Análise de Requisitos dá $$$?

[quote=rmendes08][quote=luistiagos][quote=dinho84][quote=fabioEM][quote=dinho84]Estou no terceiro ano de Engenharia de Computação.

Meu professor garantiu que trabalhar com análise de requisitos, ou seja, elaborar diagramas de caso de uso, de classe, de seqüência, de estados, enfim, fazer toda a interface entre a parte técnica e o cliente, dá uma grana boa, podendo chegar a 30 mil, dependendo do projeto que vc pegar!

Vcs concordam? Discordam? Não tenho muita empatia com essa matéria na facu, mas se assim for, pq não investir?[/quote]

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Seu professor é um doido. Mas acho que ele deve estar tentando de dizer: olha programar é para burros, o negocio é modelar…
doce ilusão :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
deixa ele sair da faculdade e procurar emprego para ver o que acontece :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: [/quote]

Falou tudo!!! Ele disse mesmo que não deveríamos ficar presos a programar, pois nunca ganharíamos tanto. Saber modelar faria toda a diferença.[/quote]

Modelagem é documentação, não faz software que é a materia prima…[/quote]

Discordo. O código por si já um modelo. Ele pode ser um modelo bom ou um modelo ruim, mas é um modelo. Representar esse modelo em um diagrama antes de codificar não é garantia nenhuma de que a qualidade desse modelo será melhor. [/quote]

Foi o que eu disse, vc pelo jeito não entendeu… A documentação é facultativa, já o software é realmente a materia prima, o produto em si!

[quote=rmendes08]Mas eu não estava falando dos documentos de requisitos. Quando não há a possibilidade da equipe de desenvolvimento sentar com o cliente os requisitos tem que ser transmitidos como documentação mesmo. Mas se a documentação de requisitos for composta de diagramas de classes, DER’s e etc. será um modelo de requisitos pobre, pois esses diagramas não se destinam a esse fim. Geralmente, documentos de requisitos são textuais.

O que na minha opinião não agrega em nada no desenvolvimento é elaborar diagramas de classes, sequência, DER’s detalhados, pois eles são suscetíveis a exatamente os mesmos erros do código.[/quote]

A idéia é que o analista é responsável pelo que deve ser feito, e o programador é apenas o code monkey que vai traduzir as instruções para código.

Pelo menos é assim que o felipefranz trabalha.

Lembro até hoje (encontro um colega do ensino fundamental na universidade, não o via a anos):
Blá blá blá…
-Pow to cheio de coisa para estudar… -Eu (Ciência da Computação)
-Caraca só matéria que dá medo só pelo nome, as minhas são… Mas também soube que programador saindo da faculdade já sai com uns 10k mensais no bolso. - Ele (Eng. Cartográfica)
-Que isso cara tem lugar q tu começa no 1,5k.
-Sério? E ainda tem coragem de estudar isso tudo por esse salário?
/Argumentações/
:arrow:Resumindo só posso dizer “É isso aí.”.

Análise de requisitos com certeza dá dinheiro, mas tal analista ainda precisa além de se criar modelos, ajudar
a desenvolver o código fonte modelando o Modelo. Estou lendo o livro DDD e achei interessante
o conceito de que a análise de requisitos, documentação e implementação são apenas um único processo
que não deveria ser dividido.

[quote=johnny quest]Análise de requisitos com certeza dá dinheiro, mas tal analista ainda precisa além de se criar modelos, ajudar
a desenvolver o código fonte modelando o Modelo. Estou lendo o livro DDD e achei interessante
o conceito de que a análise de requisitos, documentação e implementação são apenas um único processo
que não deveria ser dividido. [/quote]

Cada metodologia trata de um jeito, cada empresa trata de um jeito. Sem falar que o que é boa prática hoje, pode ser considerada ruim amanhã, e vice-versa.

Por isso ninguém pode ser xiita ou querer ver as coisas no preto e no branco.

[quote]Cada metodologia trata de um jeito, cada empresa trata de um jeito. Sem falar que o que é boa prática hoje, pode ser considerada ruim amanhã, e vice-versa.

Por isso ninguém pode ser xiita ou querer ver as coisas no preto e no branco.[/quote]

Com certeza, concordo plenamente, e a cada dia as práticas mudam e evoluem, tentando facilitar nossas vidas.

30 mil só pra fazer essa merda? voce ta de brincadeira rapaz???//

nem nego que meche com BPM e mapeamento de processos ganha isto fala pra seu professor parar de ler revista em quadrinhos que isso nao existe. :lol:

[quote=Frantic Avenger][quote=Maracuja]
E por coisas como essa que veem um monte de espertalhoes querendo trabalhar com IT achando que vao ganhar dinheiro facil; nao existe mentira maior do que essa!
[/quote]

Lembro até hoje (encontro um colega do ensino fundamental na universidade, não o via a anos):
Blá blá blá…
-Pow to cheio de coisa para estudar… -Eu (Ciência da Computação)
-Caraca só matéria que dá medo só pelo nome, as minhas são… Mas também soube que programador saindo da faculdade já sai com uns 10k mensais no bolso. - Ele (Eng. Cartográfica)
-Que isso cara tem lugar q tu começa no 1,5k.
-Sério? E ainda tem coragem de estudar isso tudo por esse salário?
/Argumentações/
:arrow:Resumindo só posso dizer “É isso aí.”.[/quote]

triste realidade…

uma coisa é analista de requisitos e outra é ser analista de negócio.

o analista de requisitos só faz serviços pontuais de acordo com projetos, o analista de negócio analisa um negócio como um todo e se especializa em um segmento vertical. obviamente muito mais complexo e ganha muito mais pra isto.

analista de requisito é a coisa mais besta que existe, senta do lado do cara e pega tudo que ele sabe e bota em um papel. isso é serviço de gente que não tem muita expertise tecnica por isso fica fazendo isso… pra mim é uma besteira tremenda separar requisitos do pessoal tecnico, depois tem que ficar tirando duvida com caras que nao manjam nada de sistemas.

[quote=Sparcx86]uma coisa é analista de requisitos e outra é ser analista de negócio.

o analista de requisitos só faz serviços pontuais de acordo com projetos, o analista de negócio analisa um negócio como um todo e se especializa em um segmento vertical. obviamente muito mais complexo e ganha muito mais pra isto.

analista de requisito é a coisa mais besta que existe, senta do lado do cara e pega tudo que ele sabe e bota em um papel. isso é serviço de gente que não tem muita expertise tecnica por isso fica fazendo isso… pra mim é uma besteira tremenda separar requisitos do pessoal tecnico, depois tem que ficar tirando duvida com caras que nao manjam nada de sistemas.[/quote]

Aí é que está o engraçado da nossa área. Na empresa onde trabalhei, analista de requisitos e analista de negócios era a mesma coisa.

Com professores aloprados desse (trocadilho proposital) não me surpreende que o mercado esteja inundado de incompetentes interesseiros.

[quote=dinho84]Estou no terceiro ano de Engenharia de Computação.

Meu professor garantiu que trabalhar com análise de requisitos, ou seja, elaborar diagramas de caso de uso, de classe, de seqüência, de estados, enfim, fazer toda a interface entre a parte técnica e o cliente, dá uma grana boa, podendo chegar a 30 mil, dependendo do projeto que vc pegar!

Vcs concordam? Discordam? Não tenho muita empatia com essa matéria na facu, mas se assim for, pq não investir?[/quote]

E por coisas como essa que veem um monte de espertalhoes querendo trabalhar com IT achando que vao ganhar dinheiro facil; nao existe mentira maior do que essa!

COMEDIA!!!