um iniciante: assim como eu rs.
Que por não ter experiência é “melhor” iniciar com .NET para depois ir para Java?
Pensando em mercado de trabalho.

maldito google (ou bing)

[quote=andrewop]
Seria correto dizer para um iniciante: assim como eu rs.
Que por não ter experiência é “melhor” iniciar com .NET para depois ir para Java?[/quote]

Tenho um amigo que inclusive faz muito tempo que não vejo, e ele é programador .NET já há algum tempo, e ele afirmava que .NET era mais simples do que PHP em termos de aprendizado, não estou dizendo aqui que PHP é mais difícil, não tem nda a ver uma coisa com outra, inclusive sempre achei PHP fácil, mas ele diz isso pra iniciante, não sei, como não aprendi .NET ainda não sei fazer uma comparação em grau de dificuldade no inicio.

Frisando: A comparação que eu fiz, é em termos do aprendizado inicial, não vão começar a me mutilar kkkk