Não sou da época mas programar sem internet é viável
Provavelmente na época as pessoas usavam muitos os livros com a documentação das linguagens e ferramentas impressos! Mas nada de pegar código pronto dos outros :lol:
Não sou da época mas programar sem internet é viável
Provavelmente na época as pessoas usavam muitos os livros com a documentação das linguagens e ferramentas impressos! Mas nada de pegar código pronto dos outros :lol:
Internet só para pesquisa ou configurações mirabolantes do spring, hibernate. Então, nada de copiar códigos.
Meu Deus, hipocrisia mandou abraço pra muita gente aqui eim!
“Nada de copiar códigos, apenas configuração e documentação”. Ahan, claro, ninguém nunca aqui pegou uma GenericDAO pronta (pelo menos nos primeiros projetos) ou uma função javascript que valide CPF/CNPJ ou algum código que use regex como um colega ai falou.
Como outro ainda falou, ninguém quer reinventar a roda, se já existe uma implementação boa disponível, use-a (fazendo as devidas adaptações). Agora, me dizer que só deveria usar a internet pra ver documentação? Melhor eu parar por aqui…
Caros amigos.
Programo desde os tempos de Cobol/pascal, tudo no braço,
e naquela época era apenas a consulta a um bom livro, colega de trabalho e o conhecimento tácito.
Creio que a internet veio simplificar e ajudar bastante o trabalho de desenvolvimento, mas não vai substituir um bom livro.
Alguns “programadores” realmente pegam códigos na net e acham que já programam, esquecem da arte de programar…
é quase como um bom pintor em um novo quadro!
Mais cedo ou mais tarde descobrem que ele é um “mero copiador de códigos”.
Por isso a classe está com salários defasados e a classe está em baixa.
Abraços.
Sinceramente, não sei que arte é essa que muitos adoram falar. Programam como se tivessem criando um filho, quando na verdade você ta criando um programa pra outra pessoa que não está nem um pouco interessada na sua “arte”.
Arte pra mim está relacionada com inovação, imaginação, coisas exóticas etc. Quando estamos programando, estamos aplicando padrões, regras e convenções muito bem detalhadas, várias receitas de bolos, e isso pra mim não tem nada a ver com arte. De verdade, não gosto desta de “programar é uma arte”. Não vejo assim. Que bom que os programadores mais velhos davam conta de fazer tudo em seja qual for a linguagem com um livro. Os tempos são outros, não tem necessidade de fazer tudo “no braço” quando se tem uma ferramenta tão boa como a Internet.
Uso a internet pra aprende a programar novas linguagens, se não fosse a internet com o Google eu ia ta ate hoje programando em C++.
Com a internet aprendi a fazer paginas html com css e javascript, a programar em php, muitos comandos para mysql e postgre e vo continua aprendendo muitas outras coisas com a internet.
Mas com ou sem internet eu não iria morrer, pois também gosto de comprar livros sobre programação e tal e ja usei eles varias vezes pra aprende ou fazer pesquisa a moda antiga!
[quote=Rendrys]Meu Deus, hipocrisia mandou abraço pra muita gente aqui eim!
“Nada de copiar códigos, apenas configuração e documentação”. Ahan, claro, ninguém nunca aqui pegou uma GenericDAO pronta (pelo menos nos primeiros projetos) ou uma função javascript que valide CPF/CNPJ ou algum código que use regex como um colega ai falou.
Como outro ainda falou, ninguém quer reinventar a roda, se já existe uma implementação boa disponível, use-a (fazendo as devidas adaptações). Agora, me dizer que só deveria usar a internet pra ver documentação? Melhor eu parar por aqui…[/quote]
Huahuahua. É verdade. Parece que só tem bonzão no GUJ. A galera aqui precisa ser um pouco mais modesta.
No tempo do Onça, até que dava pra ser programador assim, porque não tinha nada pronto. Nem internete.
Cada um fazia sua propria roda.
Agora, vc lembra de cor como faz um quick sort ou um merge sort?
Até que dá pra fazer numa boa em uns 10 min. Mas sugiro vc tentar fazer um algoritimo genético do nada.
vão ficar foleando livros pra procurar como faz seus trouxas? Vcs me matam de rir. Tem livro pra todo o tipo de código e pras mais variadas aplicações.
Acho quem tem muito carinha aqui que não sabe o que é open-source e nem pra que serve.
Mesmo que vc tenha o codigo open source vc pode se deparar com um bug. Vai perguntar onde?
Eu acho bacana estudar esse codigos, entender como funcionam. Acredito até que algumas aplicações não se deve utilizar tudo que se encontra para evitar riscos ao sistema. Mas criar tudo do zero sem auxílio da internete… Se tem alguem que merece ser demitido por perder tempo da empresa é o carinha que faz isso.
Quando o chepe pede que não quer que simplesmente copie e cole ele quer dizer que vc entenda TUDO o que vc tá colando.
