Boa noite! Estou desenvolvendo um trabalho de faculdade aonde temos que implementar 3 padrões de projeto de nossa preferência em algum projeto em java existente ou então começar um do zero…para poupar tempo eu quero utilizar um projeto em java p web e hibernate que é de outra matéria…estou meio confusa…conheço alguns dos principais padrões, implementamos alguns exemplos em aula, mas não estou 100% segura para aplicar eles sozinha agora…apesar de ler e ver mais exemplos ainda preciso de ajuda…
Então minha primeira dúvida:
Tenho a classe HibernateUtil a seguir
package util;
import javax.persistence.EntityManager;
import javax.persistence.EntityManagerFactory;
import javax.persistence.Persistence;
/**
*
* @author SONY
*/
public class HibernateUtil {
private static EntityManagerFactory factory =null;
public static EntityManager getManager(){
try{
if (factory == null){
factory = Persistence.createEntityManagerFactory("ContasPU");
}
return factory.createEntityManager();
} catch(Exception e){
System.out.println("Erro"+e);
return null;
}
}
}
Toda vez que é necessário seu uso chamo ela nos arquivos.jsp
e a definição do PP Singleton: estabelece a regra de que só pode existir um objeto disponível na memória para a classe que implementa este padrão.
A minha classe HibernateUtil já é um exemplo de Singleton então? Se não, como fazer para que seja?
consegui :evil: pela primeira vez, gostaria de não ter conseguido…ahahahahah…
ironias a parte, o que na minha classe vai determinar que se trata de um Singleton?
e agora:
package util;
import javax.persistence.EntityManager;
import javax.persistence.EntityManagerFactory;
import javax.persistence.Persistence;
/**
*
* @author SONY
*/
public class HibernateUtil {
private static final HibernateUtil hibernate = new HibernateUtil();
private static EntityManagerFactory factory = null;
private HibernateUtil() {
}
// retorna o objeto Singleton estático
public static HibernateUtil getInstance() {
return hibernate;
}
public static EntityManager getManager() {
try {
if (factory == null) {
factory = Persistence.createEntityManagerFactory("ContasPU");
}
} catch (Exception e) {
System.out.println("Erro" + e);
return null;
}
}
}
??
Pelo menos acusou um erro (nunca pensei que ia ficar feliz com isso)…tentei criar um novo objeto
HibernateUtil util = new HibernateUtil(); e acusa que o HibernateUtil é de acesso privado…é isso?? :roll:
Pq eu criei um construtor privado, óbvio…o que impede a instanciação…então agora eu tenho um singleton?
Não. A EntityManagerFactory é um singleton, pois é criada somente uma vez e acessada para criar entidades depois de instanciada. A HibernateUtil é somente uma classe de acesso. Se for seguir o padrão à risca haveria um método chamado getInstance() na EntityManagerFactory que retornaria sempre a mesma instância do objeto, mas isso não impede que seja feito da forma que você fez.
[quote]Pelo menos acusou um erro (nunca pensei que ia ficar feliz com isso)…tentei criar um novo objeto
view plaincopy to clipboardprint?
HibernateUtil util = new HibernateUtil();
e acusa que o HibernateUtil é de acesso privado…é isso??
Pq eu criei um construtor privado, óbvio…o que impede a instanciação…então agora eu tenho um singleton?[/quote]
Agora sim
Veja que voce tem um objeto HibernateUtil já instanciado dentro da sua propria classe e ninguem de fora consegue fazer um new() dessa sua classe, ou seja o
construtor private é essencial para se ter um Singleton.
Veja que voce tem um objeto HibernateUtil já instanciado dentro da sua propria classe e ninguem de fora consegue fazer um new() dessa sua classe, ou seja o
construtor private é essencial para se ter um Singleton.
Alguma sugestão sobre que outro padrão eu poderia usar em um projeto de um sistema de gerenciamento de contas a pagar e receber super simples em JSP, Hibernate e o banco de dados Postgres?
