Aplicação Web pode interagir com dispositivos bluetooth e impressoras USB?

Estou desenvolvendo um PDV pro negócio da família.
No momento, ele é uma aplicação Web com muito PHP e muito javascript e gosto disso pois me torna independente de SO. Posso abrir o mesmo sistema em um tablet como também em um desktop.
A questão é, consigo por meio do javascript interagir com as impressoras conectadas ao dispositivo? Seria possível ter duas ou mais impressoras com finalidades diferentes sendo selecionadas pela aplicação numa impressão silenciosa, sem telas de confirmação e sem que o operador tivesse que selecionar?
Se isso não for possível numa aplicação Web, em qual linguagem eu teria que escrever o sistema pra que isso fosse possível?

Diretamente não, por motivos de segurança. Imagina você navegando em um site e ele começar a imprimir coisas. Uma alternativa seria usar a api do google cloud print: https://developers.google.com/cloud-print/docs/overview

Pra esse tipo de projeto é muito mais prático e indicado uma aplicação desktop. Faz só o módulo de PDV desktop e o resto web.

1 curtida

Obrigado @javaflex. Vou começar estudar a programação para desktop. Tu indica alguma linguagem?

Se o SO da máquina desse PDV for Windows, C# com Windows Forms será a opção mais produtiva, seguida do mais novo e complicado WPF. Não trabalho com Linux, mas as opções mais usadas sao: Java com Swing, JavaScript com Electron, C++ com Qt ou n linguagens com GTK.

1 curtida