é amigo, vc deve trabalhar com CRUD né? “Arte pra mim está relacionada com inovação” vc já ouviu falar em projetos P&D?
a verdade sobre o título do post é: sim, é possível programar sem a ajuda da internet. Quando não se tem outra opção, então não tem outro jeito. Mas é inegável que a internet ajuda bastante o trabalho do desenvolvedor.
Agora eu particularmente me recusaria a trabalhar numa empresa que restrinja completamente o acesso a internet, simplesmente pelo fato de que eu não sou máquina e não fico 08:00 horas por dia programando, eu preciso de uma pausa, ler um artigo, dar uma olhada no GUJ e etc. essas coisas nos ajudam, é o ócio criativo…
[quote=drsmachado]O problema é que muitas vezes encontramos situações que com uma simples googlada, já resolvemos.
Códigos simples e até complexos, que resolvem situações bem banais.
Por exemplo, eu sou um zero à esquerda em regex. Quando preciso, apelo pra internet.[/quote]
+1
Regex é uma parte do sistema que vc só faz uma vez. Depois que começa outro sistema, tem que estudar de novo pq já esqueceu tudo. OU… copia do sistema anterior OU da internete.
Eu gosto de criar coisas do zero
Mas fazer isso profissionalmente no trabalho sem motivo nenhum é tão irresponsável quanto pegar código de um blogspot e colar no projeto sem nem olhar como é feito. Na verdade é até mais, tem uma alta probabilidade do seu código sair com uma qualidade muito pior do que as várias libs que já fazem isso e tem anos de correções de bugs e melhorias de performance
Tem que saber balançar entre fazer na mão ou usar código pronto. Nem tudo é tão simples, as vezes é mais fácil vc fazer do que ter que adaptar uma lib que não foi feita pensando na sua necessidade. As vezes usar a lib é bem mais rápida de implementar e eficiente. Desenvolver software é complexo!
Não trabalho apenas com CRUD mas de fato não conheço “projetos P&D”. Não sei como “inovação” entra neste termo mas quando me refiro a “arte” e “programação”, é que independente do projeto que você está criando, você sempre tem padrões e boas práticas a serem seguidas, então não tem muita inovação nisso. Ou em “projetos P&D” é diferente?
Não trabalho apenas com CRUD mas de fato não conheço “projetos P&D”. Não sei como “inovação” entra neste termo mas quando me refiro a “arte” e “programação”, é que independente do projeto que você está criando, você sempre tem padrões e boas práticas a serem seguidas, então não tem muita inovação nisso. Ou em “projetos P&D” é diferente?[/quote]
http://www.grupoenergisa.com.br/grupoenergisa/paginasinternas/OqueeProgramadePeD.aspx
atente para a parte em que diz: "Os projetos de P&D deverão estar pautados pela busca de inovações "
Rendrys, programar é muito mais do que fazer um CRUD ou seguir uma receita de bolo, muito mais.
Tudo bem, eu percebi que o projeto busca inovação, mas pra fazer o projeto inovador precisa inovar na hora de programar? Digo, se no seu projeto inovador, você tem um problema recorrente, que outros já solucionaram, não te parece racional utilizar a solução que outra pessoa publicou para te ajudar?
[quote=victorcosta][quote=Luiz Augusto Prado]
Eu acho bacana estudar esse codigos, entender como funcionam. Acredito até que algumas aplicações não se deve utilizar tudo que se encontra para evitar riscos ao sistema. Mas criar tudo do zero sem auxílio da internete… Se tem alguem que merece ser demitido por perder tempo da empresa é o carinha que faz isso.
[/quote]
Eu gosto de criar coisas do zero
Mas fazer isso profissionalmente no trabalho sem motivo nenhum é tão irresponsável quanto pegar código de um blogspot e colar no projeto sem nem olhar como é feito. Na verdade é até mais, tem uma alta probabilidade do seu código sair com uma qualidade muito pior do que as várias libs que já fazem isso e tem anos de correções de bugs e melhorias de performance
Tem que saber balançar entre fazer na mão ou usar código pronto. Nem tudo é tão simples, as vezes é mais fácil vc fazer do que ter que adaptar uma lib que não foi feita pensando na sua necessidade. As vezes usar a lib é bem mais rápida de implementar e eficiente. Desenvolver software é complexo![/quote]
Eu também adoro. Mas isso é pra bancos, segurança de informação…
Até criei meu proprio ORM pros meus projetos pessoais. Mas isso porque quero que funcione para C#, Cpp, java…
Quer ver um exemplo de biblioteca que me ferrei: ExtJs. Duvido que alguem consiga criar qualquer tipo de sistema sem consultar colegas de forum ou sem utilizar codigo pronto com essa biblioteca js.
Outra…Esses dias eu vi a API do google maps. É uma merda de grande e de trabalhar. Nesse ultimo caso, muito restrito, eu preferi fazer o meu prórpio codigo porque o sistema é bem simples e não exigirá tanto tempo estudando uma api tão grande como a do google maps. Seria matar uma formiga com uma bomba atômica.
Como nosso colega Gabriel falou:
[quote=Gabriel]O uso da internet para o trabalho tem que ser bem dosado.
