Alguém ai ja utilizou o JDeveloper

Poderia dar opinião? peguei aqui a versão 11… achei meio enrolado…

JDeeeeeeevelopeeeeeer. Utilizo na empresa que trabalho para projetos que envolvam SOA, BPEL, BPM, ADF Faces - Business Components. Muito produtiva para esses frameworks/APIs.

Só pra você sacar qual é a proposta da ferramenta, dá uma olhada neste curso de ADF.

Muito interessante.

PS.: Não estou dizendo que é boa, muito menos que é a melhor. Só estou compartilhando experiência :D. Pq muitas pessoas lascam o pau nesta ferramenta.

Lista de atalhos "similares " ao eclipse…
http://ikool.wordpress.com/2008/06/23/jdeveloper-and-eclipse-shortcuts-compared/

tenha força!!
ainda bem q não uso mais…
precisei trocar de empresa para isso acontecer :shock:

Usei bastante. Para programação voltada para as ferramentas de SOA da Oracle, é espectacular (mesmo sem ter concorrentes, afinal…). Para programação Java, é horrível mesmo.

[quote=luizrobertofreitas]JDeeeeeeevelopeeeeeer. Utilizo na empresa que trabalho para projetos que envolvam SOA, BPEL, BPM, ADF Faces - Business Components. Muito produtiva para esses frameworks/APIs.

Só pra você sacar qual é a proposta da ferramenta, dá uma olhada neste curso de ADF.

Muito interessante.

PS.: Não estou dizendo que é boa, muito menos que é a melhor. Só estou compartilhando experiência :D. Pq muitas pessoas lascam o pau nesta ferramenta.[/quote]

Você utiliza ADF? Meus pêsames.

[quote=asaudate][quote=luizrobertofreitas]JDeeeeeeevelopeeeeeer. Utilizo na empresa que trabalho para projetos que envolvam SOA, BPEL, BPM, ADF Faces - Business Components. Muito produtiva para esses frameworks/APIs.

Muito interessante.

PS.: Não estou dizendo que é boa, muito menos que é a melhor. Só estou compartilhando experiência :D. Pq muitas pessoas lascam o pau nesta ferramenta.[/quote]

Você utiliza ADF? Meus pêsames.[/quote]

Pois é! É uma !@#!@!#%$ … e tem cliente que faz questão de que desenvolvamos com isso… Azar pra nós; desenvolvedores :frowning:

Bom, estou trabalhando há dois meses com o JDeveloper e tive as seguintes impressões:

• Impossibilidade de mudar o endeço IP do servidor de deploy, que é obtido automaticamente. Isso gera transtornos para configurar o servidor local quando o computador está em outra rede. Uma simples edição do host para localhost resolveria o problema, mas não é permitido.

• Travamento na geração do formulário quando existe autorrelacionamento, precisando de outro xsd idêntico para simular o autorrelacionamento

• Imposição de uso excessivo de mouse

• Impossibilidade de ver os xmls gerados que não permitem edição

• Plugins locais devem ser instalados um a um com reinicialização da ferramenta

• Deploy limitado ao JDeveloper (não possibilita gerar um build em ant para automação, apesar de poder rodar um)

• Uso excessivo de memória (a Oracle me recomendou uma JVM de 64 bits com 4 giga de ram pra rodar somente o JDeveloper)

• Usando query no DbAdapter definindo a chave primária, o resultado sempre será um array, impossibitando a associação de forma simples com uma variável de um Business Object

• Configuração da JVM espalhada em diversos arquivos

• Problemas com buffer de escrita quando projetos de interface não são gerados corretamente pelo wizard.

• O JDeveloper considera o pacote da classe como sendo o pacote declarado em vez de usar a estrutura de diretórios. Isso causa erro ao mover uma classe cujo pacote foi trocado no código (às vezes ele nem move a classe).

• Se um composite usa um webservice que nao esta no ar, o JDeveloper desfaz as ligações e, em alguns casos, é necessário definir o webservice novamente.

• No mesmo cenário acima, o projeto não compila e nem é possível fazer deploy. O que requer um deploy do webservice apenas para compilar o projeto.

• Inúmeros NullPointerException, StackOverflow e ArrayIndexOutOfBounds sem StackTrace ao usar o comando “Save All”

• Wizard de configuração do Pooling não salva o SQL no xml gerado em alguns casos.

• O JDeveloper faz a validação dos webservices utilizados no projeto no startup, caso algum esteja fora do ar ele não abre a IDE.

• Os projetos de Human Tasks não são gerados em ambiente Linux.

• Os xmls que podem ser alterados, mas que o JDeveloper esconde no projeto, ficam todos espalhados na pasta raíz.

