[quote=matheuslmota][quote=kicolobo]Testei o Lazarus uns 4 anos atrás e, naquela época, achei ele MUITO fraquinho comparado com o Delphi 7. Além disto, era também bem bugado. Travava o tempo inteiro.
O papo de que as versões do Delphi posteriores á 7 ser bugado é um mito. Um maldito mito que basicamente destruiu a Borland. Há uma versão bugada e horrível do Delphi, e esta se chama 8 (Octane). O maior erro da história da empresa.
Recentemente brinquei com o Delphi 2010 e achei MUITO legal. Fiquei uns 5 anos longe do Delphi e quando o reencontrei, foi uma surpresa maravilhosa. Sei lá: acho que se é para dar suporte à plataforma, compensa muito comprar o Delphi. Inclusive, a versão XE te permite acesso às versões anteriores (incluindo a 7) gratuitamente.
Compensa também comprar por outra razão: dar o suporte financeiro para que continuem o desenvolvimento da ferramenta que, apesar de ter perdido muito mercado, ainda é uma ferramenta foda.[/quote]
eu gosto muito mesmo do Delphi. De todas as ferramentas que já usei (eclipse, netbean, visual studio, codeblocks e outras que não lembro agora), o delphi foi certamente a melhor. Produtividade total, debug excelente, bom nível de otimização dos executáveis, alta facilidade para integrar a aplicação com banco de dados, o editor de interface gráfica dá uma surra nos disponíveis para o Java, sem falar que gera um código muito mais limpo. Talvez o Delphi só perca (em termos de produtivade) para o Visual Studio 2010. Mas como eu disse, tava atrás de uma ferramenta open source e multiplataforma e achei o Lazarus. Me pareceu uma opção interessante, possuindo inclusíve, suporte ao qt. Mas como eu não conheço a ferramenta, vim pedir a opinião dos colegas mais experientes. Será que esse suporte ao qt funciona bem mesmo?[/quote]
Realmente a IDE do delphi é ainda superior ao Eclipse, Netbeans e Cia.
Tenho um único porém ao seu comentário "alta facilidade para integrar a aplicação com banco de dados, o editor de interface gráfica dá uma surra nos disponíveis para o Java,"
O delphi é extremamente produtivo para desenvolver no padrão de Interface Inteligente. O modelo Dataware do delphi é maravilhoso para isso, porém se você vai querer desenvolver OO no delphi ele se torna um inferno. Nisso o java é nota 10.
Para quem tenta fazer uma aplicação OO em delphi o primeiro problema é questão das referencias entre os objetos. No pascal, como não existe garbage colector, você cria um objeto é obrigado a destrui-lo. Isso se torna um problema quando esse objeto é compartilhado. Aqui até tem uma solução para isso, mas não é nada elegante.