Não conheço a Anhembi pessoalmente, mas vou relatar um caso de um amigo meu. Ele estava fazendo Ciências da computação, no último ano e não aprendia Java nem no inferno. Eu havia começado praticamente no mundo java e já estava trabalhando e, como ele sabia disso, me pediu ajuda.
O professor do cara, que se diz ter mestrado, falou que sabia java a mais de 20 anos :shock: .
Depois, criou uma classe como base, incluindo um manual de como usá-la (é gente, tinha que ter um manual) para os alunos desenvolverem o resto, mas totalmente procedural, parecendo Delphi. Nomes de métodos todos em maiúsculos. Pior é que a classe era em minúsculo, tudo.
Bom, enfim, o cara terminou a facu, se formou e pronto. Não trabalha com Java, aliás, odeia mais que tudo.
Agora, imaginem a imagem que fiquei de uma faculdade como a Anhembi, que cobra bem carinho, depois de uma situação como essa.
huaha! essa é ótima! ;D
…bom, eu estudei na anhembi, e conheci alguns dos docentes de lá!
Eu tive alguns professores bons. E java é ensinado desde o primeiro semestre (e depois c, c# e delphi).
Tive alguns professores formados na USP e na UFSCar, muito bons. E outros nem tanto. O coordenador do curso é uma simpatia.
Porém, eu acho que o foco da universidade não é ter um dos melhores cursos, apenas ter muitos alunos para ganhar mais $$! Infelizmente. Acredito que seja a filosofia da instituição, não dos professores. Mas os professores não tem muito o que fazer, né? Tem que fazer parte do “esquema” da universidade…
Daew eu acho que não vale a pena, e que comparada a Anhembi Morumbi, o Mackenzie tem muito mais tradição, nome, reconhecimento e, principalmente, qualidade.
;D
Se quer estudar em uma escola de “melhor nome” não há dúvidas, e a Mackenzie.
É bem mais antiga que a Anhembi, se não me engano tem um monte de políticos que são formados lá.
Agora, na minha opinião nenhuma das duas são boas (em computação); aliás faz tempo que não vejo uma oportunidade apontando qual faculdade o profissional teria que ter cursado o terceiro grau, nem a USP.
Só fica bom quem rala (dentro e fora da escolinha) atraz dos seus objetivos, se der sorte de encontrar um professor bom pelo caminho aproveita as oportunidades nos intervalos pra perguntas que o google não conseguiu responder satisfatoriamente.
P.S A grande maioria dos caras que conhecem bastante e que poderiam ser ótimos professores não estão na sala de aula estão no mercado de trabalho, normalmente ganham bem, não tem tempo e nem saco pra suportar os alunos sem noção (a maioria) fora o esquema maquiavelico de ensino.
flws
[quote=fantomas]Se quer estudar em uma escola de “melhor nome” não há dúvidas, e a Mackenzie.
É bem mais antiga que a Anhembi, se não me engano tem um monte de políticos que são formados lá.
Agora, na minha opinião nenhuma das duas são boas (em computação); aliás faz tempo que não vejo uma oportunidade apontando qual faculdade o profissional teria que ter cursado o terceiro grau, nem a USP.
Só fica bom quem rala (dentro e fora da escolinha) atraz dos seus objetivos, se der sorte de encontrar um professor bom pelo caminho aproveita as oportunidades nos intervalos pra perguntas que o google não conseguiu responder satisfatoriamente.
P.S A grande maioria dos caras que conhecem bastante e que poderiam ser ótimos professores não estão na sala de aula estão no mercado de trabalho, normalmente ganham bem, não tem tempo e nem saco pra suportar os alunos sem noção (a maioria) fora o esquema maquiavelico de ensino.
flws[/quote]
So por curiosidade. Qual vc cursou?