• Os nomes gerados para os bindings no ADF são extremamente confusos e nada orientados aos Business Objects.

Isso levando em conta que estou usando o JDeveloper para desenvolver soluções usando o Oracle SOA Suite. Fiquei com a impressão de que o JDeveloper é algo inacabado.

O projeto em que estou trabalhando atualmente só está saindo do papel porque parei de usar o JDeveloper.

[quote=asaudate][quote=luizrobertofreitas]JDeeeeeeevelopeeeeeer. Utilizo na empresa que trabalho para projetos que envolvam SOA, BPEL, BPM, ADF Faces - Business Components. Muito produtiva para esses frameworks/APIs.

Muito interessante.

Você utiliza ADF? Meus pêsames.[/quote]

Dá vontade de chorar quando eu tenho que fazer algo nele…pular de bungee jump amarrado pelas bolas é menos doloroso.

Ataxexe,

Se você parou de usar o JDeveloper para desenvolver com o SOA Suite, está usando o que? Que eu saiba, não existem plugins para desenvolver para o Fusion Middleware como um todo fora do ambiente do JDeveloper, e a própria interface (tirando o OSB, que usa browser + Eclipse) não disponibiliza nada para desenvolvimento também.

Fiquei curioso!

[]'s

[quote=asaudate]Ataxexe,

Se você parou de usar o JDeveloper para desenvolver com o SOA Suite, está usando o que? Que eu saiba, não existem plugins para desenvolver para o Fusion Middleware como um todo fora do ambiente do JDeveloper, e a própria interface (tirando o OSB, que usa browser + Eclipse) não disponibiliza nada para desenvolvimento também.

Fiquei curioso!

[]'s[/quote]

Bom, a base de toda a solução SOA da Oracle são xmls, então eu uso um editor de texto normal (kate, vim, etc.) e monto o projeto usando Maven e Ant. Descobri que o Weblogic gera um jar com um plugin maven pra fazer deploy e aprendi a chamar os binários do JDeveloper via Ant pra montar os projetos ear (se usar a forma padrão não funciona, existe uma mágica obscura no JDeveloper que faz o ear funcionar no Weblogic). Dessa forma não preciso abrir o JDeveloper pra montar o projeto e subir no servidor, faço via linha de comando mesmo.

Como já estamos com os processos definidos, as alterações que eu preciso fazer são muito pontuais e um editor de xml resolve. Em alguns casos (quando eu preciso gerar o projeto de interfaces para uma Human Task, por exemplo) acabo usando o JDeveloper (muitas vezes em ambiente Windows porque no Linux ele é muito instável), mas simplesmente pra que o Wizard gere as coisas no padrão correto. Alterações no arquivo composite.xml eu costumo fazer no JDeveloper a parte inicial e depois ajustar com um editor de texto (porque ele acaba travando tanto que torna inviável o uso).

No fim das contas foi exagero meu dizer que abandonei o JDeveloper por completo, mas posso garantir que ele não é mais a minha principal ferramenta de desenvolvimento para o projeto. Não me lembro qual foi a última vez que usei ele no projeto e praticamente em todas as vezes foi para fazer o wizard tentar gerar os artefatos pra que eu pudesse corrigir o que era gerado depois… é mais rápido do que eu gerar o artefato ou alterar pelo JDeveloper.

Eu sei que é meio sinistro fazer isso, mas por incrível que pareça eu consigo ser muito mais produtivo assim. Até o pessoal da Oracle elogiou a produtividade, mas me deram uma porrada quando souberam o motivo dela.

Hahahahahaha!!! Também, atacar o ganha-pão dos outros é f$*@ mesmo =)

Sinceramente, nunca tive problemas desse tipo com o JDeveloper. Mas, também, sempre que usei foi numa máquina parruda o suficiente para aguentar o tranco (Windows). Quando não era, a solução era bem por aí… rodar o build.xml na linha de comando.

[]'s

Já usei…Não gostei…PESAAADOOO… ADF…tbm já usei… e não gostei

tenho varias opiniões sobre jdev e adf, mas prefiro não comentar…não quero começar um flamewar apenas digo que não gostei…

Prefiro outra Netbeans, Eclipse…

Sinceramente, nunca tive problemas desse tipo com o JDeveloper. Mas, também, sempre que usei foi numa máquina parruda o suficiente para aguentar o tranco (Windows). Quando não era, a solução era bem por aí… rodar o build.xml na linha de comando.

