Ajuda com pegar dia da seman

boa tarde,

como criar um metodo que posso passar uma certa data como parametro e retorna que dia que a data da na semana tipo (seg, ter, quarta … etc), e tem como retorna em um numero inteiro?

Tem como vc passar em que cenário q isso acontece, para entender melhor??

Utilize a API do Calendar http://docs.oracle.com/javase/6/docs/api/java/util/Calendar.html

// Domingo = 1 public int getDiaSemana(Date data){ Calendar c = Calendar.getInstance(); c.setTime(data); return c.get(Calendar.DAY_OF_WEEK); }

Usar este método com este parâmetro?

Calendar c = Calendar.getInstance();
int diaSemana = c.get(Calendar.DAY_OF_WEEK);  //diaSemana fica com os valores 1 a 7 consoante o dia é de Domingo a Sábado

certo…

eu estou criando uma tela uma tela de marca visitas a um determinado lugar, ai criei checkbox de domindo a segunda pra pessoa marca quais dias da semana tem q visitar e dois campos de data , data de inicio das visitas e data da ultimo dia pra visitar.

ai quando vou salvar preciso de verificar no cchekbox de domingo a segunda e verificar com o periodo da data inicial e final se pode visitar ± assim:

iamgina q o kra marco visitar apenas nas terças e quintas…

eu quero pegar a primeira data o periodo e verificar se da na terça e quinta, se der eu gravo no banco e assim por diante com a datas seguintes ate a data final

consegui explicar bem pra vc entender?