oi gente blz?
é seguinte é meu primeiro post então se falar qulquer gaf me desculpem :oops: e tambem sou iniciante em java e banco de dados…+ então tenho duas tabelas relacionadas uma é de vendas e a outra é de produtos vendidos ,a tabela de produtos vendidos esta relacionada a de vendas com a coluna cod_ven_prod +++eu não consigo excluir os dados das duas tabelas ao mesmo tempo (já que estão relacionadas),alguém saberia me dizer qual o camando sql devo usar para fazer essa exclusão??? meu banco é o Mysql…
Quando uma tabela X possui uma coluna contendo uma constraint FK que refere-se à uma coluna da tabela Z, a única maneira de excluir dados de ambas é primeiro deletar os dados da tabela X (que contém o referencial FK) e, depois, na tabela X (que é referenciada).
Isto por que o SQL valida, se fosse possível deletar primeiro a tabela referenciada, você teria uma inconsistência no relacionamento, um valor que não existe na tabela Z está presente na tabela X.
Isso pode ser facilmente verificado, tente inserir em Z um valor que não exista na tabela X e você receberá um erro SQL.