Galera gostaria de saber se eu tenho que criar um interfece grafica especifica para aplet ou eu posso usar a mesma interface do mesmo jeito que crio uma de descktop.
Tipo usar JTextField JPanel essas coisa.
to usando o netbeans para fazer a interface.
Sua applet precisa rodar em Microsoft JVM (Java 1.1, não existia o Swing naquela época) ou ela tem de rodar usando o plugin Java da Sun?
Se for o primeiro caso, você “tá lascado” porque vai ter de trabalhar só com AWT (embora possa usar algum framework como o Thinlet, que é fácil de usar e só usa AWT).
Se for o segundo, é mais ou menos como se fosse Desktop. Só testar e ver se não há alguma coisa que é um pouco diferente. Por exemplo, se você for mostrar uma janela (JOptionPane etc.) ela sempre tem uma faixa escrita “Warning - Java Application” (não lembro assim de cor) que não aparece em uma aplicação Desktop clássica.
Mais ou menos cara, algumas considerações mudam. Só para se ter uma pequena idéia vai abaixo um trecho da mesma proposta um swing Applet seguido por um swing Desktop.
Versão Desktop:
[code]
import javax.swing.JFrame;
import javax.swing.JLabel;
public class HelloWorldJFrame extends JFrame {
JLabel label;
public HelloWorldJFrame() {
label = new JLabel("Hello World");
getContentPane().add(label);
setSize(50, 50);
setVisible(true);
setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
}
public static void main(String[] args) {
HelloWorldJFrame application = new HelloWorldJFrame();
}
}[/code]
Versão Applet:
[code]
import javax.swing.JApplet;
import javax.swing.JLabel;
public class HelloWorldApplet extends JApplet {
JLabel label;
public void init() {
label = new JLabel("Hello World");
getContentPane().add(label);
}
}[/code]
E também lembrar que para invocar um applet precisa utilizar as tags no fonte do arquivo .html que desejar incluí-lo.
certo eu entendi a diferença
mais se eu quero desenvolver no netbeans no modo visual, como eu deveria fazer, pra testar o netbeans prepara tudo?
Não sei se aqui é bem o lugar p fazer essa pergunta mais vamos lá.
Fiz o terceiro programa do HelloWorld - HelloWorldApplet - ( Artigos/Tutoriais ).
O arquivo compilou e tudo mais, entretanto não entendi muito o final do procedimento p saber se o programa funcionou, alguém pode dar uma clareada. Grato.