Deverá ser implementado um programa em Java semelhante aos seguintes passos:
Gerar um programa capaz de calcular o valor total a pagar por um determinado cliente
de um posto de gasolina. Os cálculos que este posto deve realizar são:
- Total a pagar pelo combustível (o aluno deverá considerar o tipo de combustível e
quantidade de litros); - Total a pagar de óleo caso o consumidor deseje fazer alguma troca em seu veículo:
este cálculo deverá levar em consideração a marca do óleo, a quantidade de frasco
(base 1 litro) e o valor unitário do frasco. No final deve ser mostrado o valor deste
serviço. - Forma de pagamento, que poderá ser à vista, prazo (em 30 dias ou mais do que 30
dias):
(I) para pagamentos à vista o valor a pagar do combustível terá 10% de desconto;
(II) para pagamentos considerados a prazo (até 30 dias) o valor não sofre
nenhuma alteração;
(III) para pagamentos a prazo acima de 30 dias, o valor sofre um aumento de 2
% sob o valor total a pagar (combustível e/ou óleo);
Para finalizar o consumo do cliente, o programa deverá executar os seguintes
comandos:
(i) Ao selecionar o tipo de combustível e informar a quantidade de litros,
mostre imediatamente o total a pagar por combustível.
(ii) Depois da informação do tipo e quantidade de frasco de óleos, o programa
deve apresentar imediatamente o valor do total a pagar pelo óleo.
(iii) Ao clicar no botão de “calcular”, a conta deve ser encerrada com base nos
subtotais encontrados.
(iv) O programa deve limpar os campos necessários para fazer um novo cálculo.
(v) O programa deve fechar a aplicação.
(vi) Tratar as exceções necessárias para garantir a boa funcionalidade da
aplicação. O programa deve também controlar todos os níveis de
combustíveis em depósito.
A partir do problema proposto, o aluno deverá realizar os seguintes passos: - Estruturar as classes em Java com todas as especificações propostas;
- Trabalhar obrigatoriamente com todos os componentes gráficos, bem como os
tratamentos de eventos. - Apresentar o programa com sua execução plena e seu código para análise. Deverá
apresentar ao final as classes relacionadas a interfaces gráficas em JAVA através
JFC/SWING realizando manipulação de eventos como janelas, botões, menus demais
componentes que achar necessário.