[quote=fantomas]Se quer estudar em uma escola de “melhor nome” não há dúvidas, e a Mackenzie.
flws[/quote]
Acho que nome, conta muito mais do que a qualidade do curso em si. Fiap todo mundo fala que é ótima e tal, mas já vi empresas que abominam Fiap/Ibta e preferem as mais tradicionais…mesmo o curso sendo inferior…infelizmente é assim hoje…
E como eu falei quando abri o tópido, ‘todos nós precisamos de um diploma’, nem q seja para pendurar na parede para servir pra acumular poeira mas isso não significa que vou me formar numa uni-esquina pq eu sou da opinião q a faculdade não te ensina nada, mas ela de mostra uma série de visões de como podem ser realizadas as coisas…
[quote=padcoe] pq eu sou da opinião q a faculdade não te ensina nada, mas ela de mostra uma série de visões de como podem ser realizadas as coisas…
[/quote]
Se a faculdade te mostra como fazer as coisas isso significa que esta te ensinando certo? ou nao?
Existe uma certa confusao a respeito de universidades por exemplo, ja vi gente falando “pow nego saiu da faculdade x e nao sabe nada de java”.
Eu acho que se a pessoa nao sabe nada de java nao significa que a faculdade eh ruim ou que a pessoa eh um mal programador. Linguagens, experiencia de trabalho isso so se aprende trabalhando independente da universidade que a pessoa cursou. A faculdade tem o papel de ensinar a base (isso nao inclui, linguagens, frameworks, banco de dados) nada disso, tb tem a funcao de te ensinar a pensar, olhar as coisas de uma forma diferente, se vc aprender isso, vc aprende qualquer coisa depois e consegue andar com as proprias pernas.
Cansei de ver gente por aqui cheio de sigla no curriculo, conhece 3434893 frameworks e faz cada codigo porco.
Portanto eu acho que a faculdade faz diferenca sim, eh melhor procurar a melhor possivel senao serao 4 anos perdidos. Se prentende cursar uma particular procure a melhor particular, publica procure a melhor publica que vale a pena.
//Daniel
Administração de Sistemas de Informação (superior)
Matemática (superior)
Tecnologia em Processasmento de dados (tecnologo)
NO MOMENTO trabalho com uma pessoa que ATUALMENTE FAZ MESTRADO na Makenzie e antes dele conheci CINCO pessoas que tentaram fazer pós graduação nesta faculdade e desistiram por acharem que era fraca na àrea de TI.
Aliás eu tentei estudar lá mas acho que eles ainda não tinham cursos em TI, ao menos o que eu queria; eu estava mais interessado na informação do que no diploma.
A Mackenzie no sentido mais amplo não é ruim, porem neste sentido as outras a maioria tambem não são; pelo que percebo cada faculdade tem um ponto forte (curso). A UNICID por exemplo tem fama de ser boa em Odontologia, a PUC em Direito e por ai vai. O candidato além de analisar preço, localização geografica tem que ficar atento também ao(s) curso(s) que a universidade investe. No início elas eram faculdades e tinham poucos cursos, provavelmente só aqueles que elas defendiam (investiam neles). Mas como a onda de universidades estourou, todas elas para se tornar UNIVERSIDADES incluiram vários cursos no curriculo porque acho que precisa de mais de 20 cursos fora outros detalhes para se tornar uma universidade. Porisso (na minha opinião) bagunçou tudo, a faculdade tem um bom curso de direito e uma administração que acredita nisso e no entanto tem lá um curso de TI com um nome lindo o que vc acha que vai acontecer? O curso de TI vai sempre ter o mínimo necessário para se manter na média e no curriculo de uma universidade. Isso tudo sem falar que TODAS elas tem que seguir a estrutura apontada pelo MEC, as diferenças fica por conta da faculdade (investimento) bons professores, bons laboratórios, boa infraestrutura (esta tem que estar de acordo com algumas normas e é super fiscalizada).
flws
[quote=windsofhell][quote=padcoe] pq eu sou da opinião q a faculdade não te ensina nada, mas ela de mostra uma série de visões de como podem ser realizadas as coisas…
[/quote]
Se a faculdade te mostra como fazer as coisas isso significa que esta te ensinando certo? ou nao?
