Algumas dúvidas sobre meu JFrame

Boa noite pessoal!!! Agora a dúvida é a seguinte… To desenvolvendo um sistema ao qual a tela principal já esta quase pronta, porém falta uns detalhes que eu gostaria que vocês me esclarececem. Meu JFrame principal contem um menu do lado esquerdo feito com JXTAskPane no centro do frame eu coloquei um JDeskop para abrir as telas que o usuario clicou no menu esquerdo. Mais os detalhes estão ae:

1º como eu faço pra quando o programa abrir ele abra em uma resolução de por exemplo 800,600 visando que esse seria o minimo para se trabalhar, eu tentei setsize(800,600) mas assim não abre certo. Estou falando da aplicação inteira
2º queria saber se tem algum componente que deixe tipo aquelas barras de status do windows no Frame?
3º percebi que quando maximizo o Frame ele não fica certinho na tela, tipo assim, ele não se limita na barra de tarefas (menu iniciar) do windows. Se caso eu colocar a barra de status e maximizar a minha barra de ferramentas vai sobrepor essa status bar. Queria que ao maximizar fizesse igual aos programas do windows onde maximiza do menu iniciar pra cima.
4º e por ultimo, quando eu clico em algum link do meu menu ao qual chama as JInternalFrame dentro do desktopPane ele não fica no centro e a tela fica meia comida, entende? o engraçado que minha tela eu setei pra 640,480 e coloquei meu JdesktopPane maior por exemplo 800,600, queria que ficasse certinho.

Qualquer sugestão será de grande ajuda… Obrigado a todos

OBS.: Essa questão da tela abrir (primeiro tópico) seria melhor capturar a resolução do cara ou algo do tipo? Como funciona isso, qual é melhor solução e qual vocês usam?