Apenas um teste!

Então se você encontrar um buraco de cinco e outro de dez metros, você vai exclamar “Olha, um buraco e meio!”??? :shock: [/quote]

Se um buraco acabado tem 10 metros e eu encontro um de 5 vou falar com toda certeza: “Olha um buraco feito pela metade aqui!” Vc falaria o que?[/quote]

vc pode até contestar a medida do buraco, mais ainda assim é um buraco…no maximo feito de forma errada, com a medida errada, mais é um buraco e nao meio…

(uma pessoa baixa não é meia pessoa, só é menor…)

O problema é que aqui ele não dá um buraco referencial a partir do qual dá para inferir proporcionalidade. Ele está falando do ente buraco. E um buraco é um buraco, se não assumirmos referenciais…Todavia, pode-se inferir (e é isso que a questão nos força a fazer) que o buraco referencial é aquele cujos homens do enunciado cavam. De qualquer forma, a questão não fornece dados o suficiente para um desambiguação…

O mesmo com a questão 6…

Em várias das pegadinhas eu encontrei o mesmo problema. Nessas eu sempre tive em mente mais de uma possibilidade de resposta. Esta 6, por exemplo pensei: 1 vez se considerarmos que em seguida o número não é mais 25, infinitas se considerarmos números negativos, 5 se considerarmos apenas números maiores e iguais a zero (o que é o mesmo que uma divisão)…

Mas a última eu errei também…Acertei 9…

Eu falaria “olha, dois buracos…” :wink:

Alguns maus perdedores. Acertei as 5 que não conhecia. Dito isso, grandes mer**. É só um teste besta. Com certeza há vários outros em que pessoas que erraram neste se dariam melhor do que eu.
Não discordo de nenhuma questão.

Com a respeito a 10ª, pode existir sim meio buraco dependendo do escopo, do contexto. Chegei a digitar 3, mas acredito que parte da solução era descobrir esse escopo que, como se tratava de um teste com pegadinhas, imaginei que não era matemático e fiquei com o conceito geral de buraco que é uma abertura natural ou artificial em qualquer superfície; sem especificação de tamanho. Só acrescento por minha conta que a abertura tem que ser visível a olho nú. Hehehe.

saoj, partindo da solução matemática, eu já vi várias questões de proporção parecidas e até hoje nunca vi uma que envolvesse variáveis mais complexas como o efeito da colaboração, se não, também teríamos que considerar muitos outros fatores como que não existe dois homens com a mesma resistência, potência, eficiência, o estado e desgaste das ferramentas usadas não era o mesmo, etc. Há sempre um pressuposto implícito de que os homens são todos iguais, e não, não há efeito colaborativo. Considere cada um num ambiente fechado.

O segredo do problema do 25 está na formulação. Como está na resposta, subtrair 5 de 25 só é possível uma vez, por outro lado de um conjunto de 25 elementos (uma cesta com 25 maçãs, por exemplo) é possível extrair 5 elementos 5 vezes (retirar 5 maçãs 5 vezes). Ainda de uma variável x com valor 25 é possível subtrair 5 ao infinito, e além.
saoj, no final das contas você não deixou claro se só errou a de Moisés?