Android não roda java? Decepção

[quote=dyorgio]Sei la, reintero minha posição quanto ao “Java” do Android,
pois é esse o titulo do post, decepção :frowning:

Como falei aqui, faz 6 anos que trabalho com Java,
ja fiz de frente de caixa chinelo a servidores para empresas de cartão de credito,
ja usei tudo quando é framework do mercado (hibernate, spring, struts, vraptor, gae)
programei para linux, windows e mac, ja fui projetista swing por quase dois anos
desenvolvendo componentes custumizados em swing,
atualmente soh mexo com threads,sockets e escorregando bits.
tudo em java e com muita otimização de codigo, nunca deixando de lado os padrões e boas praticas.

O paragrafo anterior não foi para me achar, mas sim para ressaltar que eu sei programar,
e tb sei que todo programador acha que sabe mais do que o que ta do lado,
sempre vai ser assim, tem gente com ego muito grande por aqui.

Falo mal do Android o quanto eu quiser, é a minha opnião,
Ai vem um cara que nunca falou comigo e diz em caixa alta que eu não sei programar…:S
Ai depois vem outro e diz que o pessoal baba ovo pro Steve Jobs…
Ai vem outro falando que quem falou que android tem problemas é louco…

Uma boa discussão como falou o Luiz Aguiar não precisa ter ataques pessoais.

Por exemplo, aquele que diz que o android não tem a tal fragmentação, apenas posta o que pensa
e um link de referencia.

Aquele que acha que a linguagem ficou legal, mostra um exemplo da facilidade que ficou para fazer uma tela.

e aquele que não gosta da apple, diz porque gosta do seu android.

E assim as opniões são expostas. :slight_smile:

[/quote]

Desculpe se pra vc fui agressivo, não foi essa a intenção, mas acho que sei o que vc está pensando sobre o desenvolvimento para Android, no começo, quando não tinha estudado mais a fundo a Android, tbm pensei igual, mas pegando um livro e fazendo os exemplos mais a fundo, vi como é bom e simples o desenvolvimento. Ou talvez seja gosto mesmo, mas acho mais provável isso que falei, já que como vc gosta do Java :wink:

Vlw j0nny :),

Você pode estar certo mesmo, talvez eu precise apostar mais um pouco nisso
abrir a mente e tal.

Mas voltando o assunto do topico, alguem sabe porque não deu de portar o swing
para o android? ou algo mais parecido com o AWT?

Tipo, pego tudo que eu sei de Java (JSE, JME, JEE) e jogo fora :frowning:
isso que eu não gostei…

No final, de Java soh tem os operadores e estruturas…a linguagem mesmo.

E quando comecei a ouvir falar sobre a tecnologia, me pareceu
vir com a plataforma java (javax.swing, java.awt, etc…)
e não apenas com a linguagem.

essa foi a minha decepção :frowning:

PS.: não estou recebendo avisos por e-mail quando alguem responde…
mesmo marcando aqui no reply e no meu perfil, alguem mais esta passando por isso nesse topico?

[quote=dyorgio]Vlw j0nny :),

Você pode estar certo mesmo, talvez eu precise apostar mais um pouco nisso
abrir a mente e tal.

Mas voltando o assunto do topico, alguem sabe porque não deu de portar o swing
para o android? ou algo mais parecido com o AWT?

Tipo, pego tudo que eu sei de Java (JSE, JME, JEE) e jogo fora :frowning:
isso que eu não gostei…

No final, de Java soh tem os operadores e estruturas…a linguagem mesmo.

E quando comecei a ouvir falar sobre a tecnologia, me pareceu
vir com a plataforma java (javax.swing, java.awt, etc…)
e não apenas com a linguagem.

essa foi a minha decepção :frowning:

PS.: não estou recebendo avisos por e-mail quando alguem responde…
mesmo marcando aqui no reply e no meu perfil, alguem mais esta passando por isso nesse topico?[/quote]

Vc pode programar suas telas como se fosse no Swing do Java, normalmente, é muito parecido mesmo, mas depois que vc faz no XML, seu código fica mais limpo na classe, acho melhor. Mas no começo tbm me perguntava o pq de XML’s para desenhar a tela…

PS: Tem até um editor visual drag and drop para fazer as telas, que gera um XML, mas nunca usei.

