Ajuda com do while

Pessoal, estou começando a aprender Java, estou seguindo a apostila 11 da caelum, muito boa por sinal nem acredito que estou entendendo com um pouco de facilidade, mas estou na dúvida como eu posso fazer um loop que me mostre os números pares no intervalo de 0 a 50?

class ExemploDoWhile1 { public static void main(String[] args) { int contador = 0; do { System.out.println(contador); contador++; } while (contador <= 50); } }

Onde eu coloco o if para que me mostre apenas numeros pares? Eu consigo fazer o loop usando o for, mas como ficaria usando o do while? Outra dúvida aproveitando o tópico quando se deve usar o while e quando deve usar o do while? Ou não tem diferença alguma em que momento usar?

Para mostrar os pares use o operador mod (%), para saber o resto da divisão por 2.
O “do while” você usa quando quer que execute pelo menos uma vez, e o “while” pode ser que nem execute.

vc faz o if dentro da estrutura do loop te aconselho usar % 2 pra ver quem é par e quem é impar, sim loop com o for vc vai fazer tipo assim

for(int i =0; i < 50; i++){
codigo....
}

do while se nao me engano o sentido de <= ta certo, sobre o momento de usar sim tem diferenças grandes quanto a utilização, com o do while vc tem mais controle a quantidade de loops isso a meu ver eh claro,se eu fosse vc usaria mais for, que pra mim é bem melhor

[code]
public class Teste {
public static void main(String args[]){
for(int i = 0; i <= 50; i++ ){
if(i%2==0)
System.out.println("Numero Par com FOR: " + i);
}

int contador = 0;
	while(contador <= 50){
		contador++;
		if(contador%2==0)
			System.out.println("Numero Par com WHILE: " + contador);
	}
	int j = 0;
	do{
		j++;
		if(j%2==0)
			System.out.println("Numero Par com DO: " + j);
	}while(j <= 50);
}

}[/code]

ABS …

Quando se tem a noção de quantos loops vc vai dar o certo é usar o for.

Por exemplo: em uma lista vc tem o método size q retorna a quantidade de vezes q vc vai percorrer.