:?: Tenho uma dúvia em uma parte do meu diagrama de caso de uso.
Atores: Auxiliar de escritório e cliente
O auxiliar de escritório imprime um contrato para o cliente assinar e informar a válidade do contrato, e depois o auxiliar confirma no sistema o contrato.
A minha dúvida é como representar no diagrama. O contrato é para o cliente, mas quem imprimi e confirama no sistema é o auxiliar.
São dois casos de usos:
Auxiliar de escritorio --> imprimir contrato
Auxiliar de escritorio --> confirmar contrato
estaria sim colega. conforme você mencionou, eu resumiria nestas situações:
[quote]1. Auxiliar imprime contrato para cliente
2. Cliente assina e informa validade de contrato (interpreto que ele poderia assinar digitalmente e também especificar a validade via sistema)
3. Auxiliar confirma contrato (considerando pre-condicao do passo anterior)
[/quote]
se o caso (2) acima poder ser implementado via sistema, você teria mais um ator que seria o próprio cliente.
você também poderia ter o próprio sistema como ator, mas neste caso não é necessário.
este link poderia te ajudar a desenvolver este aspecto.
Você está descrevendo o processo de negócios ou o sistema? Assinar o contrato não é parte do sistema informatizado, apesar de ser parte do processo de negócios.
Ex: O cliente solicita um serviço e os termos do contrato não é exibido nesse momento. Após isso um auxiliar entra em contato para agendar um encotra com o cliente e um funcionário da empresa (empresa de consultoria), onde será explicado como funciona a consultoria, o cliente assinando o contrato, o mesmo é encaminha para o auxiliar de escritório para confirmar no sistema, informando a data inicio e data fin do contrato.
caso ache necessário, efetue um diagrama de caso de uso para ter um esboço de sua idéia, não que isso seja necessário para documentar o seu sistema, mas servirá quando você tiver que explicar para o cliente ou qualquer outro stakeholders do projeto.