Análise na Fatec?

E ai pessoal beleza. E o seguinte, estou querendo prestar Fatec (sp) agora no final do ano para análise e desenvolvimento.
Queria saber de vocês o que acham da fatec e principalmente deste curos. Dá para aprender a programar legal (dependendo de mim e claro)? E usado Java ou C#?
E ai pessoal, o que acham deste curso?

fala, danielswater!

Meu velho, essa é uma pergunta muito treta… to no 2o. semestre de ads na fatec (tiradentes) e muitas vezes acho que o diploma vai valer mais do que o aprendizado. Já trabalho com programação e o que vi lá até agora, na minha opnião, é muito pouco - mesmo para o 1o. ano. Converso com alguns caras sobre isso e todos dizem q a faculdade não vai deixar ninguem expert em nenhum assunto - muito menos programação…

Mas a Fatec tem lá suas vantagens, começando pelo fato de ser gratuíta, fácil de chegar, e não é tao dificil de entrar tb…

É bem dificil falar pq nao tenho nenhuma outra faculdade de ti como base para comparação. O esquema é vc comparar as grades curriculares entre faculdades.

abrass

Então cara, nesse seu primeiro ano o que você viu de programação? Foi java ou C#?

To vendo Java e C… e eu acho a aula de java muito fraca mesmo! Ensina a linguagem sem ensinar OO.

Nem em C# ensinam OO? Programar sem OO e cruel heim?

Estudo na FATEC de Praia Grande (litoral de São Paulo), faço o curso de Informática para Gestão de Negócios.
O curso atualmente será substituído por Análise de Desenvolvimento de Sistemas.

Aqui utilizamos Java(com orientação a objeto) e C++.

Como o luizlopes disse, você não ficar expert, a dica é você não se limitar apenas ao conteúdo dado em classe.
Acredito que todas as faculdades te dão uma base para que você prosiga sozinho, pesquisando, fuçando em uma nova tecnologia.

Muitas pessoas que conheço estão hoje em empresas boas, não no litoral pois é um carência, mas a grande maioria na capital
fizeram o mesmo curso que o meu e não se arrependem, pelo contrário, as empresas dão valor por você ter prestado um vestibular
e ralado para sair de lá. Lembrando que o diploma da FATEC vem como da UNESP.

Analise a grade dos cursos, aqui por exemplo tem 1 ano e meio de BD. Em outros lugares vi que possuem 6 meses, acho improvável
uma pessoa conseguir ter um bom domínio com tão pouco tempo.

abraço

uma coisa que ja vi muita gente comentando e eu concordo, é que na grande maioria dos casos você só vai aprender a programar fora da faculdade…

até te diria que a faculdade te dará um conhecimento razoável sobre bastante coisa, mas em nenhuma delas o conhecimento vai ser o suficiente para você trabalhar com isso…

Outra coisa também que a ideia é que você aprenda na faculdade, é a se virar sozinho para estudar e aprender as coisas pesquisando… a verdade é que em muitos casos, (e põe muito nisso). você acaba não aprendendo isso…

Se vc quer aprender a programar vai fazer um curso técnico.

O curso da FATEC é uma graduação, é outro significado. Vc não vai virar um bom programador lá. Vc aprende muita coisa sobre programação e muitas outras coisas.
Qualquer faculdade pública visa graduar uma pessoa com ensino superior e não ensinar o cara como fazer o trabalho dele. Isso a pessoa vai ser capaz de aprender depois que fizer a faculdade.
Apesar da FATEC ser mais voltada para o mercado de trabalho, ainda assim é diferente de um curso de sistema de informação em uma unip da vida, q vai tentar te ensinar a programar apenas, e não todo o resto.

Lembrando q FATEC é faculdade de TECNOLOGIA, não de ensino técnico. Para isto existem as ETECS.

Oi danielswater,

Eu fiz o curso técnico em uma ETEC,o curso é bom,mas não é completo,vc tem que estudar por fora se quiser realmente aprender,acho que acontece
o mesmo não só com a FATEC como na maioria das fac…O curso vale a pena sim,tem o peso de ser FATEC…Uma boa dica é fazer
estágio desde o começo do curso,assim vc terá experiência,o que conta muito na hora de procurar um emprego após o curso… :wink:

Boa Sorte!