[quote=mochuara][quote=juliocbq]

Olha, a Dalvik é uma máquina otimizada pára rodar várias intâncias dela mesma, ou seja, você pode executar vários programas java simultâneamente. Coisa que a jme não faz. Ela é no mínimo 10 anos afrente que a da Oracle.
[/quote]

Olha, eu rodo aplicações JavaME simultaneamente desde os primeiros modelos da nokia da década passada. Sério, sua afirmação é muito estranha.
[/quote]

Não conheço nenhum celular jme multitarefa, ao contrário da dalvik.
Agora o os symbian é multitarefa.

[quote=phil.barreto]bem eu tenho um motorola i1 da nextel e não tenho do que reclamar
gostei muito do sistema android e atende bem as minhas necessidades
e outra, se vc desenvolve em java vc desenvolve pro android.
vi num artigo (acho que foi ate aqui no guj mesmo) que a oracle tentou arrumar briga com a google pq eles criaram uma VM exclusiva e nao usaram a jvm
nao presenciei lentidao em nada no android, o market tem otimos aplicativos free e pagos e a google facilita bem a vida de quem quer desenvolver para o android disponibilizando o sdk e tbm o portal em que vc pode criar sua aplicação.
é tudo SL, acredito que a apple nao dê tanta liberdade assim(e os produtos sao um pouco mais caros)
enfim
opinião pessoal.
pelo menos o flash roda no android
:lol:
[/quote]

Comprei um nextel I1 faz três dias e tenho prazo de 7 dias para devolução. Gostei do aparelho, mas não sei se ele está com defeito ou falta instalar alguma coisa. Os emails do hotmail ficam horas carregando e travam…Já o Gmail funciona bem. Isso acessando pelo pacote de dados, pq qdo uso a rede wifi funciona. O meu único problema é com emails q não são gmail. Alguém pode me socorrer?

[quote=Bruna Mello]
Comprei um nextel I1 faz três dias e tenho prazo de 7 dias para devolução. Gostei do aparelho, mas não sei se ele está com defeito ou falta instalar alguma coisa. Os emails do hotmail ficam horas carregando e travam…Já o Gmail funciona bem. Isso acessando pelo pacote de dados, pq qdo uso a rede wifi funciona. O meu único problema é com emails q não são gmail. Alguém pode me socorrer?[/quote]

Remova o Hotmail da sua vida e seja feliz :twisted: :twisted:

3 meses depois, entrou no ar hoje os aplicativos pagos na Ovi Store brasileira.

Pronto, milhões de celulares habilitados a comprar seus aplicativos em Java, Python, HTML, e C++. Em novembro/dezembro já tinha entrado os aplicativos pagos na Android Market brasileira também.

Estou um pouco atrasado na discussão, mas, não sinto falta nenhuma de JME em smartphones. Eu tenho um iPhone e estou começando a desenvolver pra Android. Acho que só de não ficar preso a regras e limitações do JME já é vantagem, e JVM só pra JME não acho prioridade.