[]'s[/quote]

O pior eu não contei então: minha máquina é um i7 com 8GB de RAM. Mas uso Linux (que me pareceu não ser muito bem aceito na Oracle) na versão 32 bits (Linux 64 bits pra ambiente desktop não me convenceu ainda). Por isso acabo ficando limitado com o tamanho da heap, mas acho muita memória pra uma IDE. Já usei o JBoss Developer Studio até o talo com os plugins pro SOA Platform e não tive problemas. Usar mais de 2 GB de RAM só pro JDeveloper achei demais (foi o que meu amigo conseguiu fazer pra parar os lags).

Não sei se foi real, mas consegui alocar 3GB de RAM no JRockit em Linux 32bits (até chequei o gerenciador de memória pra ver se foi isso mesmo) e mesmo assim o JDeveloper ficou muito instável no Linux. No Windows eu tive pouca instabilidade, mas me faltam as coisas que eu gosto de usar no meu dia-a-dia de desenvolvedor e que não dou conta de fazer usando o Cygwin.

[]'s[/quote]

O pior eu não contei então: minha máquina é um i7 com 8GB de RAM. Mas uso Linux (que me pareceu não ser muito bem aceito na Oracle) na versão 32 bits (Linux 64 bits pra ambiente desktop não me convenceu ainda). Por isso acabo ficando limitado com o tamanho da heap, mas acho muita memória pra uma IDE. Já use o JBoss Developer Studio até o talo com os plugins pro SOA Platform e não tive problemas. Usar mais de 2 GB de RAM só pro JDeveloper achei demais (foi o que meu amigo conseguiu fazer pra parar os lags).

Não sei se foi real, mas consegui alocar 3GB de RAM no JRockit em Linux 32bits (até chequei o gerenciador de memória pra ver se foi isso mesmo) e mesmo assim o JDeveloper ficou muito instável no Linux. No Windows eu tive pouca instabilidade, mas me faltam as coisas que eu gosto de usar no meu dia-a-dia de desenvolvedor e que não dou conta de fazer usando o Cygwin.[/quote]

Coloca o (Oracle) Enterprise Linux. Duvido que eles tenham desculpas =P

Quanto a esse lance de 32/64, acaba sendo meio limitante mesmo. Mas acredito que não seja possível usar mais de 2GB, até porque a VM exige que esse espaço seja contínuo… desconheço um sistema de arquivos que forneça mais do que isso (não sei como funciona com JRockit, mas com a HotSpot é assim).

Quanto ao lance Windows/Linux, eu não tenho problemas com isso… trabalho com Windows, mas às vezes aparecem algumas coisas que eu preciso usar Linux. Por exemplo, eu ando brincando com Hadoop e uso Git para versionamento de algumas coisas. Para isso, eu sempre uso Cygwin ou Msys, e não tenho problemas. Que recursos você usa que fazem falta?

[]'s

[]'s[/quote]

O pior eu não contei então: minha máquina é um i7 com 8GB de RAM. Mas uso Linux (que me pareceu não ser muito bem aceito na Oracle) na versão 32 bits (Linux 64 bits pra ambiente desktop não me convenceu ainda). Por isso acabo ficando limitado com o tamanho da heap, mas acho muita memória pra uma IDE. Já use o JBoss Developer Studio até o talo com os plugins pro SOA Platform e não tive problemas. Usar mais de 2 GB de RAM só pro JDeveloper achei demais (foi o que meu amigo conseguiu fazer pra parar os lags).

Não sei se foi real, mas consegui alocar 3GB de RAM no JRockit em Linux 32bits (até chequei o gerenciador de memória pra ver se foi isso mesmo) e mesmo assim o JDeveloper ficou muito instável no Linux. No Windows eu tive pouca instabilidade, mas me faltam as coisas que eu gosto de usar no meu dia-a-dia de desenvolvedor e que não dou conta de fazer usando o Cygwin.[/quote]

Coloca o (Oracle) Enterprise Linux. Duvido que eles tenham desculpas =P

Quanto a esse lance de 32/64, acaba sendo meio limitante mesmo. Mas acredito que não seja possível usar mais de 2GB, até porque a VM exige que esse espaço seja contínuo… desconheço um sistema de arquivos que forneça mais do que isso (não sei como funciona com JRockit, mas com a HotSpot é assim).

Quanto ao lance Windows/Linux, eu não tenho problemas com isso… trabalho com Windows, mas às vezes aparecem algumas coisas que eu preciso usar Linux. Por exemplo, eu ando brincando com Hadoop e uso Git para versionamento de algumas coisas. Para isso, eu sempre uso Cygwin ou Msys, e não tenho problemas. Que recursos você usa que fazem falta?

[]'s[/quote]

É verdade. Eu uso muita automação em Shell Sript e Ruby, só não fui pro Windows por conta do JDeveloper porque meu colega está com problemas parecidos com os meus também, aí preferi ficar com o SO que me sinto mais confortável mesmo.