Boa Tarde !
Gostaria de saber se alguém tem alguma idéia de como chamar algo na máquina do usuário a partir de um sistema web.Por exemplo, um sistema web que em determinado momento envie alguma mensagem para o usuário local(caso ele não esteja com a página do sistema no momento),abrindo um icone no systray, ou algo do tipo.Alguém ja fez? sabe se tem como ?
Obrigado
TALVEZ seja possível algo assim com uso de applet… mas a pergunta é, por que vc precisaria fazer algo assim? não tem uma solução melhor e menos “intrusiva” ao usuário? eu não recomendaria essa solução.
[]s
Esse tipo de aplicação só é válida quando seu sistema usa tecnologia Web, mas na verdade é a única coisa que roda na máquina do usuário. Esse tipo de aplicação bem “bitolada” pode ser rodada em versões customizadas de browsers - você cria um aplicativo que hospeda o browser*, mas que tem também alguns comportamentos que são de aplicativos desktop. Eram mais comuns no passado, mas como o aplicativo acaba ficando com uma versão “congelada” do browser - o que pode dar falhas de segurança - então não se vê muito por aí.
- Hospedar um browser na sua aplicação é diferente de tentar criar um browser em Java. São coisas diferentes. Você precisa ter sua aplicação instalada e também esse browser (IE ou Firefox, tipicamente) instalado também.
No caso do SWT, há uma maneira padrão de efetuar essa hospedagem, mas em Swing isso requer algum aplicativo de terceiros e acho que pago.
Olá Luiz, ainda estou pensando a respeito se trata de um projeto para um sistema de chamados, o pessoal colocou esse “envio de mensagem de nova requisição a qualquer custo…rss,” como requisito.Aí eu pensei nessa possibilidade ao invés de simplesmente enviar um e-mail,agora analisando o que vc disse realmente é bem “intrusivo” , vou pensar em outras possibilidades.
Obrigado
Aqui na empresa usamos o Microsoft Office Communicator (é como se fosse um MSN de uso corporativo) e que fica piscando e incomodando e bipando se houver alguma mensagem urgente (serve também para fazer videochamadas e transferir arquivos e também para compartilhar desktops caso necessário).
Mas não acho que a responsabilidade de fazer tal tipo de alerta seja da aplicação Web, que é uma coisa bem “passiva” - ou seja, se você não está com a tela do browser na sua frente, a aplicação Web não vai automaticamente para a frente só porque você parou de mexer nela durante 2 horas.
No caso específico do que você disse, pode-se deixar um frame da tela de sua aplicação Web consultando periodicamente - via Ajax - a sua aplicação de mensagens urgentes. Se esse frame descobrir que há uma mensagem urgente, ele pode simplesmente “popar” uma janela modal e forçar o infeliz usuário a preencher os dados dessa janela, por exemplo.
Vlw,entanglement vou fazer dessa forma.Com AJAX mesmo