Existe uma certa confusao a respeito de universidades por exemplo, ja vi gente falando “pow nego saiu da faculdade x e nao sabe nada de java”.
Eu acho que se a pessoa nao sabe nada de java nao significa que a faculdade eh ruim ou que a pessoa eh um mal programador. Linguagens, experiencia de trabalho isso so se aprende trabalhando independente da universidade que a pessoa cursou. A faculdade tem o papel de ensinar a base (isso nao inclui, linguagens, frameworks, banco de dados) nada disso, tb tem a funcao de te ensinar a pensar, olhar as coisas de uma forma diferente, se vc aprender isso, vc aprende qualquer coisa depois e consegue andar com as proprias pernas.
Cansei de ver gente por aqui cheio de sigla no curriculo, conhece 3434893 frameworks e faz cada codigo porco.
Portanto eu acho que a faculdade faz diferenca sim, eh melhor procurar a melhor possivel senao serao 4 anos perdidos. Se prentende cursar uma particular procure a melhor particular, publica procure a melhor publica que vale a pena.
//Daniel[/quote]
Sim, está ensinando, mas eu me referia justamente ao que vc falou sobre ouvir outros dizerem ‘fulano saiu da faculdade X e não sabe nada de java’. Tudo bem, ele pode não saber nada de Java se for comparar com alguém q já tem experiência no mercado de trabalho, mas esse que não sabe nada, deve ter aprendido uma base de OO ou alguma coisa que vai lhe ajudar a programar.
Com certeza a faculdade faz diferença, trabalho com pessoa formada pela Uniban e não sabe fazer uma regra de 3 para fazer um cálculo. Acho isso triste pq estamos cheios de profissionais.
Sobre os profissionais fazerem códigos porcos, eu concordo. Já fui um desses e já fiz muito código porco pq não tinha conhecimento de algumas coisas. Qm nunca fez código porco aqui? Ainda mais quando não se tem experiência de certas coisas. Mas ainda acho que esse problema de código porco, vem da falta de conceitos que poderiam ser aprendidos no ensino acadêmico ou em cursos da linguagem com qual trabalha.
Programar vai do emprego de cada um e faculdade não forma um ótimo programador/analista/desenvolvedor, vc vai ficar bom através de sua experiência em projetos e situações diferentes.
Mas que a faculdade faz diferença, ela faz.
[quote=windsofhell]Se a faculdade te mostra como fazer as coisas isso significa que esta te ensinando certo? ou nao?
[/quote]
Concordo plenamente.
flws
entre essas duas… Mackenzie…
mas se fosse abrir outras opções PUC e Senac…
porém apenas cursos de manhã…
para o caso de Ciência da Computação…
se for SI tem noturno nos dois…
Eu concordo com a visão do fantomas, e com a do Daniel.
Infelizmente a proliferação das uniesquina (qualidade baixa) é absurda e quem perde é normalmente são mais pobres, que são o publico alvo e fazem esses cursos.
Não é bem o caso da Anhembi, que tem uma boa infra-estrutura, uma mensalidade carinha, e tem no seu publico alvo os “melhoreszinhos de vida” que não entraram em nenhuma universidade decente! Ou os pobres coitados que acham que apenas por estarem pagando caro, vão conseguir um diploma com reconhecimento e se matam para tal (eu me incluo nesse grupo…).
É claro que existem universidades melhores E cursos melhores por ai, principalmente as públicas, mas como estamos entre a Anhembi e a Mackenzie eu fico com o Mackenzie, assim, como eu acho que a maioria que postou/comentou.
Se for entrar no mérito de qual curso é melhor e qual universidade é melhor além das duas, daew dá uma outra discussão, a qual eu acho que, infelizmente, não tenho conhecimento para participar!