Faço FATEC em São José dos Campos, cobrindo DPS =/

Depende do professor, muito, e de você. Amigo, caia de cabeça, enfrente problemas, dedique-se…

Na faculdade sairam pessoas com o nível de programação muito baixo e outras que estão fazendo sucesso na carreira, já estão em nível pleno pelos projetos que conseguiram entrar dada a capacidade da pessoas em codificar sistemas… Por outro lado têm pessoas que saiam sem nem saber fazer um CRUD…

Erro do professor. Não completamente, talvez rever o método de ensino, sei lá,mas ele passava atividades que realmente ajudavam você a trilhar o caminho certo. Com alguns foi assim, mas com outros sempre foi procurado o caminho mais fácil, daí não aprende…

Tem professor pereba desatualizado que acaba destrilhando você do certo (como uma professora que não sabia o que era JPA e não queria deixar nosso grupo mostrar para a sala :S), daí que entra você arregaçando de estudar :).

Na FATEC eu senti o aspecto prático e vivência de projetos (fazíamos projeto Real Life depois de aprender o básico), embora nada na faculdade vai simular o ambiente produtivo e estressante de uma empresa nos quais realmente você pega o jeito da coisa…

Comecei agora no meio do ano o curso de ADS na FATEC em Santos (litoral paulista). Particularmente acho que ajuda, principalmente para indicar um caminho a seguir, porém para seguir este caminho vai depender muito mais do esforço próprio do que das mãos dos docentes. Se ficar com a ilusão de aprender tudo o que precisa nas aulas, acabará terminando o curso como “apenas mais um” no mercado.

Quanto a sair programando desde o primeiro semestre é difícil que ocorra. O primeiro semestre se resume a lógica de programação. Até mesmo no curso técnico de três semestres, só comecei a aprender uma linguagem de programação no segundo semestre.

Desejo sorte e sucesso na carreira.

Falou…

Estou fazendo ADS na FATEC - SENAC aqui de Porto Alegre e estou achando bem interessante. Talvez pra muitos que já trabalham na área a “utilidade” do curso acabe se resumindo ao diploma, mas tenho um colega que programa desde o tempo do TK80 e me parece que, se não está aprendendo coisas novas, com certeza está crescendo profissionalmente, trocando experiências, expandindo rede de contatos, etc. Vale muito a pena, na minha opinião. Já fiz técnico também e digo que o curso de tecnologia é bem mais abrangente e interessante, apesar de ter algumas cadeiras meio malas, tipo Contabilidade e Custos e Gestão Empresarial hehe (o técnico também tinha dessas, p. ex.: ERGONOMIA). Talvez sejam um mal necessário… enfim.

Segue link para grade curricular do curso do SENAC -> http://portal.senacrs.com.br/site/pdf/MatrizCurricular_365.pdf

Não sei aí em SP, mas aqui a mensalidade é de R$560, se tiver carteira de comerciário (SESC, pode ser dependende de comerciário também), tem um descontão… acho que 25%.

[quote=caiodorn]Estou fazendo ADS na FATEC - SENAC aqui de Porto Alegre e estou achando bem interessante. Talvez pra muitos que já trabalham na área a “utilidade” do curso acabe se resumindo ao diploma, mas tenho um colega que programa desde o tempo do TK80 e me parece que, se não está aprendendo coisas novas, com certeza está crescendo profissionalmente, trocando experiências, expandindo rede de contatos, etc. Vale muito a pena, na minha opinião. Já fiz técnico também e digo que o curso de tecnologia é bem mais abrangente e interessante, apesar de ter algumas cadeiras meio malas, tipo Contabilidade e Custos e Gestão Empresarial hehe (o técnico também tinha dessas, p. ex.: ERGONOMIA). Talvez sejam um mal necessário… enfim.

Segue link para grade curricular do curso do SENAC -> http://portal.senacrs.com.br/site/pdf/MatrizCurricular_365.pdf

Não sei aí em SP, mas aqui a mensalidade é de R$560, se tiver carteira de comerciário (SESC, pode ser dependende de comerciário também), tem um descontão… acho que 25%.

[/quote]

Oi caiodorn,

Desculpe mas não entendi vc faz FATEC e o SENAC,ou é um curso só e tem mensalidade?

[quote=Anime][quote=caiodorn]Estou fazendo ADS na FATEC - SENAC aqui de Porto Alegre e estou achando bem interessante. Talvez pra muitos que já trabalham na área a “utilidade” do curso acabe se resumindo ao diploma, mas tenho um colega que programa desde o tempo do TK80 e me parece que, se não está aprendendo coisas novas, com certeza está crescendo profissionalmente, trocando experiências, expandindo rede de contatos, etc. Vale muito a pena, na minha opinião. Já fiz técnico também e digo que o curso de tecnologia é bem mais abrangente e interessante, apesar de ter algumas cadeiras meio malas, tipo Contabilidade e Custos e Gestão Empresarial hehe (o técnico também tinha dessas, p. ex.: ERGONOMIA). Talvez sejam um mal necessário… enfim.

