Apache CXF 2.5.0

Lançada a versão 2.5.0 do Apache CXF. O framework permite o desenvolvimento de serviços, usando APIs como JAX-RS e JAX-WS, que podem se comunicar com uma diversidade protocolos.

São diversas novidades, tais como:

[list]novo Security Token Service[/list]
[list]novo WS-Notification Service[/list]
[list]melhorias no suporte a OSGi[/list]
Mais detalhes, bem como a nova versão, podem ser encontrados no site do projeto: http://cxf.apache.org

Adelar tu ja usou este bixo?

Eu tinha uma implementação para comsumir os webservices da NFe usando JAX-WS, mas aquele automatico do Netbeans, com a NFe 2.0, apareceram alguns problemas, e na época fui atraz para mudar para o Axis, foi quando ouvi falar do CXF, mergulhei naquele site deles, mas achei meio complicado e fiquei meio perdido, fiz alguns exemplos, mas acabei ficando com o Axis mesmo. Não sei se foi preguiça minha :shock: ou o site deles e a doc que são meio confusos mesmo.

Enquanto isto, o scalaxb(conhece? :slight_smile: ) só que evolui, na epoca tentei gerar a partir dos xsd da NFe com ele, mas deu um monte de bug, inclusive reportei para os desenvolvedores, que arrumaram algumas coisas em cima disto. Acho que ja ta na hora de tentar novamente com ele, se fluir bem, penso em implementar um sistema Lift + scalaxb, para a NFe!

[quote=fredferrao]Adelar tu ja usou este bixo?

Eu tinha uma implementação para comsumir os webservices da NFe usando JAX-WS, mas aquele automatico do Netbeans, com a NFe 2.0, apareceram alguns problemas, e na época fui atraz para mudar para o Axis, foi quando ouvi falar do CXF, mergulhei naquele site deles, mas achei meio complicado e fiquei meio perdido, fiz alguns exemplos, mas acabei ficando com o Axis mesmo. Não sei se foi preguiça minha :shock: ou o site deles e a doc que são meio confusos mesmo.

Enquanto isto, o scalaxb(conhece? :slight_smile: ) só que evolui, na epoca tentei gerar a partir dos xsd da NFe com ele, mas deu um monte de bug, inclusive reportei para os desenvolvedores, que arrumaram algumas coisas em cima disto. Acho que ja ta na hora de tentar novamente com ele, se fluir bem, penso em implementar um sistema Lift + scalaxb, para a NFe![/quote]
Nunca usei em algo sério, somente em toy projects… planejo usar no meu próximo projeto para ver como se sai.

Também acho que poderia dar uma melhorada na documentação. De qualquer forma prefiro mais ele de que o Axis (que se apoia em algumas coisas que não são padrões). Para quem usa Spring o CXF pode ser mais fácil.

Já ouvi falar do scalaxb sim, mas nunca cheguei a pegar para fazer… está na minha lista coisas a se fazer. Gostei do que vi sobre ele. Deixa o código muito limpo e fácil de entender (em Scala mesmo). Não acho que seja uma má escolha usar Lift + scalaxb :smiley:

[]'s

Cara,

Estou usando o CXF não nessa versão, mas na 2.2.9 (que já ficou lá atrás) em vários projetos em produção com milhares de transações passando por ele por dia. Essa semana fiz alguns testes com o 2.5.0 e achei a performance e a estabilidade muito boa. Também estou começando um projeto agora no qual com certeza vou usar o cxf 2.5.0 e o seu suporte a ws security (possivelmente adequando ao uso de SAML e XACML) então, só posso recomendar mesmo! Vale a pena baixar o projeto, ler a documentação sobre a arquitetura e principalmente sua integração com o apache camel que facilita demais a coisa. Forte abraço

[quote=leogsilva]Cara,

Estou usando o CXF não nessa versão, mas na 2.2.9 (que já ficou lá atrás) em vários projetos em produção com milhares de transações passando por ele por dia. Essa semana fiz alguns testes com o 2.5.0 e achei a performance e a estabilidade muito boa. Também estou começando um projeto agora no qual com certeza vou usar o cxf 2.5.0 e o seu suporte a ws security (possivelmente adequando ao uso de SAML e XACML) então, só posso recomendar mesmo! Vale a pena baixar o projeto, ler a documentação sobre a arquitetura e principalmente sua integração com o apache camel que facilita demais a coisa. Forte abraço[/quote]

Minhas dúvidas é com relação ao cosumo de ws, ele parece ter muita coisa pra prover. Sera que ele é bom e de facil uso para consumir apenas?

Pra consumir ele realmente oferece bastante opção. Dá pra fazer várias coisas principalmente porque a sua arquitetura suporta o conceito de interceptadores que vão modificando a requisição / resposta desacoplando as funcionalidades em camadas bem definidas. Isso quer dizer que você pode adicionar suporte a encriptação, logging, tratamento de erro sem alterar código, apenas “plugando” através da configuração spring mais interceptadores.

Ele funciona muito bem pra consumo e pra publicação! Pra consumo com certeza o jeito mais produtivo é usar um script que vem com ele chamado wsdl2java
http://cxf.apache.org/docs/wsdl-to-java.html

Esse script consome a definição do serviço wsdl por exemplo e gera pra você o código cliente e opcionalmente o código servidor pro servidor, que pode ser usao pra construir mocks.

Eles lançaram a 2.5 e uma semana depois lançaram a 2.4.4.

Podiam ter feito o inverso né? =)