Minha única dica é baseado na minha experiência (e frustração!): na época eu não queria fazer faculdade, pois já atuava na área e já havia feito vários cursos especializados… quando quis fazer, foi no intuito de só “obter o diploma”, e entrei na anhembi-pagou-passou o qual eu conheci através de comerciais de TV. Eu não entrava em uma sala de aula há + ou - 4 anos e passei sem stress no vestibular da anhembi! E olha que eu sou desses que não sabe fazer a regra de 3, hein! huahua!.
Eu não fazia idéia de que existiam universidade particulares boas. As públicas eu nem considerava, pois “era para rico”. Essa era a minha mentalidade medícre na época!
Hoje, depois de ter passado quase 3 anos lá na anhembi, tenho um diploma chinfrim em uma universidade “hein”? (“Hein”, pq, é isso que a maioria das pessoas de fora de São Paulo fala quando eu falo onde eu sou formado…)
Quando me toquei da me&&(*& que estava fazendo era tarde demais! Já estava no ultimo ano do curso.
Para consertar a caca do meu currículo acadêmico, estou fazendo pós-graduação latu-sensu (o meu diploma não da direito a stricto-sensu/mestrado) na UFSCar. Fui aprovado através da análise do meu currículo profissional. (É lá onde dizem “hein”! hahaha!) Viajo cerca de 8horas todo fim de semana. Se tivesse feito um curso bom em uma universidade boa, eu não precisaria estar fazendo essa sandice, poderia fazer SENAC aqui em São Paulo mesmo.
Espero ter ajudado.
Um abraço e boa sorte!
To quase fazendo a matricula no mackenzie amanhã.
Mas e a PUC, galera?
Entre Mackenzie e PUC?
pra ser sincero, depende muito do curso…
tenho amigos formados em PP no mackenzie empregados e um primo q se formo junto com esse amigo desempredado…
faço RTV na anhembi, e a infraestrutura deles é sem comparação, estúdio mto bons, vários laboratórios com MAC e etc… sem falar nas cozinhas da galera que faz gastronomia… então eu acho que na verdade depende mto do curso…
vcs podem achar absurdo, mas eu preferi fazer RTV na anhembi q radio na unesp de bauru… além da aparelhagem que falei, estaria ja em sampa, que é meu mercado de trabalho…
enfim…
abraços
Optei por Mackenzie e me arrependo em alguns pontos.
A infra estrutura das salas de aula são horríveis, funcionários extremamente mal preparados e mal educados pra caramba, professores que não tem autoridade nenhuma na sala…
Segunda-feira tivemos um workshop de tecnologia, não fiquei até o final mas até onde eu vi as palestras, achei que foram bem fracas pq falavam, falavam e no fundo, não falavam nada. Ainda pra completar, tinha que passar o cartão da faculdade num computador para poder pegar presença: tinham uns 500 alunos e 2 computadores; a organização para passar o cartão era nula e aquilo parecia a estação do metro da Sé quando o metro quebra e depois de uns 20 minutos aparece um vazio. Conseguem imaginar o caos? haha
Não sei com relação aos outros cursos do Mackenzie, mas em SI, tenho muito o que criticar e até emails para a secretária já foram enviados por outros alunos e nada foi resolvido. Existem professores excelentes que mostram que quem manda ali na sala são eles e se encher o saco, botam pra fora da aula e explicam a matéria de uma excelente maneira, mas existem outros ( a grande maioria ) que é na base da camaradagem e podem deitar e rolar na sala, q tanto faz.
Eu tenho uma opinião bem particular sobre a maior parte dos alunos mackenzistas ( e da maior parte das faculdades ‘caras’ ) , mas isso não vem ao tópico.
Hehe…
Eu até fui até o auditorio pra entrar no workshp… mas não entrei …
Todos falaram q a hora da presença foi mto bagunçada…auhauha
Preferi descansar…
[quote=padcoe]Optei por Mackenzie e me arrependo em alguns pontos.