Olá amigos, estava acompanhando o tópico desde de o inicio e resolvi deixar minha opinião tb…
Percebi que a galera tava “descendo a lenha” no nosso amigo Diabo Loiro, devido a sua indignação.
Então vou deixar minas opiniões de forma simples:
1 - JME é uma excelente plataforma para desenvolvimento de pequenas aplicações. Tenho um sistema em JME que roda em Symbian, Windows Mobile e Xing Lings…
2 - JME está obsoleto? Sim! JME está morto? NÃO! A Nokia por exemplo tem um excelente suporte para sistemas Java. E será que todos que desenvolveram aplicações em JME vão agora migrar seus sistemas para Android? Acho que não… Quem sai perdendo? O usuários é claro…
3 - Desenvolver em Android é melhor? Sim. Mas não seria melhor se a Google desse suporte ao JME? As vantagem são fatos claros: Quem tem seu sistema em JME poderia rodar no Android. Quais seriam as desvantagens? Será que seria muito difícil tecnicamente fazer isso?
Vejo alguns colegas que criticaram nosso amigo devido a alguns elogios que ele fez a maçanzinha mordida. Mas eles não percebem que ao fazer tal critica estão pendurados no saco da Google. Acho que em uma comunidade Java, temos que defender a PORTABILIDADE. Se é melhor ou pior, que se dane quem for usar. Cada um tem que ter o direito de escolha. Ou quer dizer que se eu quiser utilizar uma aplicação que eu desenvolvi em JME em um tablet com Android alguém aqui vai dizer que eu estou errado? Que tenho que desenvolver tudo de novo, mesmo que meu sistema não precise de nenhum recurso a mais? Como uma calculadora de IMC por exemplo?

Vejam o meu caso por exemplo. Trabalho para uma empresa num projeto móvel para coleta de dados. Utilizo o JME a 2 anos. De uns tempos para cá, os aparelhos com Android estão ficando mais acessíveis, não só celulares, mas tablets também. Então a empresa decidiu que o sistema deve rodar em Android também.
Claro, desenvolvendo em Android a minha aplicação ficará muito melhor, e isso me interessa muito. Mas agora eu tenho que desenvolver esta solução em 1 semana. Se o Android rodasse minha aplicação JME nativamente, eu teria mais opções e a tão querida LIBERDADE que todos gostam. Assim, teria até mais tempo para desenvolver a versão do sistema para Android que com certeza ficaria melhor, mais rápida, etc…

O que estou dizendo é que o fato de o Android suportar JME não empobreceria em nada o SO na minha opinião. Muito pelo contrário. Porém não sei avaliar quais seriam os impactos técnicos para isso. Se forem irrelevantes, acho que a Google sacaneou com a gente mesmo.

Acho que todos os programadores gostam de metáforas para demonstrar suas ideias, então lá vai a minha:
Quando o CD foi lançado, as músicas eram gravadas em WMA certo? Boa qualidade porém capacidade limitado. Depois aparecerem os CDs e CD Players MP3! Uauuuu! Musicas com a qualidade semelhante, porém muitas e muitas faixas no mesmo CD! Então apartir de então, vamos usar CDs MP3! Mas imaginem o cara que tinha uma coleção de CDs WMA, ele começa a comprar ou gravar CDs MP3 a partir de então, mas e se o aparelho não tocasse mais os seus CDs de WMA? Sendo que tecnincamente parece fácil manter a compatibilidade, já que ambos compatilham a mesma mídia/tecnologia… Não pareceria sacanagem?

A única diferença do Android para o Java SE é que não tem algumas bibliotecas assim como AWT e Swing, que não fariam sentido no Android, não é?

Bibliotecas específicas todos nós usamos quando desenvolvemos em Java. Então não vejo o porque de tanta revolta. Veja o tanto de frameworks que usamos em desenvolvimento web que não são parte do Java EE.

Acho que Java é bom, mas deveríamos poder customizar a aplicação para a plataforma alvo. Soluções “padrões” assim como o Swing, são muito feias. Não vejo problema algum em usar APIs específicas para desenvolver para Windows, Mac e Android, pois elas estariam abstraídas na hierarquia de classes da aplicação.

Deveriam deixar o Swing opcional, como um “fallback” caso não haja código específico. Tipo um genérico.

