[quote]RIO - A internet de banda larga, com alta velocidade, é um dos grandes sonhos de todo internauta. O problema é que ela ainda é cara e não está disponível em todos os lugares. Nesta segunda-feira, no entanto, esse sonho ficou mais próximo da realidade com a regulamentação, pela Anatel, da internet pela rede elétrica.
O analista de sistemas Jeferson Teixeira depende da internet para trabalhar, mas desde que se mudou para a casa nova em São Gonçalo, há três meses, não conseguiu ter o serviço de banda larga. E se houvesse internet na tomada da energia elétrica?
Eu acho que seria a solução, eu poderia colocar em qualquer parte da casa.
O sistema já existe e funciona mais ou menos como uma TV a cabo. A empresa que fornece o serviço de internet libera o sinal para rede de energia elétrica. Esse sinal viaja pelos fios até a casa do usuário. Lá ele vai precisar de um aparelho, um modem, ligado a qualquer tomada da casa que vai permitir o acesso á internet rápida.
No Brasil o sistema já está sendo testado em Barreirinhas no Maranhão, em Goiânia, São Paulo, Santo Antônio da Platina no Paraná e em Porto Alegre.
O internauta brasileiro vai ter que esperar um pouco mais essa nova internet. Ela só vai estar disponível depois de um acordo entre as empresas de telecomunicações e as concessionárias de energia elétrica. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) já esta estudando o assunto para criar as regras de exploração do serviço.
Em São Paulo, o Engenheiro Clinton Namur participa dos testes da internet via rede elétrica. Ele acessa a web de onde quiser, de qualquer parte da casa que tenha uma tomada.
Se eu quero assistir um joguinho, por exemplo, eu assisto aqui, se eu quero ler como se fosse um livro, eu levo para o quarto - diz.
Clinton diz que a velocidade ficou bem mais rápida.
Eu achei fantástica essa idéia, que eu abracei desde o começo e acho que para mim está atendendo perfeitamente, maravilhoso - complementa. [/quote]
A internet via rede elétrica nao é novidade, pois ja é ampmlamente na Alemanha, aqui no Brasil fizeram alguns testes no Centro do Rio, Copacabana, Ipanema e um Shopping Center na Barra da Tijuca (se nao me engano o Downtown).
com certeza as empresas de telefonias irão buscar atuação neste nicho de mercado, onde por exemplo a oi que dispõe serviço de banda larga
então ela não vai ficar de fora desta, e parte de infra-estrutura para isto ela já tem, de forma quem for entrar no cenário deve correr logo para que possa estar abraçando novos cliente e a partir daí conseguir se desenvolver aproveitando a boa fase
algumas pessoas já estão brincando com serviço, e tomara que os provedores consigam executar este projeto conforme regulamentação sem desvios, se já existe macaco na rede elétrica, então agora vai virar planeta dos macacos
vai ser difícil no começo, se bem que no começo é uma bagunça, assim como houve padronização para quem foi/é provedor wireless
é difícil um projeto desses vingar. aqui na minha cidade (araraquara-sp) estão colocando internet wireless de graça na cidade inteira. o problema é que você tem que fazer um cadastro, tem toda uma burocracia envolvida, e a velocidade é de 64k (ou seja, 7~8 kbps). Além disso, você tem um tempo determinado de uso. Isso tudo é feito porque se for ilimitada e rápida, os fornecedores de banda larga irão quebrar rapidinho.
[quote=bsatrianim]Se alguem tiver usando banda larga pela rede elétrica, se acabar a luz, como fica?
Acho que é bom ter bastante debates sobre isso…
[/quote]
Como que fica se acaba a bateria do seu note ou do nobreak? :?
fonte folha online: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u467374.shtml[/quote]
segundo a notícia foi informado que seria mais apropriado para edifícios do que casa por conta do custo, então qual seria o custo para ambos os casos ?
e quanto aos macacos, como será o controle dos sangue-sugas?