Ajustar tabelas para impressão em css

Senhores, estou precisando de um ajuda em css.
Estou precisando ajustar algumas tabelas para impressão, elas precisam caber na folha independente do tamanho delas.
cada tabela é formada por outras 3 tabelas, uma delas é escondida para fins de melhor apresentação visual.
ex da parte apenas das tabelas:

<div class="container" style="display: block;">
    <h2>TITULO DO ARQUIVO</h2>
    <div class="segment">
        <details open="">
            <summary>Renda Fixa</summary>
            <div class="invest">
                <details open="">
                    <summary class="invest-summary">Fundos de Investimento</summary>
                    <div class="the-summary-content">

<div class="table_pandas">
                            <table border="1" class="dataframe table">
                            </table>
                            <details>
                                <summary>Mostrar</summary>
                                <div class="hidden-rows">
                                    <table border="1" class="dataframe hidden">
                                    </table>
                                </div>
                            </details>
                            <table border="1" class="dataframe table">
                            </table>
                        </div>
                    </div>
                </details>
            </div>
        </details>
    </div>
</div>

o que me gera uma tabela mais ou menos assim (ignorar bugs pq injetei dados ficticios)

ao clicar em mostrar:

preciso preparar apenas essas tabelas para impressão, eu pensei na seguinte forma em css:

@media print {
    body * {
        visibility: hidden;
    }
    .container, .container * {
        visibility: visible;
        color: black;
        font-family: 'Times New Roman', serif;
        text-shadow: none;
        border-color: black;
        box-shadow: none;
    }
    .container summary {
        visibility: hidden;
    }

}

porém as tabelas ficam assim cortadas:

Se não me engano, o @media print não faz o ajuste automático pra impressão, você precisa especificar isso no css de cada elemento, e de preferência usando unidades que fazem sentido pra impressão (medidas como width e margin em milímetros, fontes em pt). Algo como:

html:

<div class="papel_a4">
<table>
  <tr>
  <th>Coluna 1</th>
  <th>Coluna 2</th>
  </tr>
  <tr>
  <td>Valor 1</td>
  <td>Valor 2</td>
  </tr>
</table>
</div>

css : 

.papel_a4 {
  width: 210mm;
  height:290mm;
}

Pode dar uma olhada em como o Cifraclub formata a página para impressão pra ter uma ideia (use o inspecionar/devtools na página deles). Lembrando que é preciso atentar para elementos como margens e paddings, dentre outras coisas.

Abraço.

1 curtida

Olá,
obrigado pela resposta,
Então, baseado na sua resposta eu consegui ajustando a escala de impressão pelo CSS (no size), porém as tabelas podem assumir N tamanhos, visto que são colunas variáveis (nesse caso são investimentos, um dia pode ter 1 investimento, outro dia pode ter 30).
E como cada tabela cobre uma folha ±, eu gostaria que elas se auto ajustassem no size, tem como fazer isso?

Desde que a largura da página seja fixa e o conteúdo esteja configurado para permanecer dentro da página (ex: a table ter width/max-width de 100%), imagino que as colunas devem permanecer dentro da página independente da quantidade. Notando que 20 a 30 colunas numa página A4 em modo retrato vai ficar bem espremido, você vai ter que criar regras para lidar com isso, possivelmente reduzindo o tamanho da fonte ou o padding das células de acordo com a quantidade de colunas.

Não tenho como te dar uma resposta exata pois precisaria criar um monte de código aqui, então você vai ter que experimentar aí.

Abraço.