Applets - O Retorno: A nova geração dos Plug-ins Java [Artigo]

Aprenda sobre o novo Java Plug-in com exemplos práticos em Java e JavaFX
Por: Serge Rehem e Ulisses Telemaco

Meio “esquecidas” entre tantas novidades no mundo RIA (Adobe Flash/Flex/Air, Microsoft Silverlight, JavaFX, …), a nova Arquitetura de Plug-ins pode colocar novamente as Applets como opção a ser considerada. Elas podem ser utilizadas para o desenvolvimento desde pequenos componentes a serem embutidos em páginas web tradicionais (como botões “estilizados”, animações ou gráficos) até aplicações mais completas (como o preenchimento de um cadastro ou questionário) similares a uma aplicação Desktop. A arquitetura atual oferece suporte a praticamente as mesmas vantagens destinadas às aplicações Java WebStart.

Iniciaremos relembrando a forma tradicional de construir Applets e mostrando um overview dessa tecnologia. Em seguida apresentaremos as principais novidades da nova arquitetura do Java Plug-in, mostrando exemplos práticos com Java e JavaFX testados em Windows, Linux e Mac OS. Veremos como o uso de JNLP - o mesmo formato destinado às aplicações Java WebStart - permite a customização de uma série de propriedades como, por exemplo, a seleção da JVM específica a ser utilizada, o uso de um espaço próprio de endereçamento para cada Applet, a possibilidade de fornecer parâmetros individuais para a JVM, a opção de mudar a imagem de fundo padrão do Java apresentada no momento de carga, entre outras. Uma das grandes novidades é a funcionalidade de “arrastar-soltar” que permite que uma Applet para seja arrastada para “fora do navegador” fazendo-a executar de forma independente. Ao final, são apresentadas sugestões de leituras adicionais para aqueles que desejem maior aprofundamento no tema.

Quando nasceu o Java, há cerca 15 anos, os “mini-aplicativos” Java que rodavam no navegador eram seu “grande barato”. Na época era comum a discussão “quem é melhor? Applets Java ou ActiveX da Microsoft?”. Passado tanto tempo, até então praticamente nenhuma evolução tecnológica significativa aconteceu com as Applets (bom, quanto aos ActiveX, melhor nem falar…). O Java 1.6 update 10 veio para mudar radicalmente esse cenário, apresentando a nova geração dos plug-ins Java. Este artigo cobrirá as principais mudanças na arquitetura de plug-ins, mostrando com exemplos práticos que as Applets definitivamente estão de volta.

Veja o artigo completo no Blog do JavaBahia.

Interessante !
:smiley:
vlw

Valeu pela dica :slight_smile:

Excelente artigo. Voce explicou com muita clareza e objetividade. ta de parabens.

mt legal, vou dar uma olhada !

Muito bom o artigo cara!!

Os applets se renovando e dando mais uma opção para os desenvolvedores…

Alguém ja testou aquela funcionalidade de “arrancar” o applet do brownser e jogar pro desktop? Só vi em video ainda =/

E olha o JavaFX ali… Não vejo a hora de uma IDE decente pra essa tecnologia…

Obrigado pelos comentários positivos!

Sobre uma IDE decente para JavaFX, coincidentemente hoje foi lançada a versão 1.3 do JavaFX SDK: http://javafx.com/downloads/all.jsp. Dá uma olhadinha no JavaFX Composer que vem com o NetBeans 6.9 Beta: http://netbeans.org/community/releases/69/. Confere o Release Overview:

NetBeans 6.9 Beta introduces the JavaFX Composer, a visual layout tool for visually building JavaFX GUI applications, similar to the Swing GUI builder for Java SE applications. Additional highlights include OSGi interoperability for NetBeans Platform applications; support for JavaFX SDK 1.3, PHP Zend framework, and Ruby on Rails 3.0; as well as improvements to the Java Editor, Java Debugger, issue tracking, and more.

Abraços
Serge Rehem
javabahia.org
twitter.com/serge_rehem
twitter.com/javabahia

Serge,

Vc é o cara!
Abraços do seu brother James Frank. Tirando plantão, mas retornando ao mundo da informática.

Tem que fazer login para baixar? :oops:

Eu não vou me cadastrar para baixar.

Tem mesmo que fazer login?

Não, não precisa fazer login, basta ir no site do Netbeans da mesma forma que era antes. Até existe a opção de cadastro e de registro, mas sempre foi opcional, apenas pra Sun/Oracle terem uma estatística sobre o perfil dos desenvolvedores e pra receber os artigos por email.

Eu me cadastro porque acho justo, especialmente quando não pago pela IDE.

[quote=marcosalex]Não, não precisa fazer login, basta ir no site do Netbeans da mesma forma que era antes. Até existe a opção de cadastro e de registro, mas sempre foi opcional, apenas pra Sun/Oracle terem uma estatística sobre o perfil dos desenvolvedores e pra receber os artigos por email.

Eu me cadastro porque acho justo, especialmente quando não pago pela IDE.[/quote]

Excelente colocação Marcos.

Gostei, parabéns!

[quote=JavaBahia]Obrigado pelos comentários positivos!

Sobre uma IDE decente para JavaFX, coincidentemente hoje foi lançada a versão 1.3 do JavaFX SDK: http://javafx.com/downloads/all.jsp. Dá uma olhadinha no JavaFX Composer que vem com o NetBeans 6.9 Beta: http://netbeans.org/community/releases/69/. Confere o Release Overview:

NetBeans 6.9 Beta introduces the JavaFX Composer, a visual layout tool for visually building JavaFX GUI applications, similar to the Swing GUI builder for Java SE applications. Additional highlights include OSGi interoperability for NetBeans Platform applications; support for JavaFX SDK 1.3, PHP Zend framework, and Ruby on Rails 3.0; as well as improvements to the Java Editor, Java Debugger, issue tracking, and more.

Abraços
Serge Rehem
javabahia.org
twitter.com/serge_rehem
twitter.com/javabahia[/quote]

Oi, Serge. Mas parece que houve um problema: a versão beta NetBeans 6.9M1 NÃO SUPORTA O JAVAFX… veja os detalhes aqui

Abraço,
Almir.

[quote=almircampos][quote=JavaBahia]Obrigado pelos comentários positivos!

Abraços
Serge Rehem
javabahia.org
twitter.com/serge_rehem
twitter.com/javabahia[/quote]

Oi, Serge. Mas parece que houve um problema: a versão beta NetBeans 6.9M1 NÃO SUPORTA O JAVAFX… veja os detalhes aqui

Abraço,
Almir.[/quote]

Almir, não me lembro muito bem sobre a versão 6.9M1, mas a versão 6.9 Beta possui suporte ao JavaFX.

Pois é, Evandro.

Eu achei muito estranho isso, mas está no próprio site do NetBeans! O pior é que só descobri isso depois de algumas horas procurando onde estava o problema.

Abraços,
Almir.
http://zona8.com.br