Aplicações Java sem frameworks de persistencia padrão

Senhores

Eu hoje utilizo e crio tanto no trabalho como em casa em projetos pessoais, aplicações java EE exclusivamente baseadas em MVC e sigo aquele padrão tradicional, ou seja, eds (pojos), managed bean, parte web com jsf e richfaces, classe factory, daos, etc, etc, etc.

Mas, neste tópico, faço referência explicita a parte de frameworks de persistência. Gostaria que minha aplicação fosse genérica, ou seja, utiliza-se qualquer framework de persistencia. Porque disso, não depender exclusivamente de nenhum projeto em particular.

Existe alguma forma prática de se fazer isso, ou somos obrigados, por exemplo, ao se utilizar Hibernate, Casar com o mesmo? Eu sei que este casamento tem separação, mas como seria isso de uma forma prática.

att.

Jean

Procure mais sobre JPA, que é o padrão inclusive seguido pelo Hibernate atual.

Na prática ficaria dificil. Vc pode utilizar somente bibliotecas do JPA, mas provavelmente um hora ou outra, num cenário mais complexo vai precisar recorrer às facilidades do toplink, hibernate e afins.

Agora falando do ponto de vista arquitetural, não vejo razões para se criar um projeto que seja multi-biblioteca.

[quote=Giulliano]Agora falando do ponto de vista arquitetural, não vejo razões para se criar um projeto que seja multi-biblioteca.[/quote]Muito bem lembrado.

Fugindo do escopo da pergunta do nosso amigo, mas essa razão é a a mesma que eu aponto para quando dizem que vão criar DAO mesmo com o advento do JPA. Nunca vi um projeto que precisou desistir de mecanismos ORM para ser reescrito em JDBC puro, por exemplo. O máximo que acontece é trocar algum ponto de desempenho sensível por uma consulta nativa via JPA.

Claro…o uso polimórfico do DAO…vc ja não esta usando??

Com certeza JPA é a especificação padrão para esses frameworks de persistencia, assim como JSF é padrão de especificação para criação de bibliotecas de componentes visuais.