Aplicar testes progressivos e regressivos

Boa tarde!
Tenho dúvidas de como aplicar na prática os testes progressivos e regressivos. Alguém pode me ajudar?

Segue a minha dúvida:

• Antes de liberar uma versão irei aplicar os testes progressivos e regressivos. A minha dúvida é se o fluxo que citarei abaixo é o correto:

• Um responsável irá citar as correções/customizações.

• Será citado o resultado esperado.

• O que testar.

Um tester:

• Aplica os testes regressivos: (Verificar se o que estava funcionando continua ok.
  • Aplicar os testes progressivos: (Verificar se o que foi corrigido/customizado está ok.

Testes automatizados podem te ajudar nesse procedimento, visto que uma funcionalidade existente com testes escritos, ao ser modificada e quebrada, será descoberto pelos testes. As novas funcionalidades seguem o mesmo caminho.

Da uma lida nisso: http://pt.wikipedia.org/wiki/Testes_automatizados

para testes de sistemas, uma estratégia interessante que você poderia executar seria o seguinte:

1. Elabore todos os cenários de testes a partir do freemind, por exemplo.
  2. Caso seja sistema web, utilizar o selenium para isto a partir dos cenários identificados, ainda que poderam ser dificeis de ser executados e mantidos. (talvez testes de sistemas para web ainda sejam um desafio/aventura emocionante)

para testes de unidade, procure testar camadas individualmente, a partir de sua responsabilidade dada.
procure por TDD e/ou praticas de coding dojo para isto.

para testes progressivos, seriam de integridade, mas isto cairia no mesmo problema em ter que executar novamente a nivel de sistema e unidade para garantir atestado de estabilidade funcional.