[/quote]

Oi caiodorn,

Desculpe mas não entendi vc faz FATEC e o SENAC,ou é um curso só e tem mensalidade?[/quote]

No estado de São Paulo o curso na FATEC é gratuito,só precisa pagar a inscrição do vestibular,isso se a pessoa não conseguir a
isenção da taxa.

Mais informações:http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/

Acho que misturei um pouco as coisas.

Quando me refiro à “FATEC”, quero dizer Faculdade de Tecnologia - esta, por sua vez, não necessariamente gratuita.

Bom, se a faculdade a que vocês estão se referindo é “digrátis” (ehehe) eu já estaria lá dentro, acho que nem tem muito o que pensar. Mesmo que tu (o autor do tópico) já saiba tudo e não aprenda nada - o que acho altamente improvável, lá dentro tu acaba conhecendo pessoas, empresas e outras formas de pensar. Tu só tem a ganhar. Não faz que nem eu, que fiquei anos parado depois de passar em um concurso e deixei minha massa cinzenta às moscas.

Cara, as FATECS (as estaduais em São Paulo) são muito boas sim. Eu faço Gestão em TI e posso dizer que a faculdade me ajudou muito. Desde que entrei nunca fiquei desempregado e sempre trabalhei com TI. A Faculdade vai te colocar no caminho, mas não vai seguir a viagem com você até o fim. Outra coisa importante é que não é comum nos primeiros períodos de faculdade a galera ver Orientação a Objetos. Eu mesmo, vi Pascal no 1º, C no 2º, C# no 3º (Já com O. O.) e Java (tbm com O. O). Mas aproveite a chance que está tendo e aprofunde seu conhecimento cara. Compre um livro ou faça um curso. T.I é muito grande, e uma hora ou outra você vai ter que se
aprofundar em alguma coisa :smiley:

Meu irmão começou ADS na FATEC agora tbm, e ele está gostando. Aproveite que os primeiros períodos são até que tranquilos se comparados aos últimos, rsrs
Continua no estudo aí cara que você vai se dar bem. Estudar é o caminho, tente sempre fazer um pouco a mais que a facul, ou seja, sempre complemente o seu
estudo com suas pesquisas pessoais.

Sucesso no seu curso aí! :smiley:

[quote=caiodorn]Acho que misturei um pouco as coisas.

Quando me refiro à “FATEC”, quero dizer Faculdade de Tecnologia - esta, por sua vez, não necessariamente gratuita.

Bom, se a faculdade a que vocês estão se referindo é “digrátis” (ehehe) eu já estaria lá dentro, acho que nem tem muito o que pensar. Mesmo que tu (o autor do tópico) já saiba tudo e não aprenda nada - o que acho altamente improvável, lá dentro tu acaba conhecendo pessoas, empresas e outras formas de pensar. Tu só tem a ganhar. Não faz que nem eu, que fiquei anos parado depois de passar em um concurso e deixei minha massa cinzenta às moscas.

[/quote]

Você ficou parado porque quis, já que se tivesse vontade teria estudado para outros concursos e assim não teria ficado parado.
Eu mesmo prefiro mil vezes trabalhar na iniciativa pública do que na privada :wink:

[quote]Você ficou parado porque quis, já que se tivesse vontade teria estudado para outros concursos e assim não teria ficado parado.
Eu mesmo prefiro mil vezes trabalhar na iniciativa pública do que na privada [/quote]

Em momento algum me eximi da culpa por ter deixado de estudar, comentário totalmente dispensável.

Eu já não posso dizer o mesmo sobre iniciativa pública x privada… tem gosto e perfil pra tudo.

Esqueci de falar que se tivesse me dedicado aos estudos durante esse tempo, certamente não seria pra outros concursos. Definitivamente esse estilo de vida “estável” não é pra mim.

Então,
Orientação a Objeto não é necessariamente matéria para o primeiro ano e, em geral não ensina-se muito sobre programação (isso é meio geral).
Aliás, não é realmente necessário saber orientação a objetos para começar a programar mas algo que vai ajudá-lo a moldar um sistema “melhor” (e também não faça disso uma verdade absoluta).

A faculdade vai construir bases de conhecimento. A programação é apenas uma das ferramentas para ensinar essas bases e não o foco dela.

Você quer apenas aprender uma linguagem de programação, faça um curso na linguagem desejada ou pegue livros tutoriais e devore-os :stuck_out_tongue: