Aplicação Mobile, cliente ou servidor?

Fala galera, seguinte, é errado criar um página e acessa-la através de uma aplicação mobile?
Exemplo, imagine que criemos uma aplicação web usando JEE ou Spring e, na primeira página da aplicação mobile chamamos a nossa primeira página da aplicação web.

Qual a desvantagem entre usar essa abordagem ou fazer a aplicação nativa e usar web-service para conexão cliente/servidor?

Pelo que percebi a aplicação nativa ocuparia mais espaço e não seria multiplataforma.

Normalmente como é feito esse tipo de aplicação?

Não acho errado, não. É apenas uma outra forma de criar aplicativos mobile, que chamamos genericamente de WebApps.

Eu não curto WebApps pois ela fica com a mesma usabilidade em todas as plataformas (Android, iOS, WinPhone) e é sabido que os usuários de plataformas diferentes esperam certas características diferentes nas aplicações. Um exemplo bobo: no iOS é comum deslizarmos o dedo num item de uma lista para exibir opções sobre esse item. Já no Android, essa funcionalidade ainda não é tão comum. Então, uma app que tenha esse comportamento seria normal para os usuário do iOS e “estranho” para o Android.

Outra coisa é que os WebApps simulam (por meio de HTML, Javascript, CSS) os estilos dos componentes nativos numa determinada versão da plataforma. Então, se você simular os componentes do iOS 8 na sua app e o usuário estiver com o iOS 9, vai ver componentes “antigos”. Isso não aconteceria se sua aplicação fosse realmente nativa, já que o próprio iOS mudaria o layout dos componentes automaticamente.

No entanto, se sua aplicação não vai usar nenhum recurso nativo, será algo parecido com uma página web mesmo, não vejo problemas em criar uma WebApp. Veja que a maior parte dos aplicativos de bancos são assim.

Verdade! Essa é uma desvantagem de aplicações nativas.

Procure por ferramentas como Cordova, PhoneGap, IONIC, Intel XDK… Todas elas permitem criar WebApps. Veja qual ferramenta é mais interessante para você.

2 curtidas