Existe a possibilidade de criar uma aplicação java cldc que rode em palm os, windows mobile, Symbian OS etc…
Tem alguma vm que rode em todos?
Cara, existe uma VM da IBM chamada J9. Com ela você consegue instalar um .jar no Palm OS, por exemplo.
Com windows mobile a história já muda um bocado. Você pode rodar aplicações CDC, que são bem mais robustas. Pesquisa sobre as VM`s creme e mysaifu.
Symbian nunca rodei nada com ele…
Dá uma pesquisada aqui no guj que existem diversos posts sobre isso…
[]'s.
Sim, existe.
Para Palm OS existe a J9, embora a mesma não seja mais disponibilizada pela Palm;
Para Windows Mobile, também existe a J9 da IBM, além de se ter as opções de se desenvolver usando CDC (a IBM também tem uma JVM para tal, eu mesmo escrevi um artigo usando-a);
Para Symbian, creio que a maioria dos novos telefones, ofereça suporte para CLDC 1.1 / MIDP 2.0 e outras JSRs, alguns aparelhos bem mais antigos só oferecem suporte ao CLDC 1.0 e MIDP 1.0.
Muito obrigado pelas respostas!
Pensei em usar MIDP+CLDC para ter a maior abrangencia possivel com o aplicativo.
Baixei e instalei emulador pra Windows mobile e tambem para palm os com as roms de alguns dispositivos como zire e tungstem.
Testei o mysaifu e ele funcionou muito bem no windows mobile a vantagem é que roda aplicações com swing mas é meio lento no emulador.
Ainda não rodei o mysaifu no palm os e nem sei se tem como. Se alguem tiver feito isso por favor me fale sobre os resultados.
A weme eu testei tambem no palm os com uma aplicação que baixei em http://www.mgmaps.com/winset/ e não funcionou .Deu um erro na hra de executar a aplicação que peguei como exemplo em http://www.mgmaps.com/weme/ ja no windows mobile ainda não testei e peço novamente Se alguem tiver feito isso por favor me fale sobre os resultados.
As versões disponiveis desta vm são:
Download IBM Websphere Everyplace Micro Environment
Windows-Mobile PocketPC (PDA) and Smartphone:
* Download CLDC 1.1/MIDP 2.0 for Windows Mobile 5.0 and 6.0, Smartphone Edition
* Download CLDC 1.1/MIDP 2.0 for Windows Mobile 5.0 and 6.0, Pocket PC Edition
* Download CLDC 1.1/MIDP 2.0 VGA (Hi-Res) for Windows Mobile 5.0 and 6.0, Pocket PC Edition
* Download CLDC 1.1/MIDP 2.0 for Windows Mobile 2003, Pocket PC Edition
* Installation instructions for IBM WEME on Windows Mobile
* Download JSR-75 File Connection support for MIDP 2.0, Windows Mobile (for stored maps support)
Windows XP (PC):
* Download CLDC 1.1/MIDP 2.0 for Windows XP
* Download JSR-75 File Connection support for MIDP 2.0, Windows XP (for stored maps support)
* Installation instructions for IBM WEME on Windows XP
Palm OS:
* Download CLDC 1.1/MIDP 2.0 for Palm
O mid4palm necesario para converter arquivos jar para prc não estava mais disponivel no site da sun e tive grande dificuldade de encontra-lo. Não guradei o link mas se alguem ai estiver precisando é so me pedir que envio por email.
Os emuladores eu consegui na pagina http://www.pdaexpert.net zire, tungsten, wm5, wm6 etc…
Como vcs podem ver estou estudando uma forma de criar apliações de forma que estas atendam ao maior numero de equipamentos possivel.
[color=red]Quero escrever uma vez e executar em qualquer dispositivo movel ou pelo menos na maioria deles seja ele palm, pocket ou movel[/color].
Quem ai tiver experiencia com CrEme , mySaifu, integraçao destas soluõe com as ides eclipse ou netbeans, ou qualquer outra solução será muito bem vinda.
Ao final deste estudo quero montar um tutorial sobre a programação java para dispositives moveis e falar sobre limitações, soluçoes etc… e postar aqui e em todos outros forums em portugues sobre programação mobile!
Estou tendo dificuldades para encontrar informações confiáveis sobre o assunto na net, com 3 dias de pesquisa ainda não consegui definir um ambiente de desenvolvimento ( IDE, plugins, vms, tools).
SE tu quiser mais algumas informações sobre densenvolvimento JavaME para Palm OS e Windows Mobile, dá uma olhada no link abaixo e tenta conseguir as revistas listadas nele:
[quote=tecnodic]SE tu quiser mais algumas informações sobre densenvolvimento JavaME para Palm OS e Windows Mobile, dá uma olhada no link abaixo e tenta conseguir as revistas listadas nele:
http://siriarah.wordpress.com/2008/01/05/artigo-na-revista-webmobile/[/quote]
Obrigado tecnodic . Li neste site o seguinte :
Fim da J9 para Palm OS
De acordo com o The Official Palm Blog, a Palm deixará de disponibilizar para download, a partir do dia 12/01/2008, a JVM J9 para Palm OS. O suporte ao Java ainda será mantido no site, mas o download não será mais possível, bem como não haverá mais lançamentos de novas versões da JVM. Assim, quem quiser, pode baixar até o dia 12 a JVM, neste endereço.
Vale lembrar que aplicações como o Opera Mini precisa da JVM para funcionar.
Fonte: Palm Infocenter
pqp mais essa agora!!!
Qual solução devo buscar agora ja q a j9 não será mais disponibilizada???
Ta ficando cada vez mais limitado.
Se alguem puder me ajudar, estou com os seguintes problemas, não encontro a JVM J9 da ibm para PocketPC, estranho que no site da ibm a mesma não se encontra para download na versão windows mobile 5, e é justamente esta que preciso, outro problema que estou encontrando é que consegui instalar a jvm mysaifu no meu emulador para pocket pc usando windows mobile 5, mas na hora de instalar as aplicações testei 3 aplicações diferentes que utilizão thread para conexão e a jvm me retorna a seguinte mensagem na execução
java.lang.Exception: No Main-Class attribute in \My Documents\PDA.jar
at java.lang.VMMainThread$1.run(VMMainThread.java)
at java.lang.VMThread.run(VMThread.java:120)
JVM exit
Alguem sabe me dizer pq estou tendo problemas com aplicações que trabalham com threds nesta jvm? ou seria este um problema somente no emulador? Obrigado!!