Alguem poderia me ajudar : soma da diagonal de uma matriz 5x5

estou o dia inteiro estudando aqui para fazer esse trabalho de recuperação que me foi passado e estou muito frustrado pois tenho que entregar amanha e to indignado que estudei e estudei e chega agora não sei de nada parece…faço um curso tecnico em informática mais puchado para a eletronica e só tenho essa disciplina de programação(logica de algoritmos e programação) sou obrigado a fazer e é uma tortura , se alguém puder me ajudar ficaria muito grato!!
Faça um algoritmo que preencha uma matriz 5X5 com valores numéricos e depois faça a soma dos elementos que se encontram na diagonal principal…

Bom dia, como vai?

Primeiramente antes de tudo procure fazer no Excel um exemplo, e veja quando que essa diagonal deve ser somada.

Os elementos da diagonal são aqueles onde o índice da linha e o índice da coluna são iguais.

para criar a matriz 5x5
int[][] matriz = new int[5][5];

fazer a soma
int soma=0;
for(int i=0;i<5;i++){
for(int j=0;j<5;j++){
if(i=j){
soma+=matriz[i][j];
}
}
}

agora só inserir valores nessa matriz.

Se você já sabe que a matriz é quadrada, não tem porque fazer dois for aninhados com um if pra saber se i é igual a j. Bastaria fazer:

int soma = 0;
for (int i = 0; i < matriz.length; i++) {
    soma += matriz[i][i];
}

Outro detalhe é que você usou = em vez de == para comparar i e j.

nisso você tem razão, eu só coloquei aquele trecho para dar uma forca, para ele saber por onde começar.

Boa noite pessoa! consegui mais uns dias para fazer o trabalho , mas infelizmente não sei o que se passa , bom , criar a matriz 5x5 inicialmente acho que consigo , dando os valores para cada posição manualmente ou através de laços de repetição( 2 for um seguido do outro um sendo para linhas e outro para colunas) o problema é todo o restante … já revidei a matéria e em nenhum lugar ensina a tipo mostrar graficamente como fica a tabela e nem como fazer a soma da diagonal principal e depois mostrar o resultado…

Eu estou todo perdido , tentei fazer 2 for um dentro do outro mas me enrolei todo pq não entendi nada direito , essa materia ta sendo tensa… então decidi colocar os valores manualmente e ta assim:
public class Trabalho_recuperação_2 {
public static void main(String[] args) {
int matriz [][]= new int[5][5];

matriz [0][0]=1;
    matriz [0][1]=2;
    matriz [0][2]=3;
    matriz [0][3]=4;
    matriz [0][4]=5;
    matriz [1] [0]=6;
    matriz [1] [1]=7;
    matriz [1] [2]=8;
    matriz [1][3]=9;
    matriz [1][4]=10;
    matriz [2] [0]=11;
    matriz [2] [1]=12;
    matriz [2] [2]=13;
    matriz [2] [3]=14;
    matriz [2] [4]=15;
    matriz [3] [0]=16;
    matriz [3] [1]=17;
    matriz [3] [2]=18;
    matriz [3] [3]=19;
    matriz  [3] [4]=20;
    matriz [4] [0]=21;
    matriz [4] [1]=22;
    matriz [4] [2]=23;
    matriz [4] [3]=24;
    matriz [4] [4]=25;
}

}
no caso acho que consegui criar a matriz e preencher todos os locais agora falta o resto…

se você usar como base a parte do código que postei acima, ele esta movimentando com os 2 for exatamente na mesma maneira que você está setando os valores. O que acontece sempre que você tem um for dentro do outro, o primeiro só vai mudar valor quando o segundo terminar, então fica i=0 e o j vai movimentando, sendo j=0 depois 1, até o 4, assim que o j chega no ultimo valor ele aumenta o valor do i, ai fica i=1 e j=0,depois 1 até4 de novo e assim por diante, como o que movimenta a todo momento é o j, você coloca matriz[i][j]=ler.nextInt();(essa é a leitura no console), você pode usar aquele trecho de codigo que fiz acima colocando essa linha antes do if e mudando if(i=j) para if(i==j).