Aí galera do Java!
Alguem poderia me ajudar?
Quero saber se na maquina do cliente, além da JRE será preciso instalar alguma coisa do MySQL, pois a aplicacao acessa banco de dados!
Obrigado, moçada!
Se a sua aplicação for um sistema web não irá precisar, pois as bibliotecas necessárias para o acesso ao banco de dados estarão (pelo menos devem estar) no servidor. Agora caso a sua aplicação seja um sistema desktop, você precisará disponibilizar as bibliotecas de acesso ao banco junto com a aplicação para o cliente.
Bem, essas são as formas mais usuais e simplificadas na minha opinião, mas existem diversas saídas para isso…
[]'s.
E se for Desktop, há opções melhores para bancos “embarcados” como H2, HSQLDB,Derby…
No caso é sistema desktop. “Disponibilizar bibliotecas de acesso”, como é feito isso? Desculpe, é a primeira vez que estou tentando instalar uma aplicação em máquina cliente!
Kaique, boa noite. Outro dia eu te perguntei sobre se é necessário instalar alguma coisa do MySQL na maquina cliente. No caso é sistema desktop. “Disponibilizar bibliotecas de acesso”, como voce colocou, como é feito isso? Desculpe, é a primeira vez que estou tentando instalar uma aplicação em máquina cliente! . Só para lembrar: Coloquei, na máquina cliente, o JRE, o Jar que fiz, com as pastas Imagem, etc… A aplicacao abre, mas não acessa a base de dados. È aí que vem a pergunta: O que é necessário colocar lá , na maquina cliente, para acesso ao banco de dados?
Bem…vou deixar aqui minha experiência com o postgres com uma aplicação desktop:
para fazer backup remotamente (pela tela do usuário), a única alternativa que tive foi deixar o postgres instalado no cliente (até agora não encontrei uma forma de fazer um backup do banco por linha de comando).
O único jeito foi pelo pg_dump.exe (e seus parâmetros) no postgres do computador cliente. Tentei deixar o pg_dump.exe na mesma pasta do meu projeto, mas também precisa de mais arquivos (dlls, blibliotecas…)
Esse foi um único exemplo da necessidade de ter instalado o banco no computador cliente, o mesmo deve valer para recuperar o banco ( pg_restore) e outras tarefas menos comuns numa aplicação simples.
Logo, a resposta mais correta é: depende o que a sua aplicação tem que fazer.