Já vi desenvolvedor que sempre tenta procurar tudo pronto, faz uma alteração aqui e ali num código pra se adequar para o que ele precisa mas acaba não fazendo o negócio direito.
Mas também já vi casos de pessoas que estão com algum tipo de problema porque a aplicação não compila e a pessoa simplesmente não sabe utilizar a internet para procurar. Aí faz uma gambiarra para corrigir um problema que não existe.[/quote]
Não trabalho apenas com CRUD mas de fato não conheço “projetos P&D”. Não sei como “inovação” entra neste termo mas quando me refiro a “arte” e “programação”, é que independente do projeto que você está criando, você sempre tem padrões e boas práticas a serem seguidas, então não tem muita inovação nisso. Ou em “projetos P&D” é diferente?[/quote]
Você fala como se fosse uma simples questão de ler padrões, aplicar e pronto: SOFTWARE DE QUALIDADE!
Vi um cara aqui no GUJ q leu o Single Responsibility Principle e achou bonito fazer código com classes só pra armazenagem de dados com todos atributos acessíveis e classes que manipulam esses dados. Pra mim isso é quebra total de encapsulamento. Mesma discussão DAO vs ActiveRecord. Não tem resposta definitiva, você vai fazer de um jeito e provavelmente um tempo depois já vai ter outra opinião. Vão ter opiniões divergentes. Escrever software de forma que seja o mais fácil possível dos outros entenderem é muito mais que ler padrões, experiência conta muito mais que isso, mas só experiência também não conta, tem que estar ligado nas novas técnicas que surgem. É difícil!
Isso ficou por sua conta, porque não falei que era só isso. O que quis dizer é que independente do projeto, você pode se deparar com problemas que você pode muito bem recorrer a soluções na internet e que você acaba seguindo boas práticas e padrões, o que não te abre pra “inovar”.
AOOOONDE que eu falei que era simples assim?
Nossa, leia o contexto da conversa pra entender antes de falar coisas assim. Mencionei “padrões” pro assunto “arte de programar”. Nada a ver com seu discurso.
[quote=Rendrys]Meu Deus, hipocrisia mandou abraço pra muita gente aqui eim!
Como outro ainda falou, ninguém quer reinventar a roda, se já existe uma implementação boa disponível, use-a (fazendo as devidas adaptações). Agora, me dizer que só deveria usar a internet pra ver documentação? Melhor eu parar por aqui…[/quote]
Pra que copiar código se tem tudo hoje em dia nos frameworks por aí? Não sabe o que é um DAO? Pesquise. Encontre um exemplo, estude, aprenda e depois impĺemente o SEU.
Aproveitar dicas, regex, configurações é uma coisa, copiar classes inteiras é outra coisa. Por isso vemos chunchos “a rodo” por aí. Vide http://www.guj.com.br/java/30384-evgd-codigos-toscos
Então devemos contratar “estagiários sênior em pesquisa no google” pra dar ctrl+c / ctrl+v. Depois o pessoal reclama que a profissão paga mal, que não tem vaga. Realmente não se fazem mais programadores como antigamente.
é amigo, vc deve trabalhar com CRUD né? “Arte pra mim está relacionada com inovação” vc já ouviu falar em projetos P&D?
a verdade sobre o título do post é: sim, é possível programar sem a ajuda da internet. Quando não se tem outra opção, então não tem outro jeito. Mas é inegável que a internet ajuda bastante o trabalho do desenvolvedor.
Agora eu particularmente me recusaria a trabalhar numa empresa que restrinja completamente o acesso a internet, simplesmente pelo fato de que eu não sou máquina e não fico 08:00 horas por dia programando, eu preciso de uma pausa, ler um artigo, dar uma olhada no GUJ e etc. essas coisas nos ajudam, é o ócio criativo…[/quote]
Cara, se vc tiver falando de desktop com socket ou algo simple, ai vai. Tudo depende dos requisitos impostos.
Suponha seu chefe e te pede isso:
Vc vai fazer (dar manutenção) uma aplicação web onde o front-end deve ser em javascript puro com a biblioteca ExtJs.
No servidor vc vai utilizar servlets.
Banco de dados será Oracle
Utilizará Hibernate.
Como sou um cara gente boa, seu servidor seria o TomCat.
Sua IDE de desenvolvimento pode ser a que vc escolher.
Utilizar a internete está proibido. Então nenhum dos cabos possui sinal de coneção.
Eu deixo com vc um CD com tudo isso pra vc instalar e configurar sozinho.
Eu aposto quanto vc quiser que vc não dá conta, mesmo tendo tudo configurado.
Entendi do seu post q programar era exclusivamente aplicar padrões, regras e convenções bem muito bem detalhadas. Pra mim isso nem sempre é verdade e acho q vc deveria mencionar Se ninguém fugisse das convençoes existentes não surgiria o Agile, TDD, etc O pessoal chama de arte porque muitas vezes é um processo criativo e alguns programadores se esforçam muito pra fazer código esteticamente bonito no sentido de ser agradável e fácil de ler