A infra estrutura das salas de aula são horríveis, funcionários extremamente mal preparados e mal educados pra caramba, professores que não tem autoridade nenhuma na sala…
Segunda-feira tivemos um workshop de tecnologia, não fiquei até o final mas até onde eu vi as palestras, achei que foram bem fracas pq falavam, falavam e no fundo, não falavam nada. Ainda pra completar, tinha que passar o cartão da faculdade num computador para poder pegar presença: tinham uns 500 alunos e 2 computadores; a organização para passar o cartão era nula e aquilo parecia a estação do metro da Sé quando o metro quebra e depois de uns 20 minutos aparece um vazio. Conseguem imaginar o caos? haha
Não sei com relação aos outros cursos do Mackenzie, mas em SI, tenho muito o que criticar e até emails para a secretária já foram enviados por outros alunos e nada foi resolvido. Existem professores excelentes que mostram que quem manda ali na sala são eles e se encher o saco, botam pra fora da aula e explicam a matéria de uma excelente maneira, mas existem outros ( a grande maioria ) que é na base da camaradagem e podem deitar e rolar na sala, q tanto faz.
Eu tenho uma opinião bem particular sobre a maior parte dos alunos mackenzistas ( e da maior parte das faculdades ‘caras’ ) , mas isso não vem ao tópico.[/quote]
Voce estuda periodo noturno ou durante o dia?
Estou perguntando porque quando eu estudava la, teve dias q eu assistia aula durante o dia e o pessoal era bem diferente um bando de playboyzinho, que tava mais interessado em ficar nos bares do que nas aulas.
O pessoal do periodo noturno eh bem diferente, pelo menos quando eu estava la era o pessoal que trabalhava que realmente queria estudar, muitos ate trabalhavam na area.
//Daniel
Lah vai …
ANHEMBI-MORUMBI
Não fiz, mas o conhecimento que tenho vem de pessoas que fizeram lá, e me disseram que é mais uma dessas UNIs da vida. Ela tem pouca representatividade no ESTADO de São Paulo e os cursos mais fortes são de Moda, Nutrição e RTV.
MACKENZIE
Fiz no período noturno, e concordo plenamente com meu colega de alguns posts acima.
Tem poucos professores com grande experiência profissional, e é cheia de Mestre e Doutores com pouca experiência profissional, o que na minha opinião deve ser revisto pelo MEC.
Hoje a faculdade tem um dos cursos mais caros da Universidade(Sistemas), mais de R$ 1.200,00 por mês, e a grande maioria dos que se formam não estão em cargos JR ou PL mas sim como Estagiário ou Trainee. É muito Custoso pelos Benefícios que te trará, e realizar críticas ou sugestões para Diretoria é como mexer em um Vespeiro, é melhor realizá-las quando CONCLUIR o curso.
PUC-SP
Esta é a escolhida, tem mais nome em ambiente NACIONAL e de MULTINACIONAIS, também acredito que a PUC tenha mais compromisso em te preparar para o mercado de trabalho. As matérias e os professores são mais puxados, mas te dando RECURSOS para aprender, eles realmente valorizam o INVESTIMENTO feito, não te fazendo PERDER DINHEIRO e PRINCIPALMENTE TEMPO.
De Nada!
[quote=padcoe]To quase fazendo a matricula no mackenzie amanhã.
Mas e a PUC, galera?
Entre Mackenzie e PUC?[/quote]
Quando prestei vestibular para fazer Ciência da Computação, lá em 2000 (já faz um tempo!), passei na PUC-SP e no Mackenzie. Na época - não sei hoje - nos rankings publicados em revistas/jornais, a PUC estava melhor colocada. Conversei também com algumas pessoas da área de TI e escolhi a PUC-SP. Não me arrependo de ter estudado lá, o único ponto negativo é que o curso era matutino, o que dificulta um pouco arrumar emprego.
Como já comentaram em outro post, algumas vagas de emprego restringe a algumas faculdades, e me lembro de ver várias onde preferiam alunos da USP, Unicamp, PUC-SP e PUCCamp.
Boa sorte na escolha!
flw!