Alterar o $PATH no Debian Linux

Galera, é o seguinte, já estou me batendo com isso já fazem uns 3 dias, nem o Google me ajudou, pra dizer a verdade, ajudou sim, dizendo que não é possível :cry: .

Não sei pq exatamente, mas no Debian o processo para alterar as variáveis de ambiente não é tão trivial como em outras distros (/etc/profile). Segundo esse documento asaplicações não deveriam depender de variáveis de ambiente para serem executadas.

Na verdade, eu consigo alterar a variável $PATH incluindo as libs do jdk, mas colocando o caminho completo delas em um arquivo de configuração do Debian dentro do /etc, só que isso fica meio limitado, além de não ser nada elegante. Limitado pq, se eu precisar criar um variável (ex. JAVA_HOME ou CATALINA_HOME) eu não consigo, não existe essa possibilidade.

Bem, vale lembrar que, no terminal, bash, por exemplo, aí sim, tem como alterar e criar as variáveis, mas no X elas não são alteradas e muito menos criadas. Se eu tentar rodar o Eclipse no X, chamando o executável dele, ele diz que não achou a JVM.

Minha pergunta é, alguem aí usa Debian e teve esse problema ?? Como conseguiu contorna-lo ??

cv, valeu pela força aquele dia :wink: , mas tudo aquilo não rolou. :cry:

Cara colega.

O unico jeito que consegui fazer funcionar no xterm foi colocando as variavies de ambiente no arquivo /home/(diretorio usuario)/.bashrc se colocar no /etc/profile na verdade ele vai funcionar nas tty1,tty2… mas nao no ambiente grafico.

Se eu estiver errado alguem me corrija, pois nao achei outra solução…

Então, não rola, alterando o arquivo ~/.bashrc só consigo que as variáveis sejam alteradas quando entro no terminal, pelo X, e fico lá dentro, no ambiente gráfico, se tento executar algum SW que precisa da JVM no path, não rola, ele não encontra, isso pq o caminho não está no path.

Valeu !!

No caso específico do Eclipse não dá para especificar a JVM desejada na linha de comando ( algo como eclipse -vm path para o executável java -vmargs flags para o executável java ) e criar um shortcut para um script com essa linha de comando?
É meio enjoado mas não é impossível de fazer.

Assim, dá. :wink:

Na verdade eu já tinha feito algo pra contrariar esse problema, criei uma pasta (~/links) e coloquei lá dentro um arquivo com os comandos para criar as variáveis do JAVA e alterar o $PATH e executar o eclipse, no desktop, criei um link para esse arquivo. Agora estou pensando em criar um script onde eu possa passar alguns parâmetros e inicializar o SW de acordo com o parametro passado, assim, tenho um único script pra qualquer aplicativo que precise criar ou alterar variáveis de ambiente.

O grande galho nisso é, pq ter que fazer esse contorcionismo todo pra alterar algumas variaveizinhas de sistema ?? Pq o “Debian-way”, as vezes, é tão complicado ?? Veja bem, as vezes, pq usar o apt-get e instalar um programa é muito, mas muito simples. :wink:

Realmente não sabia que era tão complicado assim no Debian. Todos os Unix que eu usei ( SCO, Solaris, HP-UX, Linux etc.) normalmente obedecem a /etc/profile…

É, eu tb não sabia, até alterar o /etc/profile e perceber que nada acontece. :cry:

Pelo que tenho visto nas listas de Debian por aí, é que muita gente tem esse problema, mas não consegui achar nada que explique isso de maneira, no mínimo, satisfatória.

Mas blz, a verdade é que gostei muito do Debian e não pretendo deixá-lo de lado por causa desse inconveniente. :smiley: