Boa tarde a todos
Nao sei ao certo se aki é o local correto pra colocar este tópico mas…vamos la.
Sou completamente leigo em programaçao, mas já tenho um certo nível de conhecimento de informática, entendo pouco de redes, mas me viro bem com um linux ou freebsd
Gostaria de aprender a programar e pesquisando na internet vi q o Java é muito popular e querido entre o pessoal.
Minhas dúvidas são:
Java é dificil de aprender? (eu tenho facilidade em aprender as coisas)
Voces indicam essa linguagem pra um novato como eu que praticamente vai começar do zero?
Por onde começar?
Por enquanto so so essas.
Desde já agradeço a atenção de todos
Rodrigo
bem-vindo ao Portal Java cara, tu ta no lugar certo, bem, respondendo as suas perguntas:
Java é fácil, ainda mais pra vc já q tem facilidade em aprender as coisas. Mas antes de aprender Java em si tu teria q aprender a programar, aprender lógica, aprender algorítmos, orientação ao objeto… Pra depois por em prática com Java.
Sim, eu indicaria.
O ideal mesmo é vc começar por um livro. Não conheço nenhum tutorial ou apostila q aborde o conteúdo tão bem quanto um livro. O Java Como Programar dos Deitel & Deitel é o preferido do pessoal, começa do nivel em q o leitor não sabe nada e vai avançando, muito bom… Fora isso tu pode dar uma olhada no conteúdo do próprio Portal Java, e comparecer ao fórum pra exclarecer dúvidas q possívelmente vc terá…
Eu acho que seria mais fácil começar com algoritmos e estruturas de dados, como sugeriram, só que usando Pascal. A sintaxe é clara e fácil de entender, além de não ser orientada a objeto (acho que OO é mais difícil de se entender que programação estruturada).
Sobre a dificuldade, é muito relativo. O pessoal do Delphi acha Java bem mais difícil (mas putz, Delphi é sacanagem também).
Por onde estudar, concordo a respeito de usar livro, e o do Deitel é muito bom. Não confio em tutoriais nem apostilas sobre programação.
Caramba vcs sao rapidos hein!!
Obrigado pelos esclarecimentos
Eu tenho algumas apostilas sobre algoritmos e vou começar por elas.
Depois vou comprar o livro q vcs indicaram “Java como programar”
li a resenha do livro, vi alguns comentarios sobre ele no forum e me pareceu mto bom mesmo.
Muitíssimo obrigado pela ajuda
O portal está excelente!