[quote=andrezaolps]Olá amigos, estava acompanhando o tópico desde de o inicio e resolvi deixar minha opinião tb…
Percebi que a galera tava “descendo a lenha” no nosso amigo Diabo Loiro, devido a sua indignação.
Então vou deixar minas opiniões de forma simples:
1 - JME é uma excelente plataforma para desenvolvimento de pequenas aplicações. Tenho um sistema em JME que roda em Symbian, Windows Mobile e Xing Lings…
2 - JME está obsoleto? Sim! JME está morto? NÃO! A Nokia por exemplo tem um excelente suporte para sistemas Java. E será que todos que desenvolveram aplicações em JME vão agora migrar seus sistemas para Android? Acho que não… Quem sai perdendo? O usuários é claro…
3 - Desenvolver em Android é melhor? Sim. Mas não seria melhor se a Google desse suporte ao JME? As vantagem são fatos claros: Quem tem seu sistema em JME poderia rodar no Android. Quais seriam as desvantagens? Será que seria muito difícil tecnicamente fazer isso?
Vejo alguns colegas que criticaram nosso amigo devido a alguns elogios que ele fez a maçanzinha mordida. Mas eles não percebem que ao fazer tal critica estão pendurados no saco da Google. Acho que em uma comunidade Java, temos que defender a PORTABILIDADE. Se é melhor ou pior, que se dane quem for usar. Cada um tem que ter o direito de escolha. Ou quer dizer que se eu quiser utilizar uma aplicação que eu desenvolvi em JME em um tablet com Android alguém aqui vai dizer que eu estou errado? Que tenho que desenvolver tudo de novo, mesmo que meu sistema não precise de nenhum recurso a mais? Como uma calculadora de IMC por exemplo?

Vejam o meu caso por exemplo. Trabalho para uma empresa num projeto móvel para coleta de dados. Utilizo o JME a 2 anos. De uns tempos para cá, os aparelhos com Android estão ficando mais acessíveis, não só celulares, mas tablets também. Então a empresa decidiu que o sistema deve rodar em Android também.
Claro, desenvolvendo em Android a minha aplicação ficará muito melhor, e isso me interessa muito. Mas agora eu tenho que desenvolver esta solução em 1 semana. Se o Android rodasse minha aplicação JME nativamente, eu teria mais opções e a tão querida LIBERDADE que todos gostam. Assim, teria até mais tempo para desenvolver a versão do sistema para Android que com certeza ficaria melhor, mais rápida, etc…

O que estou dizendo é que o fato de o Android suportar JME não empobreceria em nada o SO na minha opinião. Muito pelo contrário. Porém não sei avaliar quais seriam os impactos técnicos para isso. Se forem irrelevantes, acho que a Google sacaneou com a gente mesmo.

Acho que todos os programadores gostam de metáforas para demonstrar suas ideias, então lá vai a minha:
Quando o CD foi lançado, as músicas eram gravadas em WMA certo? Boa qualidade porém capacidade limitado. Depois aparecerem os CDs e CD Players MP3! Uauuuu! Musicas com a qualidade semelhante, porém muitas e muitas faixas no mesmo CD! Então apartir de então, vamos usar CDs MP3! Mas imaginem o cara que tinha uma coleção de CDs WMA, ele começa a comprar ou gravar CDs MP3 a partir de então, mas e se o aparelho não tocasse mais os seus CDs de WMA? Sendo que tecnincamente parece fácil manter a compatibilidade, já que ambos compatilham a mesma mídia/tecnologia… Não pareceria sacanagem?[/quote]

Essa analogia de cds wma e mp3 não serve nesse quesito porque “android não é java”. A google cedeu um sdk que disponibiliza uma ferramenta que lhe permite usar apenas a linguagem java no seu desenvolvimento. Assim como o dot net possui um compilador de java para a clr. Imagino que a questão de usar java(como linguagem) é uma questão puramente comercial. Existem muitos programadores que sabem java e como a linguagem é popular foi a maneira mais rápida de trazer desenvolvedores para o android e fazer crescer seu ecossistema. Ela poderia ter usado python como linguagem para aplicações que quisesse.

E devo admitir que essa estratégia deu muito certo.

A google não “sacaneou” ninguém. Ela está em um processo com a Oracle desde o ano passado sobre patentes de tecnologia. Seria difícil ver a jme licenciada para a google nessas circunstâncias não acha?