Aprenda sobre o novo Java Plug-in com exemplos práticos em Java e JavaFX Por: Serge Rehem e Ulisses Telemaco
Meio “esquecidas” entre tantas novidades no mundo RIA (Adobe Flash/Flex/Air, Microsoft Silverlight, JavaFX, …), a nova Arquitetura de Plug-ins pode colocar novamente as Applets como opção a ser considerada. Elas podem ser utilizadas para o desenvolvimento desde pequenos componentes a serem embutidos em páginas web tradicionais (como botões “estilizados”, animações ou gráficos) até aplicações mais completas (como o preenchimento de um cadastro ou questionário) similares a uma aplicação Desktop. A arquitetura atual oferece suporte a praticamente as mesmas vantagens destinadas às aplicações Java WebStart.
Iniciaremos relembrando a forma tradicional de construir Applets e mostrando um overview dessa tecnologia. Em seguida apresentaremos as principais novidades da nova arquitetura do Java Plug-in, mostrando exemplos práticos com Java e JavaFX testados em Windows, Linux e Mac OS. Veremos como o uso de JNLP - o mesmo formato destinado às aplicações Java WebStart - permite a customização de uma série de propriedades como, por exemplo, a seleção da JVM específica a ser utilizada, o uso de um espaço próprio de endereçamento para cada Applet, a possibilidade de fornecer parâmetros individuais para a JVM, a opção de mudar a imagem de fundo padrão do Java apresentada no momento de carga, entre outras. Uma das grandes novidades é a funcionalidade de “arrastar-soltar” que permite que uma Applet para seja arrastada para “fora do navegador” fazendo-a executar de forma independente. Ao final, são apresentadas sugestões de leituras adicionais para aqueles que desejem maior aprofundamento no tema.
Quando nasceu o Java, há cerca 15 anos, os “mini-aplicativos” Java que rodavam no navegador eram seu “grande barato”. Na época era comum a discussão “quem é melhor? Applets Java ou ActiveX da Microsoft?”. Passado tanto tempo, até então praticamente nenhuma evolução tecnológica significativa aconteceu com as Applets (bom, quanto aos ActiveX, melhor nem falar…). O Java 1.6 update 10 veio para mudar radicalmente esse cenário, apresentando a nova geração dos plug-ins Java. Este artigo cobrirá as principais mudanças na arquitetura de plug-ins, mostrando com exemplos práticos que as Applets definitivamente estão de volta.
NetBeans 6.9 Beta introduces the JavaFX Composer, a visual layout tool for visually building JavaFX GUI applications, similar to the Swing GUI builder for Java SE applications. Additional highlights include OSGi interoperability for NetBeans Platform applications; support for JavaFX SDK 1.3, PHP Zend framework, and Ruby on Rails 3.0; as well as improvements to the Java Editor, Java Debugger, issue tracking, and more.
Não, não precisa fazer login, basta ir no site do Netbeans da mesma forma que era antes. Até existe a opção de cadastro e de registro, mas sempre foi opcional, apenas pra Sun/Oracle terem uma estatística sobre o perfil dos desenvolvedores e pra receber os artigos por email.
Eu me cadastro porque acho justo, especialmente quando não pago pela IDE.
[quote=marcosalex]Não, não precisa fazer login, basta ir no site do Netbeans da mesma forma que era antes. Até existe a opção de cadastro e de registro, mas sempre foi opcional, apenas pra Sun/Oracle terem uma estatística sobre o perfil dos desenvolvedores e pra receber os artigos por email.
Eu me cadastro porque acho justo, especialmente quando não pago pela IDE.[/quote]
NetBeans 6.9 Beta introduces the JavaFX Composer, a visual layout tool for visually building JavaFX GUI applications, similar to the Swing GUI builder for Java SE applications. Additional highlights include OSGi interoperability for NetBeans Platform applications; support for JavaFX SDK 1.3, PHP Zend framework, and Ruby on Rails 3.0; as well as improvements to the Java Editor, Java Debugger, issue tracking, and more.
Eu achei muito estranho isso, mas está no próprio site do NetBeans! O pior é que só descobri isso depois de algumas horas procurando onde estava o problema.