Funcionalidades do sistema:
? Inserir conta
? Editar conta
? Remover conta
? Listagem
huumm…vou pesquisar…aproveitando que tu ta online, eu quero testar de alguma maneira o exemplo usando o singleton…mas não to sabendo muito cm…to querendo algo assim assim:
//construtor
System.out.println("Factory sendo utilizada...");
}
//....
//e na pagina jsp pensei em algo algo assim...
HibernateUtil firstHibernateUtil;
HibernateUtil secondHibernateUtil;
firstHibernateUtil = HibernateUtil.getInstance();
secondHibernateUtil = HibernateUtil.getInstance();
if (firstHibernateUtil == secondHibernateUtil) {
%>
<%="FirsHibernateUtil e secondHibernateUtil fazem referência ao mesmo HibernateUtil");%>
<% }
tem fundamento isso? este código ta dentro da pagina inserir.jsp…só pra fazer um teste…
No seu último exemplo da classe HibernateUtil… ela é um singleton MAS sem utilidade nenhuma… então não tem razão para usar esse padrão. Você nao está usando nenhuma instancia do objeto HibernateUtil.
Aproveitando que eu estou online e vou responder rsrs…
Sim esse é um bom teste para ver a questão do singleton, exatamente voce pode recuperar a instancia varias vezes, por variaveis diferentes e ver se todas apontam para o mesmo objeto, se sim ok! Singleton implementado
Dicas : Evite sempre usar scriptlets em paginas jsp isso é uma má prática, a ideia de uma pagina jsp é de somente representar a interface grafica, no caso a pagina, deixe a codificações para um objeto que se comunique diretamente com suas paginas .jsp’s que no caso são os controllers(Servlets).
Para transformar o seu HibernateUtil em um singleton que faça algum sentido, troque o método [color=darkred]public static EntityManager getInstance()[/color] por um método não estático e o renomeie para getEntityManager().
Crie outro [color=darkred]getInstance[/color] que retorna a instancia de HibernateUtil.
[quote]No seu último exemplo da classe HibernateUtil… ela é um singleton MAS sem utilidade nenhuma… então não tem razão para usar esse padrão. Você nao está usando nenhuma instancia do objeto HibernateUtil.
A EntityManagerFactory NÃO é um singleton! [/quote]
Instruções acima… fazendo essas modificações ao pedir um EntityManager automaticamente você terá que usar o singleton do HibernateUtil.
Dica, o que será estático na sua classe será:
Um atributo do tipo [color=darkred]HibernateUtil[/color]
e o método [color=darkred]public static HibernateUtil getInstance()[/color]
Você terá algo mais ou menos assim na sua classe:
private static HibernateUtil instance;
public static HibernateUtil getInstance(){
// código para retornar o singleton aqui
}
private HibernateUtil(){ //o construtor de HibernateUtil deve ser private
}
//outros métodos públicos e não estáticos
Singleton: Singleton: estabelece a regra de que só pode existir um objeto disponível
na memória para a classe que implementa este padrão.
Temos um objeto HibernateUtil já instanciado dentro da própria classe e
ninguem de fora consegue fazer um new() dessa classe, ou seja o
construtor private é essencial para se ter um Singleton, pois impede a instanciação da classe.
*/
public final class HibernateUtil {
// Objeto HibernateUtil a ser retornado por getInstance
// construtor privado impede a instanciação pelos clientes
System.out.println(“Factory sendo utilizada…”);
}
// retorna o objeto HibernateUtil estático
return hibernate;
}
public static EntityManager getManager() {
try {
if (factory == null) {
factory = Persistence.createEntityManagerFactory(“ContasPU”);
}
Singleton: Singleton: estabelece a regra de que só pode existir um objeto disponível
na memória para a classe que implementa este padrão.
Temos um objeto HibernateUtil já instanciado dentro da própria classe e
ninguem de fora consegue fazer um new() dessa classe, ou seja o
construtor private é essencial para se ter um Singleton, pois impede a instanciação da classe.
*/
public final class HibernateUtil {
// Objeto HibernateUtil a ser retornado por getInstance
// construtor privado impede a instanciação pelos clientes
System.out.println(“Factory sendo utilizada…”);
}
// retorna o objeto HibernateUtil estático
return hibernate;